Como podemos ajudar?x
treinamento e desenvolvimento de pessoas - tendencias

Treinamento e desenvolvimento: 6 tendências de educação corporativa para 2021

O ano de 2020 levou diversas mudanças para todos os setores das empresas, desde gestão, treinamento e desenvolvimento de pessoas, local de trabalho, indicadores, entre tantos outros e foi preciso se adaptar para lidar com tantas incertezas, distanciamentos e alterações nos planejamentos.

 

Com 2021 batendo na porta é hora de revisitar tudo o que foi feito na empresa, se planejar para as próximas ações e ficar por dentro de tendências para entender o que faz sentido em seu cenário.

 

É natural que todas as equipes façam seu planejamento e a educação corporativa não pode ficar de fora, afinal, oferecer treinamento e desenvolvimento de pessoas, olhar para os colaboradores e gerar subsídios para a jornada de conhecimento é essencial para os resultados.

 

Para te ajudar com esse importante momento do planejamento, vamos falar um pouco sobre tendências para educação corporativa e treinamento e desenvolvimento de pessoas? Confira!

 

1- E-learning

 

Como o trabalho remoto foi o grande foco em 2020, com ele foi preciso adaptar também formas de treinamento e desenvolvimento de pessoas para que a capacitação não ficasse para depois.

 

Por isso, o e-learning se colocou como modalidade essencial e seguirá forte em 2021, sendo um grande ativo dos treinamentos e educação corporativa.

 

Essa metodologia é um modelo de aprendizagem eletrônica, ou seja, trata-se de processos de ensino online, com apoio da tecnologia e de diversos recursos audiovisuais e interativos para aprimorar a gestão do conhecimento.

 

Essa forma de aprendizagem acontece unicamente através de ambientes virtuais e é importante na promoção de aulas e atividades, ganhando em motivação e interação durante as capacitações.

 

O e-learning pode ser aplicado para diversos objetivos, desde capacitação e desenvolvimento de competências técnicas ou comportamentais, onboarding, aceleração do ramp up, ferramenta de integração, entre outros.

 

2- Gamificação

 

Investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas é mais do que criar conteúdos ou colocar a sala de aula no ambiente virtual. Para engajar colaboradores e gerar valor em sua gestão do conhecimento é importante apostar em diferentes metodologias e gamificação é uma delas.

 

A gamificação é a utilização de elementos lúdicos e recreativos para aprimorar o aprendizado e aproximar a teoria da prática. Com isso é possível utilizar rankings, pontuações, competições e diversos estímulos para o aprendizado dos participantes.

 

Essa metodologia tem ganhado força nos últimos anos e segue como uma tendência para 2021, afinal, os jogos são elementos presentes na vida das pessoas e é um modelo “leve” e eficaz de aproximar teoria e prática e garantir excelentes resultados e níveis de engajamento.

 

3- Base de conhecimento

 

Desenvolver pessoas é também sobre dar suportes e base de conhecimento para que os conteúdos possam ser acessados e alimentados a todo tempo dentro dos setores.

 

Mais do que conhecimentos formais vindos de treinamentos, é preciso entender o poder do conhecimento gerado pelos próprios funcionários em suas rotinas de trabalho e é necessário incentivar essa divulgação e troca de informações.

 

Sendo assim, ter uma base de conhecimento em seu cenário é essencial. Essa ferramenta é como uma biblioteca com conteúdos relevantes e necessários para o andamento dos trabalhos e que podem ser atualizadas e alimentadas pelos colaboradores.

 

Mais do que simples pastas com documentos, essas plataformas podem armazenar tutoriais, artigos, documentações, fotos, vídeos e diferentes conteúdos de suporte para auxiliar o colaborador em seu contexto diário.

 

Vale lembrar que base de conhecimento não é apenas a reunião de documentos para o funcionário, mas conta com conteúdos de qualidade e contextualizados para que possam ser utilizados de forma ágil e eficaz na realização das tarefas.

 

4- Chatbots internos

 

Certamente você já conversou com um chatbot de uma empresa para solucionar seus problemas ou talvez já tenha um chatbot próprio da sua organização para falar com seu público, certo?

 

Mas você já pensou em como essa ferramenta pode auxiliar no suporte, treinamento e desenvolvimento de pessoas e ser um elemento importante na educação corporativa?

 

Os chatbots internos são grandes tendências educativas. Com esses robôs inteligentes, é possível auxiliar os colaboradores em suas funções e buscas internas, assim como oferecer conteúdos e facilitar a aprendizagem de forma rápida e eficaz.

 

O chatbot utilizado dentro da organização une teoria à prática, engaja colaboradores e faz com que o desenvolvimento seja contínuo e rotineiro a cada atividade diária.

 

5- Protagonismo do colaborador

 

Colocar o colaborador no centro do seu desenvolvimento é ponto crucial para capacitar pessoas dentro da sua organização.

 

Não basta oferecer conteúdos e treinamentos que não falem com seu público interno e que não tenham a ver com as reais necessidades e perfis de cada um. É preciso olhar para as particularidades de sua empresa e personalizar para cada contexto.

 

Para isso, é preciso que a educação corporativa seja realmente uma estratégia em seu negócio. Somente ao entender as dores, necessidades e forças do negócio é que é possível oferecer contextualização e conteúdos que sejam relevantes e úteis para o dia a dia.

 

De nada adianta investir em plataformas, cursos e conteúdos que estejam parados no sistema, não é mesmo? Fornecer o que é necessário para o colaborador e colocá-lo no centro da gestão do conhecimento gera engajamento e resultados para os objetivos traçados.

 

6- Realidade Virtual

 

Caminhar com a tecnologia é essencial em todas as áreas da empresa e no treinamento e desenvolvimento de pessoas não é diferente.

 

A realidade virtual é a recriação de ambientes digitais que são capazes de inserir pessoas em um novo contexto. Ao induzir efeitos visuais, sonoros e até táteis, a realidade virtual permite a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário.

 

Pode parecer algo distante, mas ela já é muito utilizada dentro das empresas e nas estratégias de educação corporativa, afinal, simular situações e colocar o colaborador de fato dentro do aprendizado gera excelentes resultados e engajamento com os treinamentos.

 

Acompanhar tendências do mercado é um grande passo para de diferenciar da concorrência, implementar estratégias que façam sentido em seu negócio e oferecer excelentes experiências para seus colaboradores.

 

Ao entender sobre como está caminhando o setor de treinamento e desenvolvimento de pessoas, é possível olhar para seu cenário, pensar em seus objetivos e traçar planejamentos e apostas para seu negócio com base em suas reais necessidades.

 

A educação corporativa e o treinamento são estratégias contínuas, que devem ser sempre revisitadas e atualizadas, afinal, essa questão tem impacto direto em seu negócio e resultados.

 

Como sua empresa está estruturando o treinamento e desenvolvimento de pessoas para 2021? Aproveite que agora você sabe sobre algumas tendências e entenda como a gestão de conhecimento fará toda a diferença em seu negócio!

 

Treinamento e desenvolvimento e gestão do conhecimento

admin
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.