Como podemos ajudar?x

Aplicação Web ou Desktop: qual a melhor solução?

Muitas são as ferramentas que fazem toda a diferença para os processos de um negócio e, se você já contratou alguma nova solução, plataforma ou fez pesquisas sobre isso, já deve ter se deparado com o questionamento: o que utilizar na empresa, uma aplicação web ou desktop?

 

Definir estratégias com esse nível técnico exige algum conhecimento sobre as possibilidades, vantagens e desvantagens para que as aplicações sejam pensadas verdadeiramente para o seu cenário.

 

Para te ajudar com essa difícil tarefa, reunimos algumas características da aplicação web, desktop e mais, as aplicações híbridas e suas funcionalidades. Confira!

 

Os sistemas de uma empresa

 

Os sistemas de uma empresa são todas aquelas ferramentas utilizadas para tornar as atividades mais produtivas, rápidas e assertivas para as rotinas organizacionais. Diversos são os programas e softwares presentes no dia a dia da empresa e, mesmo que você não perceba, certamente os setores da empresa utilizam alguns sistemas em aplicação web e outros em desktop.

 

As funcionalidades de um sistema podem variar muito de acordo com seus processos e rotinas e ele pode ser desde cadastro de clientes, acompanhamento de vendas, atendimentos de clientes e tarefas de marketing, até mesmo controles financeiros, gestão de documentos ou controle de estoque, por exemplo.

 

Pensando rapidamente em todas as necessidades de seu cenário, quantos são os sistemas e programas utilizados por seus setores? Certamente muitos deles fazem toda a diferença estratégica e dão muitas vantagens para o negócio, certo?

 

Independente de qual seja a função do sistema, eles são ferramentas importantes para o trabalho, portanto, é essencial entender como eles funcionam para que as escolhas sejam feitas de forma assertiva para os objetivos do seu negócio!

 

Aplicação Desktop ou Aplicativos Mobile

 

Graças ao grande aumento de uso de navegadores e redes sociais, muitos dizem que as aplicações desktop caíram em desuso. Isso pode ser um grande equívoco, afinal, você e sua empresa certamente utilizam programas que estão instalados no computador.

 

Desde aplicativos comuns como Word, Excel, visualizador de fotos, até os mais complexos e profissionais softwares, como editores de vídeos ou sistemas de controles internos, são utilizados nas rotinas empresariais. Até mesmo os navegadores que te levam para páginas web são aplicações desktop, afinal, elas estão instaladas em sua máquina, não é mesmo?

 

Uma aplicação desktop é esse programa que precisa estar instalado em sua máquina, independente de qual seja sua função.

 

Muitas dessas aplicações podem ser utilizadas por vários usuários através de ambientes de rede e funcionam com baixo ou quase nulo uso de internet. Graças a essa funcionalidade, é possível manter setores em funcionamento  mesmo com problemas de rede, reduzindo a tão temida frase “o sistema caiu”.

 

As aplicações desktop tendem a ser fortes em seu nível de segurança pela sua forma de estruturação e armazenamento. Nesse caso, as informações podem ser particionadas e ficam menos suscetíveis a ataques e roubo.

 

Portanto, uma aplicação desktop pode ser um excelente aliado neste momento em que a segurança da informação é um tema de profundo debate, não apenas no Brasil, mas também no mundo.

 

Aplicação Web

 

As aplicações web são aquelas que utilizam um navegador como Mozilla Firefox, Internet Explorer, Google Chrome, Microsoft Edge, Safari, entre outros, como interface de acesso ao sistema.

 

Por essas razões os serviços web ganharam muita popularidade, afinal, todo computador possui navegadores, o que torna possível acessar as aplicações independente dos sistemas, seja Linux, Windows, Android ou MacOs.

 

Isso leva a menos problemas de compatibilidade de hardware e software e, desde que o usuário tenha uma conexão estável e um navegador atualizado, a aplicação web tende a funcionar bem.

 

Por outro lado, ao contar com problemas na rede, seu trabalho ficará prejudicado e o sistema não poderá ser acessado. Mesmo com opções de trabalho offline, sem o uso da internet nem todas as funções estarão liberadas.

 

Teoricamente, a aplicação web tem manutenção e atualização mais prática, afinal, elas ocorrem online e quase sempre automaticamente. É possível também ter maior escalabilidade no processamento e facilmente dar acesso a diversos usuários para os programas, sem instalação em diferentes máquinas.

 

Um dos ápices proporcionados pela aplicação web é sua portabilidade e a possibilidade de acessar documentos e programas de qualquer dispositivo e máquina sem a necessidade de instalações.

 

Sendo assim, os usuários podem ter acesso aos programas em todos os dispositivos e não apenas em seus computadores. Esse fator pode ser ótimo para locais em que funcionários trabalham na rua, em eventos ou externamente à empresa, conseguindo acessar seus sistemas e atualizarem suas informações a qualquer momento.

 

Com isso, os documentos e dados ficam na nuvem e mesmo com problemas no computador ou nos dispositivos, o armazenamento de dados está seguro.

 

Isso, porém, pode se tornar um problema, afinal, ao depender exclusivamente de internet são precisos maiores investimentos com segurança e testes de vulnerabilidade, já que maiores são as chances de ataques e roubo de dados.

 

É preciso também ter grandes cuidados com a nuvem e com os locais de acesso para que não sejam inseridos vírus ou arquivos maliciosos através do uso de redes não confiáveis, por exemplo.

