Mesmo que não seja uma ferramenta tão recente assim, o Apple Business Chat ainda é motivo de dúvidas ou até mesmo resistência em algumas organizações.
Não olhar de forma estratégia para essa opção é não enxergar o potencial que sua empresa pode oferecer para o cliente e para as experiências em suas jornadas. Mais do que isso, deixar tecnologias e tendências de lado é não se atualizar no mercado e não se diferenciar frente aos concorrentes.
As transformações e demandas do mercado exigem a digitalização e olhar atento das empresas para relacionamento e experiência do cliente.
O Apple Business Chat é uma ferramenta essencial nesse contexto e para que você entenda o real valor desse canal, reunimos tudo o que você precisa saber sobre ele. Acompanhe!
O que é Apple Business Chat?
Certamente você conhece a Apple, seu império e seu poder, não é mesmo? Essa empresa é mais do que uma marca para seus consumidores e se coloca também na função de “ídolo” para aqueles que utilizam.
Os donos de produtos Apple são muito mais do que donos de celulares, computadores ou relógios, mas são fãs de uma marca, solução e experiência que envolve toda sua jornada.
No início de 2019, a empresa reportou 1,4 bilhão de dispositivos ativos da marca e, com número que certamente são maiores atualmente, esse é um grande potencial de público para as diversas empresas.
É conhecendo esse perfil de consumidor e entendendo a necessidade de empresas estarem próximas de seu cliente com experiências únicas e personalizadas que a Apple implementou no Brasil o Apple Business Chat, ou ABC.
Disponível por aqui desde 2019, o Apple Business Chat é uma ferramenta que viabiliza a interação entre marcas e consumidores. Através desse serviço os clientes podem conversar diretamente com marcas utilizando aplicativo nativo em dispositivos Apple, fazendo com que as empresas sejam de fato um contato no celular do seu cliente.
Com foco em experiências em tempo real, o Apple Business Chat pode ser implementado em diversas estratégias como compras, vendas, suporte, agendamento, atendimento e outras funcionalidades.
Como se inicia uma conversa pelo Apple Business Chat?
Dissemos que o Apple Business Chat é uma forma de iniciar uma conversa de forma rápida através dos dispositivos, porém, como exatamente isso acontece?
Quando uma empresa oferece a possibilidade do ABC, o cliente Apple não precisa fazer longos caminhos para iniciar o contato com a empresa. Diretamente do iPhone, iPad, iPod, MacOS ou Apple Watch, os clientes podem realizar sua interação de diferentes formas:
- Pelo Mensagens, aplicativo nativo dos dispositivos iOS;
- Pela utilização do Safari o Maps;
- Através da Siri, que automaticamente contata a empresa desejada;
- Pelas redes sociais e canais da empresa que direcionam o ABC;
- Através de buscas pela marca na barra do Spotligh;
- Pelo chat suggest.
Vale dizer que o contato deve ser iniciado pelo cliente e as empresas não podem enviar nenhum tipo de comunicação caso não exista o opt-in, ou seja, a autorização do cliente para que isso ocorra.
Por que o Apple Business Chat?
Para que esse seja justificável um investimento em qualquer que seja a estratégia, é preciso que ela ofereça benefícios e funcionalidades diferenciadas para seu negócio, certo? Justamente por isso listamos alguns dos motivos para você olhar para o ABC. Acompanhe!
Descoberta facilitada e proximidade com o cliente
Se colocar próximo do cliente e ser fácil de ser encontrado é um ponto crucial para se destacar em meio a tantas ofertas do mercado atual.
Como dissemos, o Apple Business Chat permite que os clientes iniciem um contato a partir de diversos pontos em seus dispositivos, o que torna a empresa muito mais próxima do público. E isso não quer dizer apenas sobre clientes já conquistados, sendo uma forma também de se apresentar para as pessoas e ampliar seu negócio e consumidores.
Gera conversas ricas
Uma vez que o usuário encontra sua marca e inicia a conversa com a empresa, pode ser utilizado diversos recursos para aprimorar a experiência e isso vai além de simples conversas com perguntas e respostas. Sendo assim, a empresa pode oferecer:
- Envio de mensagens de textos, imagens e documentos entre consumidor e empresa;
- Listagem interativa: com essa função é possível apresentar os produtos da marca de maneira prática e otimizada;
- Timer picker: o foco dessa função é o agendamento de serviços, ou seja, é possível disponibilizar datas e horários para que sejam agendados compromissos de forma rápida entre empresa e cliente;
- Mapas: a empresa pode enviar mapas de localização e o usuário pré-visualiza em sua própria conversa, sem necessariamente migrar para o app de mapas;
- Realidade aumentada: uma das ferramentas que mais dá diferenciação para o público é a realidade aumentada, ou seja, através dela é possível simular que seus produtos estão de fato no ambiente do cliente para que ele conheça “de perto” o que está buscando.
