I.A é cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Vamos conhecer os principais tipos de inteligência artificial (IA)!
A inteligência artificial é uma das áreas da tecnologia mais fascinantes e promissoras, e que inclusive, tem desempenhado um papel cada vez mais importante na transformação dos negócios, especialmente no setor de atendimento ao cliente.
Com o avanço das tecnologias IA, como os chatbots, as interações entre clientes e empresas estão se tornando mais automatizadas e personalizadas.
Por isso, neste artigo vamos explorar como funciona e quais são os principais tipos de Inteligência Artificial.
Boa leitura!
A evolução da inteligência artificial
A inteligência artificial é um campo de estudo da tecnologia da informação que busca desenvolver sistemas capazes de simular a inteligência humana.
São softwares, que tem como principais objetivos: aprender, raciocinar, tomar decisões semelhantes às dos seres humanos e executar ações complexas de forma eficiente e autônoma.
No contexto do atendimento ao cliente, a IA tem se tornado cada vez mais relevante. O relatório do Gartner destaca que cerca de 70% das interações dos clientes envolvem tecnologias emergentes, como aplicativos com machine learning e chats com IA.
Além disso, 26% dos CIOs consideram os chatbots como o principal aplicativo baseado em IA em suas empresas.
Mas agora, você sabe como funciona a inteligência artificial?
Como funciona a inteligência artificial?
De maneira bem simplista, para conseguir simular um comportamento humano, a IA pode utilizar diversas técnicas e tipos de algoritmos para aprender a realizar uma atividade.
Na maior parte do tempo, quando falamos desse tipo de tecnologia, estamos falando de algoritmos baseados em Machine Learning, que é um método de avaliação dados que automatiza o desenvolvimento de padrões analíticos.
De todo modo, ainda existem outros exemplos, como é o caso do aprendizado por esforço, em que o algoritmo é treinado para tomar decisões por meio da interação com um ambiente, recebendo feedback na forma de recompensas.
Tipos de inteligência artificial
Existem diferentes tipos de inteligência artificial, cada um com suas características e capacidades. Vamos explorar as principais que encontramos por aí.
Artificial Narrow Intelligence (ANI)
A ANI, no português Inteligência Artificial Limitada, também conhecida como “IA fraca”, esse tipo de IA é programada para executar tarefas específicas, armazenando e processando grandes volumes de dados.
Dentro da ANI, podemos encontrar as máquinas reativas, que reagem a estímulos específicos e a memória limitada, que utiliza informações armazenadas para tomar decisões, como as recomendações em serviços de streaming, filtros de spam no e-mail e assistentes virtuais.
Inteligência Artificial Geral (AGI)
A Inteligência Artificial Geral, também conhecida como “IA forte” ou “nível humano”, é reconhecida como uma forma de inteligência que se aproxima mais da capacidade humana, devido à sua notável capacidade de desempenho.
A AGI pode aprender, compreender e reagir a estímulos, de forma semelhante aos seres humanos. Ela pode ser aplicada a tarefas mais diversas e é impulsionada por técnicas como o machine learning.
Dentro da AGI, encontramos as máquinas cientes, que enxergam o mundo e processam informações, e as máquinas autoconscientes, que possuem consciência de si mesmas e do mundo ao seu redor.
Superinteligência (ASI)
A superinteligência é uma projeção para o futuro e ainda está em estudo. Especula-se que ela seja capaz de superar a inteligência humana, tomando decisões e armazenando grandes volumes de dados. A superinteligência poderia revolucionar a forma como vemos e entendemos o mundo.
Um exemplo da ASI é a que encontramos em filmes de ficção científica futuristas, como por exemplo, Her (2013) de Spike Jonze.
Benefícios da inteligência artificial nos negócios
A inteligência artificial tem sido amplamente utilizada nos negócios, em setores como atendimento ao cliente, cobrança, service desk, vendas e marketing, entre outras para aprimorar a experiência do consumidor.
Aqui estão algumas aplicações comuns: chatbots, personalização da CX, roteamento inteligente, capacitação e IA e a geração dos indicadores de desempenho.
Sendo assim, existem diversos benefícios que surgem a partir da utilização da IA nas empresas:
- Aumentar da produtividade;
- Diminuir os erros e retrabalho;
- Reduzir custos operacionais;
- Otimizar relacionamento com o cliente;
- Gerar dados e insights;
- Facilitar o acesso a informações internas.
O quanto você está perdendo por não utilizar a IA nos seu negócio?
Vimos o quanto as tecnologias com base em inteligência artificial têm evoluído nos últimos anos. Além disso, também pudemos perceber os benefícios de aplicá-la nos negócios.
Sem a inteligência artificial o seu negócio perde tempo, dinheiro, clientes, informações, dados, entre outros fatores estratégicos para todo negócio.
É a hora de descobrir como a inteligência artificial pode revolucionar as suas estratégias, principalmente, nos setores de:
- Atendimento ao cliente;
- Marketing e vendas;
- Recursos Humanos e Capacitação de Pessoas;
- Suporte.
Pare de perder tempo, dinheiro e espaço no mercado por não investir em IA. Veja como revolucionar a sua estratégia!