Blog

Treinamentos e-Learning

← Voltar

Tecnologia a serviço do conhecimento

Uma das estratégias mais baratas e eficientes para trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa é a ferramenta e-learning, que permite o Ensino a Distância (EaD). 

As empresas que utilizam este recurso reduzem custos com treinamentos, professores, salas de aulas, estadias e deslocamentos. E possibilitam aos colaboradores a oportunidade de se desenvolver, capacitar e otimizar o tempo, escolhendo onde e como querem estudar, já que os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia na plataforma.

Essa tecnologia implica no surgimento de uma nova cultura de trabalho: a educação corporativa a distância. Além de ser uma estratégia para desenvolver funcionários, a ferramenta estimula o engajamento e a participação dos colaboradores no processo de comunicação, tornando-o mais efetivo.

Criação e escrita

Para desenvolver um conteúdo de treinamento, realize primeiramente um levantamento interno em sua empresa para verificar quais áreas estão com maior defasagem de informação ou problemas de comunicação. 

Após essa etapa, separe os treinamentos por assuntos. A segmentação possibilita dar maior enfoque a temas específicos, garantindo a absorção completa do conteúdo apresentado.

Utilize um diálogo elaborado (perguntas, provocações, reflexões) e de fácil compreensão. Aplique um conteúdo instigante e que faça os colaboradores pensarem. Transporte o aluno constantemente para fora do material, utilizando recursos como curiosidades sobre o tema, indicações de informações extraclasses, como links, blogs, podcasts, livros e filmes. 

A busca por conhecimentos complementares favorece a construção do conhecimento a respeito de um tema. Insira entrevistas com formadores de opinião para dar ao colaborador pontos de vista diferentes sobre o mesmo assunto.

Implementação

Ao utilizar o e-learning para capacitação de seus funcionários, alguns tópicos devem ser analisados:

  • Qual plataforma será utilizada; 
  • Linguagem adequada;
  • Metodologia de ensino (de qual maneira será proposta a construção do conteúdo ao colaborador?);
  • Responsáveis pela produção e gestão de conteúdo. 
Segredo do sucesso

Para que os treinamentos e-learning sejam bem sucedidos em sua empresa, garanta o comprometimento de todos os envolvidos, certifique-se de que haja mudanças de atitude e estimule a proatividade do aluno e a motivação dele em aprender.

Insira a cultura do feedback; utilize informações extraídas de relatórios e mostre os dados aos colaboradores; converse com algumas pessoas pontualmente sobre os programas aplicados; proponha avaliações e auto avaliações, aplique provas, quizes, enquetes; e sempre acompanhe os indicadores que monitoram a competência trabalhada no treinamento aplicado.

Utilize o humor para tornar seu conteúdo agradável. Este recurso garante o interesse dos colaboradores e o sucesso do treinamento. A descontração ajuda a reduzir níveis de stress e aumenta a retenção de informações.

Divida os conteúdos. Não espere que o aluno absorva longos textos sem perder a concentração. O ideal é trabalhar as informações de forma segmentada, com trechos curtos, facilitando o aprendizado.

Realize Benchmarks. O método de e-learning pode ser utilizado para que seu negócio não fique para trás das últimas tendências do mercado. Renove sempre suas estratégias e processos repassando as informações para os funcionários por meio de reciclagens.

Por fim, explore os recursos da plataforma de e-learning para contribuir com o crescimento de sua empresa e de seus funcionários. Crie um ciclo de aprendizagem e reciclagem. E seja criativo! 

Por redação XGEN.