As empresas, principalmente, do ramo do varejo e do e-commerce já devem estar de olho no planejamento da Black Friday 2023. Olhando para o futuro para tentar adequar suas ações para sair na frente dos concorrentes.
Neste sentido, as equipes de vendas representam a frontline de todas as estratégias para aumentar as vendas na Black Friday, iniciando o treinamento dos times comerciais.
Por isso, disponibilizamos esse conteúdo com dicas de como preparar as equipes de vendas para a black friday que vem aí.
Boa leitura!
Por que preparar as equipes de vendas para a Black Friday Brasil?
Quando falamos de consumo, a Black Friday é uma das datas mais aguardadas, ficando atrás apenas do Natal. É neste momento que as pessoas pesquisam em diferentes canais de atendimento para comprar os mais diferentes tipos de produtos, entre os mais procurados podemos citar:
- Eletrônicos e smartphones
- Eletrodomésticos
- Games
- Moda e Acessórios
- Beleza e Perfumaria
Além disso, durante a Black Friday, muitos consumidores aproveitam os descontos para fazer compras de maior valor. O ticket médio de compra aumenta significativamente durante o evento, com os consumidores adquirindo mais produtos ou optando por produtos de maior preço.
E quando é a Black Friday 2023? Este ano, o evento vai acontecer dia 24 de novembro, na última sexta-feira do mês, como de costume.
Embora a Black Friday seja oficialmente um evento de um dia, muitos comércios estendem as promoções por uma semana inteira, com ofertas que começam alguns dias antes e terminam na Cyber Monday (segunda-feira seguinte à Black Friday), oferecendo aos consumidores uma janela de tempo maior para aproveitar as promoções.
Este é um período um grande volume de demandas, pedidos e vendas. Por isso, é indispensável preparar as equipes de vendas, afinal, estamos falando da segunda data mais importante do ano para o consumo, onde é possível aumentar as vendas.
Sendo assim, treinar as equipes de vendas para a Black Friday é importante pelos seguintes motivos:
- Lidar com o aumento da demanda;
- Oferecer um atendimento ao cliente de qualidade;
- Maximizar as oportunidades de venda;
- Fornecer conhecimento dos produtos e promoções;
- Gerar confiança e fidelidade dos clientes.
Mas, e agora? Como começar a preparar minha equipe comercial para a Black Friday 203? É o que vamos descobrir com as cinco dicas a seguir!
Como preparar sua equipe de vendas para a Black Friday Brasil
É indispensável preparar todos os colaboradores para grandes eventos como a Black Friday, ainda mais quando falamos de equipes que vão lidar diretamente com o público, como por exemplo, as equipes de atendimento ao público na Black Friday e de vendas.
Como vimos, a Black Friday é um dos melhores momentos do ano para conseguir gerar novas vendas, principalmente, quando falamos de e-commerce e varejo.
Dessa forma, é imprescindível ter equipes de vendas cuidadosamente preparadas para aproveitar todas as oportunidades que vão surgir.
Para te ajudar nessa tarefa trouxemos dicas valiosas para te ajudar a preparar o seu time comercial para a Black Friday 2023. Confira:
Analise os indicadores de vendas
Antes de tudo, é importante realizar uma análise dos indicadores de vendas, como o número de leads gerados e qualificados, taxa de conversão, custo de aquisição por cliente, valor médio das vendas, e entre outros.
Sendo assim, você pode analisar os resultados alcançados em eventos de Black Friday anteriores, identificando pontos fortes e fracos, e estabelecendo metas realistas para este ano.
Essa análise ajudará a direcionar os esforços e os focos dos treinamentos para as equipes.
Ofereça treinamentos online sobre a Black Friday Brasil
Organize treinamentos online focados na sua estratégia de vendas para a Black Friday Brasil.
Mas por que apostar em uma capacitação por meio do e-learning? Por conta dos seus vários benefícios para a empresa:
- Nivela o aprendizado e coloca o colaborador no centro da jornada;
- Possibilita a criação de cursos personalizados;
- Tem disponibilidade de 24h;
- Utiliza menos recursos;
- Reduz custos de treinamento;
- Gera indicadores com maior facilidade.
