O chatbot é uma tecnologia que tem se destacado nos últimos anos e eles são fortes conhecidos por sua capacidade de auxiliar no atendimento ao cliente. Mas, não é só isso, e eles podem entregar muito mais nas estratégias como chatbot para comunicação interna, vendas, cobrança, capacitação e tantos outros objetivos.
Os chatbots são ferramentas que possibilitam a interação de forma automática por meio de diversas plataformas e, com respostas pré-programadas ou baseadas em inteligência artificial, atuam para auxiliar na resolução de problemas.
Por sua capacidade de ser programado para diversos objetivos, esse software tem ganhado cada vez mais espaço e o chatbot para comunicação interna tem sido estratégia presente e real em diversos negócios.
Você já pensou em como essa ferramenta pode servir não apenas para seus clientes, mas também para suas estratégias internas? No artigo de hoje vamos falar sobre como o chatbot para comunicação interna pode ser benéfico para sua organização. Acompanhe!
Por que ter um chatbot para comunicação interna?
Antes de saber como aderir o chatbot para comunicação interna ou em onde de fato é possível utilizá-la, é importante entender a importância desse uso para que seu negócio enxergue valor nessa implementação.
A comunicação interna é uma estratégia empresarial que foca suas ações diretamente nos colaboradores de uma empresa. Essa ação é a transmissão e compartilhamento de informações relevantes e estratégias dentro de um ambiente organizacional.
Uma boa comunicação interna é essencial para que todos os colaboradores estejam na mesma página em relação às tomadas de decisão da empresa. Seu principal objetivo é manter os talentos alinhados e engajados com os objetivos, estratégias e discurso do negócio.
A comunicação interna é um desafio de muitas empresas e diversos problemas podem ocorrer quando ela não é bem estruturada, como:
- Falta de interação e dificuldades entre os times;
- Comunicação limitada para colaboradores que trabalham de forma presencial ou estão concentrados em alguns times;
- Baixo engajamento dos colaboradores;
- Informações paradas e falta de entendimento das mudanças da empresa;
- Respostas demoradas para dúvidas dos colaboradores sobre burocracias, processos e ferramentas essenciais para o andamento do trabalho;
- Excesso de burburinhos e informações não oficiais;
- Clima organizacional prejudicado.
Olhar para esses – e tantos outros – problemas é preciso, afinal, a comunicação interna é parte crucial do bom andamento dos trabalhos e essa deve ser uma estratégia contínua, acompanhada e alimentada com ferramentas, metodologias e facilidades e é justamente por isso que o chatbot para comunicação interna é um grande ganho.
O chatbot é uma ferramenta que facilita o trabalho de diferentes setores como o de recursos humanos, financeiro e até mesmo o de suporte e ele pode ser uma parte responsável pela execução das atividades de comunicação e repasse de informações com os funcionários da empresa, por exemplo.
Quais as vantagens do chatbot para comunicação interna?
Para que você visualize de forma ainda mais prática sobre as possibilidades e, claro, benefícios dessa ferramenta, reunimos algumas vantagens que o chatbot para comunicação interna pode levar para dentro dos negócios. Acompanhe!
Leva uma comunicação direta e fácil
Com o uso do chatbot é possível proporcionar uma comunicação direta e facilitada entre seus funcionários de cada departamento.
Dentro desse objetivo interno, é possível explorar muitas de suas necessidades: desde um bot que solucione dúvidas de funcionários, os ajude em pesquisas sobre demandas de trabalho, buscas de documentos, solicitações internas e até mesmo comunicações ativas para seus colaboradores.
Para diversos objetivos é possível sua utilização e é importante que eles sejam definidos para que o colaborador saiba de fato para que usar essa ferramenta.
Gera engajamento
Utilizar estes robôs para se comunicar ajuda a gerar engajamento, afinal, essa é uma forma de comunicação de mão dupla em que seus colaboradores podem receber e enviar mensagens.
Essas mensagens podem ser feitas de forma descontraída e que fale a linguagem do seu público que será atingido. Ao ter uma comunicação personalizada e direcionada para o colaborador, a empresa mostra preocupação com seus times e eles passam a se sentir mais incluídos no negócio.
