Como podemos ajudar?x

5 motivos para sua empresa ter um chatbot

O que antes parecia ser coisa de outro mundo, hoje é cada vez mais normal ouvir falar e encontrar artigos relacionados a chatbots.

Quem nunca entrou no site de uma empresa no final de semana ou fora do horário comercial com a finalidade de sanar uma dúvida, procurar pelo site, não encontrar determinada informação, ir até a página de contato e apenas aparecer o telefone para contato e um longo formulário deve ser preenchido para sanar uma simples dúvida.
E não só isso.
Além de ninguém atender o telefone, as empresas podem demorar dias ou até meses para responder.
Mas as coisas estão mudando.
Segundo um estudo realizado pela Mobile Time para a nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, foi apurado o crescimento de 26% na quantidade de desenvolvedores de bots atuantes no Brasil.

Mas antes de entendermos os 5 motivos que um chatbot pode trazer para sua empresa, precisamos entender o que é um chatbot.

O que é um chatbot?

Provavelmente em algum momento você deve ter entrado no site ou rede social de alguma empresa, clicado no chat para tirar alguma dúvida, bater um papo com um assistente e nem ter percebido que estava falando com um robô.

Resumidamente, um chatbot pode ser considerado um assistente virtual com inteligência artificial.
Podem existir vários tipos de bots. Uns mais simples que podem responder questões básicas e outros bem mais complexos que podem solicitar seus dados, gerar boletos e até efetuar vendas.
Alguns podem mostrar opções para guiar o cliente até que ele obtenha a resposta desejada como entregar a resposta diretamente de acordo a frase ou palavra que for enviada.

Isso vai depender de como ele foi programado e das necessidades dos clientes.

1. Otimização de atendimento

Com um chatbot você consegue ter um assistente virtual que trabalha 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Além de sanar as dúvidas, ele pode solicitar dados dos clientes gerando leads, gerar boletos, efetuar vendas e efetuar transferências de dúvidas mais complexas para o atendimento humano.

2. Redução de custos

Com esse sistema, já não ocorre mais a necessidade de grandes equipes de atendimento. As reduções de custos podem ser inúmeras como energia elétrica, compra de equipamentos, materiais de escritórios e outros custos diversos.
Você consegue disponibilizar uma pequena equipe para solucionar dúvidas mais específicas e complexas.

3. Acompanhamento de indicadores

Atualmente, a maioria das empresas que oferecem esses serviços trazem softwares que além de efetuarem o atendimento, mostram em formato de gráficos e planilhas tudo o que aconteceu durante o mês ou o período de tempo desejado.

Dessa forma, você consegue verificar os pontos que necessitam de mais atenção, novas oportunidades de respostas, melhorias de conteúdo nas respostas já existentes, a evolução dos atendimentos efetuados e até mesmo a satisfação do cliente com o serviço prestado.

4. Atendimento omnichannel

Já imaginou a possibilidade de ter todos os pontos de interação com seu cliente interligados?
O chat de respostas do seu site pode ser o mesmo de alguma rede social como o Facebook ou até mesmo com o Whatsapp.

Ter o atendimento omnichannel faz com que você atenda a necessidade do seu consumidor em qualquer ponto desejado, oferecendo facilidade, comodidade e o pronto atendimento por qualquer canal.

5. Fidelização

Oferecer assistência a qualquer hora do dia, local e ainda por diversos canais é um grande diferencial que pode colocar sua empresa vários passos à frente da concorrência.
Além de conseguir mais clientes, você fortalece o vínculo com os atuais, aumentando ainda mais seus negócios.

Curtiu 5 motivos para sua empresa ter um chatbot?

Então clique aqui para ver como nós da XGEN podemos melhorar e otimizar ainda mais seu negócio de maneira rápida e simples.
Fale com um de nossos consultores.

 

Paulo Forchito – Sales Operations na XGEN

admin
No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.