 

Aplicações híbridas portáteis

 

Além da aplicação web e desktop, essa é outra opção para as empresas considerarem e, às vezes, ainda é pouco pensada ou conhecida pelas organizações. Essas aplicações são “um misto” de funcionalidades das duas anteriores, logo, ela carrega vantagens de web e desktop.

 

Nesse tipo de aplicação não há a instalação de grandes arquivos ou programas que ficam nos computadores       . Todos os arquivos necessários para execução do sistema ficam em uma única pasta e para que esse sistema funcione basta apenas a cópia de arquivos.

 

Por não contar com grandes arquivos, as aplicações híbridas não sofrem grandes problemas com atualizações, sendo rápidas e ágeis para o usuário. Além disso, por não necessitarem de setup, excluem-se os problemas de compatibilidade encontrados nas aplicações desktop.

 

Dessa forma, um dos benefícios mais significativos é justamente sobre sua portabilidade e, através de unidades USB ou compartilhamentos de rede, o sistema facilmente pode ser carregado de um computador para outro, sem deixar “rastros” pelas máquinas que são utilizadas.

 

Com as aplicações híbridas, os muitos computadores da empresa ganham de fato funções, afinal, é possível usufruir mais do seu desktop, com mais regras de segurança do que a aplicação web 100%.

 

Esse tipo de conceito é utilizado pela Microsoft e ganha tanta força que até mesmo a Apple está embarcando nessa modalidade. A gigante anunciou que, em breve, seus Macs serão movidos pelo processador “Silicon Apple”. Esse novo processador permitirá que aplicativos desenvolvidos para iOS e iPadOS possam ser executados em desktops graças à arquitetura compartilhada.

Existem algumas importantes diferenças e características em cada uma dessas aplicação e, para te ajudar a entender alguns desses atributos, criamos uma tabela para te ajudar a fixar e comparar sobre o que falamos até agora!

 

aplicação web x desktop x hibrida

 

Como escolher uma aplicação?

 

Agora que você sabe mais sobre três possibilidades de aplicação, como escolher a sua? Nesse momento, é essencial entender que toda aplicação tem suas vantagens e desvantagens e não há verdades absolutas sobre elas.

 

Muitos são os “mitos” criados em tornos das aplicações e as certezas de que sistema x ou y é com certeza o melhor para a utilização. Porém, é preciso refletir além. A única forma de saber qual aplicação é conhecendo o seu cenário.

 

Não basta se basear em opiniões e afirmações, afinal, ao investir em novas ferramentas e sistemas que não atendam devidamente suas necessidades, sua empresa estará simplesmente desperdiçando dinheiro.

 

Aplicação web, desktop ou hibridas podem ser ótimas, desde que elas atendam as demandas do seu negócio. Muitas ferramentas são interessantes e prometem milhares de funcionalidades, mas se seus setores utilizarem apenas 30% do que ela é capaz, será que ela é mesmo a melhor opção?

 

Pode parecer frustrante você chegar até aqui para dizermos que não existe certo, errado ou melhor opção, mas é exatamente isso! Apenas a empresa, baseada em seus objetivos, usuários e prioridades são capazes de responderem a essa pergunta.

 

Vamos pensar juntos em algumas situações: se sua empresa trabalha com sistemas que não precisam de atualizações online, em tempo real, e é exigida atualização de dados sigilosos, cálculos ou cadastros com foco em alta performance de execução, a aplicação desktop pode ser um ótimo caminho.

 

Se você e seu setor precisam trabalhar na rua, atualizando agendas, cadastros, registrando dados e notificações, um aplicativo mobile pode ser a sua melhor solução.

 

Agora, se você possui uma característica de trabalho em que é essencial atualizar dados online, com ambientes de segurança controlada e sua ferramenta principal é um navegador, a aplicação web é o que mais cabe em seu cenário.

 

Por outro lado, se você precisa trabalhar de forma online e compartilhada com altos critérios de seguranças, utilizando mais dos recursos do seu desktop, as aplicações hibridas são um excelente caminho.

 

Deu para perceber? Cada caso exige uma funcionalidade que se sobressaia sobre outra. Vale dizer também que, tanto para aplicação web, desktop ou híbridas, muita responsabilidade está sobre o seu parceiro desenvolvedor e a forma com que ele desenha os seus processos.

 

E como segurança é um ponto crucial, ainda mais com as regras de Lei Geral de Proteção de Dados no país, a LGPD, é preciso ter atenção à parceiros que estejam regularizados dentro das novas regras para que sua empresa não sofra possíveis punições.

 

Portanto, é praticamente impossível cravar o que é certo ou errado ou acreditar que utilizar uma aplicação especifica te faça ser mais “atrasado”, seguro ou competitivo. Muitas ferramentas podem ser necessárias para sua empresa e, evidente, o cenário ideal é ter o máximo de funcionalidades possíveis, com grande segurança e desempenho, certo?

 

Lembre-se de não descartar ou concluir sobre alguma antes de entender o cenário e o que cada uma delas pode te oferecer. Fazer pesquisas com a mente aberta para as possibilidades é essencial para encontrar aplicações que sejam de fato vantagens competitivas para seu negócio.

 

Você já tinha refletido sobre a aplicação web, desktop e híbridas? De acordo com o que pontuamos, quais benefícios te parecem fazer mais sentido em seu cenário atual? Aproveite que agora você desmistificou diversas premissas sobre as aplicações e conte conosco para entender o que melhor se encaixa em seu cenário!

 

aplicação web e desktop

admin
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.