Black Friday Brasil: seus colaboradores estão preparados para atender o público?
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Black Friday Brasil: seus colaboradores estão preparados para atender o público?

XGEN
5 de novembro de 2021
Black friday brasil

A Black Friday Brasil é um dos momentos mais esperados pelos consumidores e vendedores e além de ser um momento que exige grande foco em suas vendas, esse é um evento para rever as suas estratégias de  atendimento. 

Entender e revisitar a estratégia é importante pois é no atendimento ao cliente que o público é conquistado, fidelizado e pode – ou não – retornar à empresa após essa data.  

A Black Friday Brasil é um momento de muita competição e mais do que oferecer preços, é preciso investir também em experiências para seu público para realmente se diferenciar no mercado. 

Para garantir uma experiência única é preciso que seus colaboradores estejam prontos para esse momento e é necessário olhar para capacitação e engajamento de suas pessoas. Como sua empresa tem olhado para essa estratégia? Segue com a gente que iremos te mostrar como preparar seus colaboradores e garantir o sucesso nessa data tão esperada! 

Porque é importante treinar seus colaboradores para a Black Friday Brasil? 

Garantir que seus colaboradores entendam os processos, conheçam os clientes e saibam como resolver suas demandas é um ponto crucial para ter um atendimento destaque.  

Segundo o levantamento feito pelo Uol entre aqueles que pretendem comprar na Black Friday deste ano, 47% utilizarão apenas a internet, 15% comprarão por lojas físicas e 38% afirmam que usarão tanto a internet quanto lojas físicas. 

Olhando dados como esse, fica explicito a necessidade de estruturar um atendimento eficaz em sua empresa e treinar seus colaboradores, afinal, o seu atendente é a linha direta da empresa com o público e ele é como o porta-voz da marca e irá representá-la e repassar seus valores para seu consumidor. 

Tendo isso em vista, separamos 5 dicas infalíveis para treinar e preparar o seu colaborador para a Black Friday 2021! 

5 dicas para preparar seus colaboradores para a Black Friday Brasil 

A pesquisa desenvolvida pela Microsoft: Global State of Multichannel Customer Service Report, evidenciou que 61% dos consumidores consideram o serviço de atendimento ao cliente como um peso muito importante na escolha de uma marca. 

Ou seja, ao investir em seus colaboradores e capacitá-los o atendimento irá ser aprimorado, afinal, eles tornam-se mais engajados e motivados pois passam a dominar mais dos assuntos e se sentem parte da empresa. A consequência disso é clientes mais satisfeitos, fidelizados e com maiores chances de serem porta-vozes e divulgadores espontâneos de seu negócio. 

Para isso, não apenas na Black Friday Brasil, investir em seus colaboradores é crucial para os melhores resultados. Confira algumas ações que fazem toda a diferença para a perfomance da sua empresa nessa Black Friday. 

1. Ofereça treinamentos e capacitações 

Para que seu atendente esteja pronto para esse evento, você precisará treiná-lo e ter a certeza de que ele saberá responder e solucionar as necessidades e chamados de seus possíveis clientes. 

Além de capacitá-los, também é necessário passar para os colaboradores os valores e missões da empresa, já que ele é quem irá representá-la no atendimento 

Oferecer mentorias e reuniões de alinhamento de expectativas pode ser uma grande ideia nesse momento, além de contar com a gestão do conhecimento para oferecer treinamentos e capacitações de forma contínua. 

Ao investir em educação corporativa e ter uma plataforma de conhecimento seu negócio ganha também em acompanhamento dos colaboradores, relatório de progresso e análises sobre quem está indo bem e quem precisa de uma ajuda a mais nos processos. 

2. Tenha uma base de conhecimento para consulta

Como você viu no tópico anterior, a gestão do conhecimento pode auxiliar sua empresa a fornecer treinamentos e capacitar os colaboradores, mas basta dar treinamentos pontuais e esquecer de seu colaborador. 

É importante oferecer uma base de conhecimento, ou seja, um repositório que funciona como suporte para consulta e dúvidas de suas pessoas. 

Muitos são os processos, passos e regras dos atendimentos e é claro que o seu colaborador não vai decorar todos eles. Para que exista facilidade durante os atendimento, a base de conhecimento vai ajudar o seu atendente a encontrar rapidamente o que precisa. 

Essa forma de conteúdo e informação oferecida estimula a autonomia e agilidade no processo dos colaboradores dentro de suas ações. 

3. Ofereça soluções para a sobrecarga durante a Black Friday Brasil

A Black Friday Brasil é um momento de aumento drástico de demandas e processos, e sua empresa deve estar atento a isso para não sobrecarregar colaboradores e deixar seus clientes sem respostas. 

Para isso, tecnologias como o chatbot também poderá te ajudar nessa tarefa. O chatbot é um software de perguntas e respostas, sendo uma forma de conversação e atendimento para os clientes. 

Com ele, sua empresa elimina o conceito da fila de espera, afinal, ele não tem limite de clientes no chat, e o custo de retrabalho por falhas humanas, pois seu chat será programado para responder as necessidades mapeadas de seu cliente. 

Além disso, a tecnologia possui atendimento 24 horas por dia nos 7 dias da semana, o que tira a sobrecarga da equipe, fazendo com que ela possa focar em estratégias e em atendimentos que precisam de maior atenção. 

4. Ouça e motive a equipe 

Uma dica que não pode ser deixada de lado é a de ouvir seu colaborador, pois ele quem está em contato direto com seu cliente e sabe quais dificuldades estão sendo mais relatadas. 

Além de dar um lugar de fala a ele, é importante implementar e ter uma boa estratégia de endomarketing, ou seja, investir em ações feitas para que os colaboradores se sintam uma parte importante da empresa.  

Essas ações são importantes porque ao se sentir parte de um todo, o peso de estar trabalhando diminui e a motivação e engajamento aumentam, o que é repassado no atendimento e faz com que se melhore a satisfação do seu cliente. 

5. Esteja disposto a dar feedbacks

Os feedbacks são importantíssimos para melhorar seu atendimento ao cliente e criar um diálogo com seu colaborador, afinal, você estará falando diretamente para ele o que ele está fazendo de bom e o que ele pode melhorar. 

Para isso é necessário saber falar e dar feedback para que sejam demonstrados os pontos fortes e fracos e sejam traçadas estratégias futuras para melhorias. 

Ao criar esse diálogo você já poderá ver os resultados, pois você irá de um chefe para um líder, que se importa com o trabalho dos colaboradores e que oferece oportunidades de desenvolvimento. 

Investir nas pessoas é essencial para qualquer ação na empresa, afinal, são elas os motores para que tudo funcione de acordo com o planejamento.  

O quanto sua equipe está preparada para essa Black Friday Brasil e como está sendo sua estratégia para conhecimento, capacitação e engajamento de seus times? Aproveite que sabe mais sobre isso e conheça mais sobre a gestão de conhecimento e como colocar em prática em seu ambiente! 

 

Black friday Brasil

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Ao final desta Política, há o indicativo da data da última atualização e, caso sejam feitas alterações relevantes que ensejem novas autorizações dos Usuários, iremos publicar tal atualização e eventualmente solicitar um novo consentimento.

 

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Atualizado em 11 de fevereiro de 2021