API do WhatsApp e nova precificação: tudo sobre as mudanças da ferramenta

API do Whatsapp e nova precificação

O WhatsApp é o grande aplicativo de mensagens atual e, graças aos seus diversos recursos e benefícios ele se torna cada vez mais importante nas estratégias de comunicação entre marcas e consumidores através de suas versões WhatsApp Business e API do WhatsApp Business. 

Para aquelas empresas que já utilizam essa estratégia ou para as que têm a inserção no canal planejada para 2022 é preciso estar atento às mudanças no modelo de cobrança da ferramenta, que serão atualizadas em fevereiro desse ano. 

Você sabe como vai ser a nova precificação do API do WhatsApp e como isso muda na prática em sua estratégia? Acompanhe e saiba como o novo modelo pode impactar seus negócios! 

API do WhatsApp Business 

A API do WhatsApp Business foi lançada em 2018 e é uma ferramenta cada vez mais utilizadas pelas médias e grandes empresas graças às suas diversas funcionalidades na relação negócio e consumidor. 

Os API são, Application Program Interface, ou Interfaces de Programas Aplicativos, que são protocolos de internet que fazem com que diferentes ferramentas tenham contato entre si. 

Ou seja, é possível integrar o API a outros serviços e sistemas, como plataformas de atendimento, CRMs, sites, sistemas logísticos, de marketing, entre outros, para maximizar o potencial dos serviços. 

Sendo assim, com essa ferramenta é possível que sejam feitas automações para processos de vendas, atendimento, engajamento, além da possibilidade da implementação de chatbots, tirando o conceito das filas de espera e aumentando a rapidez e eficácia na comunicação com os clientes. 

Modelo de cobrança da API do WhatsApp 

No atual modelo de precificação do WhatsApp as mensagens são pré-pagas e são feitas por notificações, ou seja, o WhatsApp cobra por cada mensagem enviada pelas empresas e mensagens de templates enviadas aos clientes fora do período de 24 horas da última interação. 

Com a mudança, a partir do dia 1º de fevereiro de 2022, as empresas serão cobradas por conversas e não mais por mensagem enviada, independente de quem inicia a interação. 

Nesse novo modelo, o WhatsApp usará duas categorias para diferenciar as conversas e precificá-las de forma distinta, que são: 

  • Conversas iniciadas pelo cliente, como em atendimentos e suporte em geral; 
  • Conversas iniciadas pela empresa, como em envios de promoções, atualização de envios, pagamentos, pós-venda, entre outros. 

A API do WhatsApp define uma conversa como uma sessão fixa de 24 horas e inclui todas as mensagens entregues a um número. Vale dizer que, se a mensagem foi enviada, mas não foi entregue, a conversa não é considerada como iniciada e não há cobrança. 

Conversas iniciadas pelo cliente 

As conversas iniciadas pelos clientes são comuns em situações de atendimento e suporte e ela passa a ocorrem com a seguinte regra:

Conversas iniciadas pelo cliente - API do Whatsapp

Suponha que um cliente enviou uma mensagem para a empresa para pedir algum tipo de ajuda. Na mensagem de resposta da empresa se inicia a sessão de conversa de 24 horas. Nesse contexto é cobrado por 1 atendimento (iniciado pelo cliente). 

A empresa poderá enviar quantas mensagens quiser e forem necessárias dentro do período de 24 horas e haverá apenas uma cobrança.  

Se após as 24 horas a conversa seguir, serão cobrados os custos referentes a uma nova conversa e a empresa terá que enviar um modelo de mensagem para iniciá-la novamente (caso tenham passado mais de 24h da última mensagem do cliente e nesse caso será cobrada como uma mensagem iniciada pela empresa). 

Conversas iniciadas pela empresa 

Quando a empresa decide iniciar a conversa ela utiliza um modelo de mensagem para falar com os usuários que optaram por receber notificações. Nesse cenário, a empresa pagará pela conversa iniciada por ela. 

Mesmo que existam mais de uma mensagem, a cobrança é feita apenas por sessão, ou seja, o período de 24 horas é contabilizado como uma conversa com número ilimitado de envios. 

Conversas iniciadas pela empresa - API do WhatsappExistem também aqueles cenários em que a empresa enviar uma mensagem e inicia a conversa em que existem respostas dos usuários. Nesse caso, a empresa paga por uma conversa única iniciada por ela no seu período de 24h. 

Vale dizer que se o usuário responder mais de 24h após a entrega da mensagem inicial e a empresa enviar uma resposta, isso será considerada uma nova conversa (dessa vez, iniciada pelo usuário). 

API do WhatsApp e conversas gratuitas 

É importante dizer que as primeiras 1.000 conversas de cada mês serão gratuitas para que a empresa possa começar a criar experiências diferenciadas e únicas para os clientes mesmo antes de pagar. Essas poderão ser iniciadas por empresa ou pelo usuário.  

Pontos de entradas gratuitas 

Além das 1000 conversas gratuitas, as conversas não serão cobradas quando um usuário entrar em contato com a empresa usando um CTA, o botão de chamada para ação em anúncios de “clique para o WhatsApp” ou uma CTA de página do Facebook.  

Somente o usuário pode iniciar esse tipo de conversa, e apenas a primeira que for iniciada no ponto de entrada é gratuita. As conversas posteriores com o usuário serão cobradas. 

Vantagens do novo modelo de cobrança da API do WhatsApp 

Com o que falamos até aqui, já deu para perceber algumas das mudanças que serão percebidas no uso da API do WhatsApp, não é mesmo? Para que fique ainda mais claro, relembre algumas vantagens: 

  • Não haverá mais cobrança por mensagens enviadas/recebidas, apenas por conversa (ou sessão) que dura 24 horas. 
  • Possibilidade de enviar um número ilimitado de mensagens em uma sessão de 24 horas, o que faz com que a empresa possa criar novas estratégias de jornadas e conversas para atrair, encantar e fidelizar o público. 
  • 1000 conversas gratuitas no mês para conversar com clientes. 
  • Estímulo ao uso de pontos de entradas como CTAs e anúncios no Facebook para criar jornadas e também utilizar de gratuidades das conversas. 

Agora que você sabe mais sobre as mudanças de precificação da API do WhatsApp Business, é importante revisitar sua estratégia e desenhar novas possibilidades para atrair e encantar cada vez mais seu cliente. 

Se sua empresa ainda não investiu nessa forma de comunicação, não fique para trás no mercado e comece agora mesmo. Lembre-se que para essa implementação é preciso ter parceiros e provedores oficiais do WhatsApp 

A XGEN é uma empresa parceira e com grande foco na comunicação e experiências únicas e personalizadas entre clientes e empresas. Fale com nossos especialistas e desenhe agora mesmo mais um ponto de interação para seu negócio com a API do WhatsApp e se diferencie no mercado!  

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