Como podemos ajudar?x

O que é o e-learning e seu papel no cenário de conhecimento

Você já se perguntou o que é o e-learning e já se deparou com essa metodologia de ensino? Com as mudanças digitais, popularização de diferentes formatos de treinamento e desenvolvimento e amplificação de modelos de trabalho, como o home office, muitas tendências educacionais surgem e moldam escolas e organizações.

 

O e-learning é uma dessas tendências cada vez mais presente para aqueles que investem em gestão e difusão do conhecimento e entender sobre ele pode fazer toda a diferença em seu cenário!

 

Para ter um atendimento de excelência é essencial treinar os colaboradores, mantê-los atualizados e motivados em seus postos. Para que isso aconteça é importante utilizar de diversas técnicas de educação corporativa para que o desenvolvimento seja um pilar contínuo em seu cenário.

 

O quanto você tem valorizado o conhecimento em suas áreas? Você busca novas tendências e formas de manter o seu funcionário atualizado para processos?

 

Pensando nisso, vamos falar mais sobre o que é o e-learning e como ele pode ser um aliado para sua gestão de conhecimento, confira!

 

O que é o e-learning?

 

É cada vez mais natural que as atividades cotidianas das pessoas sejam feitas de forma online e conectadas. Seja no trabalho, educação, compras, busca por suporte, atendimento e muitas outras necessidades, as tecnologias estão cada vez mais presente nas rotinas.

 

Para se adequar a essa necessidade muitas são as soluções e tendências que surgem para ajudar no modo de aprender e o e-learning é uma delas, tendo cada vez mais impacto em treinamentos e desenvolvimentos corporativos.

 

Esse é um modelo de aprendizagem eletrônica, isto é, é um processo online de ensino e com apoio de tecnologia, como celulares ou computadores.

 

Essa metodologia acontece unicamente através de ambientes virtuais que promovem aulas e atividades para captar a atenção do usuário, manter a motivação e a interação durante o aprendizado.

 

Muitas vezes, ao se perguntar o que é o-elearning existe confusão com o conceito do EAD, o famoso ensino à distância. Vale lembrar que o EAD é realizado há muito tempo e ele pode ser feito através de telecursos, livros, apostilas e diversos materiais, enquanto o e-learning precisa exclusivamente da tecnologia, sendo um modelo advindo da transformação digital.

 

Mais do que isso, o e-learning não é apenas sobre aulas e cursos e eles incluem diversas atividades como gamificação, palestras, trilhas de desenvolvimento e distintas formas de aprendizado para motivar os participantes.

 

Se esse modelo já vinha crescendo, com o grande impulsionamento do home office nas empresas muitas áreas precisaram se estruturar e implementar novas estratégias para manter o colaborador atualizado e, sem dúvida, esse tipo de ensino é muito eficiente para isso.

 

O e-learning pode ter diferentes objetivos. Além de capacitação e desenvolvimento, seja de competências técnicas ou comportamentais, ele também pode ser utilizado para onboarding dos colaboradores, ajudando na aceleração do ramp up e ainda como ferramenta para integração das equipes.

 

Gestão do conhecimento - ramp up

 

Por que o e-learning é importante e aliado no conhecimento?

 

Agora que você sabe mais sobre o que é e-learning, é importante entender sobre ele de forma mais prática e pensar nas vantagens que ele leva para o cenário organizacional.

 

Contar com esse modelo de aprendizado é essencial para valorizar e motivar colaboradores, dando mais resultado em produtividade e qualidade, diferenciando o seu atendimento dos concorrentes. Conheça alguns benefícios essenciais desse modelo de ensino:

 

Nivela o aprendizado

 

Ao ter conteúdos disponibilizados em plataformas que sejam preparados para os seus colaboradores, eles podem ser acessados sempre que necessário ou conveniente, até mesmo durante os atendimentos.

 

E, por se tratar apenas de conhecimento de forma online e não presencial, é mais viável alcançar diversos setores e pessoas, nivelando o conhecimento existente em sua organização.

 

Favorece a autonomia do colaborador

 

O e-learning não exige que o colaborador cumpra horários fixos ou participe de ações em tempos determinados.

 

Mesmo que possa existir prazos para a conclusão dos cursos e SLA de qualidade para garantir que os conteúdos estão sendo acessados, eles podem ser verificados de acordo com a necessidade e disponibilidade.