Além disso, o chatbot pode ser muito mais do que um robô, mas sim ter uma personalidade, avatar, nome e se tornar de fato um personagem dentro das rotinas de trabalho.
Dá agilidade no fluxo de informações
Muitas são as informações que ficam paradas dentro das empresas e isso gera o famoso “telefone sem fio” que é um grande problema organizacional. Mesmo que sejam utilizados intranets, plataformas ou e-mails, por exemplo, não é garantido que o colaborador vai de fato ver a informação que deve ser repassada para todos.
Com o chatbot para comunicação interna torna-se possível automatizar e enviar as mensagens para todos que fazem parte do ambiente empresarial.
Dessa maneira, independentemente do local que seu funcionário estiver, com certeza ele terá acesso mais fácil às informações. Além disso, todos os conteúdos que precisam ser disseminados, podem ser enviados quando for necessário, basta configurar seu chatbot para isso.
Facilita a rotina do RH
Assim como é possível perceber em todos os itens deste artigo, o chatbot para comunicação interna veio para facilitar vidas, agilizando processos e é um grande aliado para os setores de RH.
O uso destes robôs pode facilitar a rotina do RH ao realizar tarefas simples, como: disparar comunicados para os trabalhadores da empresa, responder solicitações relacionadas a férias ou licenças, realizar atualizações cadastrais, dar respostas para regras de funcionamento de benefícios, agendamento de exames de medicina do trabalho, remuneração, holerites, entre tantas outras possibilidades.
Dessa forma, as perguntas e respostas mais comuns ficam configuradas na plataforma e seus times de RH passam a atuar em demandas de fato estratégicas dentro do negócio.
Auxílio no suporte de TI
A área de TI da empresa é muito importante e, diversas vezes eles recebem demandas internas sobre problemas com computadores, atualizações de softwares, recuperação de senhas, programas que não rodam e muitas outras demandas para se lidar.
Para facilitar um pouco as tarefas dos funcionários desta área, o chatbot para comunicação interna pode entrar em cena.
Para isso é só programar o atendimento com respostas para problemas comuns e corriqueiros, que irão ajudar os funcionários a resolvê-los sem que seja preciso grande esforço e sem envolver terceiros.
Ajuda nas ações de endomarketing
O endomarketing é um conjunto de ações desenvolvidas pela empresa com o objetivo de engajar os funcionários e criar o sentimento de pertencimento dentro do negócio. Essas ações ocorrem em conjunto com marketing e RH da empresa e ela é uma forma de gerar experiências para os colaboradores.
O chatbot para comunicação interna pode ser um grande aliado nesse momento, afinal, além de comunicados a ferramenta pode enviar mensagens de datas comemorativas, aniversários, pesquisas de satisfação, treinamentos relevantes e qualquer que seja o conteúdo com intuito de engajar e gerar valor para o público interno.
Possibilidade de uso de diversos canais
O chatbot não está preso a um canal e ele pode ser utilizado em plataformas de conhecimento, sites, redes sociais, canais de comunicação como WhatsApp, Telegram, Apple Business Chat e dão grande leque de opções para as empresas.
Sendo assim, sua implementação pode ocorrer no canal que faz mais sentido para seu negócio para que a comunicação interna flua verdadeiramente.
Utilize o chatbot para comunicação interna em sua empresa
No decorrer do artigo foram apresentados muitos benefícios e formas de implementar o chatbot para comunicação interna da sua empresa e deu para perceber como eles pode ser grandes facilitadores para o negócio e funcionários, certo?
Com a correria do dia a dia algumas informações podem passar batidas, ou demandas podem acabar não sendo supridas como deveriam. O chatbot é o facilitador que auxiliar os departamentos a se organizarem melhor e será uma ferramenta companheira no trabalho dos funcionários.
Investir neste software é um grande ganho de tempo, engajamento e produtividade e faz com que a cultura de comunicação interna fique ainda mais viva na organização.
Você já conhecia sobre a possibilidade do chatbot para comunicação interna? Aproveite que sabe mais sobre o tema e saiba ainda mais como um chatbot pode te ajudar em seu negócio!