Você pode pensar em montar trilhas de aprendizagem que envolvam: o conceito do evento, os descontos e promoções que serão oferecidos, bem como as estratégias de vendas que devem ser adotadas.
Essa é uma das formas de ter a garantia de que sua equipe esteja familiarizada com as ofertas, além de comprar que está preparada para responder às principais dúvidas dos clientes.
Crie avaliações para testar o conhecimento
Elabore avaliações ou quizzes para testar o conhecimento da equipe de vendas sobre a Black Friday Brasil.
Isso ajudará a identificar eventuais lacunas de conhecimento e áreas que precisam ser reforçadas nos treinamentos.
Além disso, as avaliações podem servir como uma ferramenta motivacional, premiando os melhores desempenhos e incentivando a busca por mais conhecimento.
Tenha uma base de conhecimento para consulta
É fundamental fornecer uma base de conhecimento abrangente para a equipe de vendas, que funcione como um recurso de suporte e consulta.
Essa base de conhecimento servirá como uma referência rápida e confiável para tirar dúvidas e resolver problemas que possam surgir.
Disponibilize documentos detalhados, manuais, vídeos e outros materiais que possam auxiliar sua equipe durante o período de vendas, maximizando os bons negócios que podem ser gerados na data.
Promova a colaboração e o engajamento
A colaboração entre os membros da equipe de vendas deve ser incentivada sempre, mas em um momento como a Black Friday deve ser promovida ainda mais.
Para isso, é importante criar canais de comunicação interna, como grupos em plataformas colaborativas. Esses canais permitirão que os vendedores compartilhem dicas, estratégias de vendas e experiências bem-sucedidas, promovendo a troca de conhecimentos e fortalecendo a equipe.
O nome dessa estratégia é social learning:
Uma metodologia que defende que a troca de experiências, informações, conhecimentos e principalmente as dúvidas são ingredientes importantíssimos para que todas as informações sejam absorvidas de maneira rápida e colaborativa.
Ao compartilhar suas experiências e conhecimentos, os vendedores podem aprender uns com os outros e adotar novas abordagens ou estratégias eficazes.
Essa troca de conhecimentos é efetiva para promover uma maior interação entre os membros de uma equipe, autonomia do colaborador, fortalecimento da cultura de conhecimento na empresa, o que pode acarretar melhores resultados de venda nesta Black Friday.
Forneça feedbacks
Antes, durante e após o período da Black Friday 2023, é essencial fornecer feedbacks constantes para a equipe de vendas. Assim, o comercial saberá quais os pontos fortes e os pontos que carecem de melhoria.
Por isso, reconheça os esforços individuais e coletivos, aponte os pontos positivos e sugira melhorias.
O feedback construtivo ajuda a equipe a se desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades de vendas, aumentando as chances de sucesso durante e depois do evento.
Prepare sua equipe para vender mais nessa Black Friday 2023
O quanto sua equipe de vendas está preparada para a Black Friday 2023? Maximize suas vendas analisando indicadores, oferecendo treinamentos online, criando avaliações, disponibilizando uma base de conhecimento, promovendo a colaboração e fornecendo feedbacks constantes.
E como fazer isso de forma rápida, centralizada e com controle efetivo de interações e indicadores? Por meio da Plataforma de Comunicação Digital XGEN!
A plataforma foi construída e pensada para contemplar as demandas mais importantes das equipes de vendas, contendo: Omnichannel e CRM Conversacional, Inteligência Artificial e Gestão do Conhecimento.
É a parte de Gestão do Conhecimento que mais vai solucionar seus problemas de preparação do seu time comercial para a Black Friday, justamente por conta de funcionalidades como: geração de indicadores, publicações agendadas, provas e quizzes, interações nos conteúdos, criação de grupos e usuários, entre outros.
O tempo está correndo e a Black Friday 2023 está quase chegando! Não perca essa oportunidade e comece a preparar a sua equipe de vendas para um dos maiores eventos de consumo do Brasil.