 

Esse “poder de escolha”, além de colocar o colaborador como protagonista de seu estudo, dá autonomia para que eles façam seus planejamentos e se qualifiquem de acordo com as suas necessidades de atendimento.

 

Compartilha conhecimento

 

Ter conhecimento retido em algumas poucas pessoas é um dos grandes erros das empresas. Portanto, desenvolver culturas de aprendizado e de compartilhamento de conhecimento é essencial para a qualidade e cumprimento do trabalho.

 

Ao contar com e-learning em bases de conhecimento é fomentado a troca e o aprendizado é construído dentro das próprias equipes.

 

Pense em uma situação: se os conteúdos são lidos ou assistidos por alguns operadores e, na prática, eles percebem que podem existir mudanças no processo, eles mesmos comentam sobre isso e dão os feedbacks em comentários e fóruns.

 

Dessa forma, o próximo atendente que procurar sobre o conteúdo terá essa atualização vinda de um próprio colega da linha de frente. Assim, a equipe fica mais coesa e o conhecimento fica disponível para todos os integrantes.

 

Dá indicadores

 

Ao utilizar metodologias de e-learning, independente de qual seja a plataforma, sabe-se que ele precisa estar disponibilizado de forma online. Sendo assim, torna-se muito mais fácil acompanhar indicadores de desempenho dos colaboradores.

 

Ao unir o e-learning a plataformas de gestão do conhecimento é viável verificar quantos atendentes estão lendo e assistindo os conteúdos, quem está comentando e fomentando a plataforma, quanto tempo se leva para conclusão dos módulos, entre muitos outros.

 

Esses indicadores são essenciais para entender como a capacitação impacta o atendimento e dá insights sobre melhorias e desempenhos dos colaboradores.

 

Gestão do conhecimento - indicadores de qualidade

 

Acelera a aprendizagem

 

Seja para novos colaboradores ou para treinar os antigos com novos processos e procedimentos, é essencial contar com agilidade para que o conhecimento seja absorvido rapidamente e seja viável colocar o atendente na linha de frente o mais rápido possível.

 

Ao contar com e-learning bem desenhado e focado nas reais necessidades dos colaboradores, os objetivos de aprendizagem são alcançados mais rapidamente, afinal, o conhecimento é elaborado de forma dinâmica, didática e pronta para o cenário em que o colaborador irá atuar.

 

Dessa forma, não há grandes perdas com teorias que desmotivem o colaborador. O foco se dá na prática e em suas atuações reais, motivando-o para aplicar o seu conhecimento.

 

Impulsiona a gestão do conhecimento

 

Ser capaz de fomentar e impulsionar a gestão do conhecimento é um dos grandes desafios das empresas e seus setores para manter times de alta performance, alinhados aos objetivos e metas da empresa.

 

Por promover qualificação com atualização constante e contínua, o e-learning é um grande aliado da gestão do conhecimento.

 

Com alinhamento de ferramentas e procedimentos, o conhecimento torna-se mais palpável nas rotinas, melhorando a qualidade dos serviços prestados e dando mais visão estratégica e resolutiva para os atendentes.

 

Fomentar a gestão do conhecimento e dar insumos para que o colaborador seja capaz de potencializar o seu capital intelectual para gerar valor é o processo que deve ser perseguido a todo tempo.

 

O sucesso de uma empresa está vinculado à prática de transformar o seu conhecimento em resultados efetivos e é nesse sentido que o e-learning tem grande papel na base e gestão de conhecimento.

 

Para implementar estratégias de e-learning em sua gestão de conhecimento é essencial entender o seu cenário, planejar e definir objetivos e entender onde se quer chegar através da educação corporativa.

 

Treinar e desenvolver colaboradores é grande ponto de motivação e produtividade e jamais pode ser deixado para depois, afinal, essa capacitação impacta diretamente em seus atendimentos e na forma que o cliente enxergará a sua marca.

 

É importante lembrar que e-learning e qualquer outro método de ensino é um trabalho contínuo, que deve ser sustentado e fundamentado em diversos momentos da jornada do operador.

 

Como a sua empresa lida com a educação e desenvolvimento dos colaboradores? Seu setor fornece insumos para a capitação contínua de seus funcionários?

 

Aproveite que você sabe mais sobre o que é o e-learning e entenda mais sobre as possibilidades e saiba como implementar gestão do conhecimento em sua organização!

 

O que é o e-learning - gestão do conhecimento

admin
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.