É alto o nível de interação e personalização
Como dissemos no tópico anterior, o Apple Business Chat foca na experiência e interação entre marca e usuário e não depende exclusivamente de mensagens de texto.
Com uma navegação rápida, fácil e fluída, há diferentes possibilidades de templates e formas de comunicação que a empresa pode oferecer. Tudo isso é essencial para entender a jornada do seu cliente e personalizar cada momento de sua comunicação.
Ao se sentir valorizado em suas experiências e entender que a comunicação tem alto grau de personalização, muito maior é a satisfação de um cliente com uma empresa e maior a tendência de que ele siga dentro da jornada de compra.
Incentiva a conversão
Por falar em jornada de compra, o Apple Business Chat é um canal que incentive a conversão do seu cliente, afinal, através do Apple Pay as transações entre empresas e clientes podem ser feitas de forma rápida e em poucos cliques, facilitando e acelerando a tomada de decisão do usuário.
Dessa forma, esse é também um canal de venda e que dá ganhos expressivos financeiros para os negócios.
E, quando falamos em venda, vale a pena lembrar que não é apenas sobre as trocas monetárias, mas também o incentivo ao download e compartilhamento de conteúdos, assinatura de newsletter, entre outras ações que são capazes de estreitar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo a cada passo.
Tem grande foco em segurança
A segurança é um dos pontos cruciais que empresas devem ter atenção ao desenhar estratégias para seu cliente e esse é um tema muito sério para a Apple.
Todas as informações trocadas entre usuários e empresas através dessa ferramenta são criptografadas, garantindo a segurança entre conversas e transações.
O Apple Business Chat exige autenticações e comprovações de perfil em determinados níveis de conversas. Além disso, a cada nova integração, a empresa só pode ver os dados dos clientes caso ele compartilhe, o que torna o processo ainda mais seguro.
Permite automações
Com tantas ferramentas dentro do Apple Business Chat, é preciso dizer que diversas interações podem ser feitos através de automações, deixando o atendimento ao cliente ainda mais eficaz.
Para solicitações que não exigem alto nível de personalização ou interação humana, é possível traçar e estruturar automatizações para perguntas e respostas frequentes. O chatbot é uma excelente opção para deixar o Apple Business Chat ainda mais completo, oferecendo um atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.
É uma grande diferenciação em sua estratégia
Ter o Apple Business Chat como um canal de comunicação é uma grande diferenciação, afinal, sua marca estará introduzida de forma ainda mais prática e eficaz para usuários da marca.
Como dissemos, os usuários Apple são fãs da marca e eles podem ser parte importante do público, afinal, são um nicho de consumidores ainda mais exigentes, que buscam por diferenciação, personalização e soluções que só ele e seu dispositivo pode ter.
É natural que você se pergunte: mas por que utilizar o ABC e não o atendimento via WhatsApp? E é preciso ressaltar que um canal de comunicação não exclui o outro!
É exatamente como falamos: aqueles que usam Apple querem ser exclusivos e certamente vão utilizar o canal nativo pelo seu celular ao invés de buscar outras formas de comunicação.
Compare com outras estratégias: sua empresa deixou de utilizar o e-mail quando criou contas nas redes sociais? O atendimento telefônico foi totalmente eliminado ao criar canais digitais?
É preciso ter em mente que cada estratégia agrega um tipo de cliente e tem suas particularidades e que é necessário olhar para seus objetivos com cada uma delas e não tornar os canais uma escolha ou competição.
Evidentemente ter o WhatsApp como seu canal de comunicação é fundamental, afinal, são gigantes os números de usuários e de possibilidades daquela rede.
Mas é essencial também ter em mente que o Apple Business Chat não é uma estratégia de massa, mas sim de diferenciação para um nicho de consumidor.
Sendo assim, ao contar com o Apple Business Chat sua empresa se coloca em destaque, agregando ainda mais valor para parte importante do seu público e que pode te gerar interessantes níveis de conversão.
Como implementar o Apple Business Chat?
Ok, você está convencido sobre como essa plataforma pode ser importante para você, então é hora de falar de partes ainda mais práticas: como implementar a estratégia? A implementação ocorre de forma simples e rápida e alguns são os requisitos para a organização:
- É preciso ter uma plataforma de mensagens assíncronas que suporte a gestão de atendimento das suas solicitações;
- É necessário ser capaz de oferecer atendimento diferenciado e exclusivo através desse canal;
- Sua organização deve contatar um dos provedores autorizados de atendimento para viabilizar a plataforma para a sua equipe de atendimento;
- A empresa precisa conseguir oferecer atendimento diferenciado e exclusivo para seu cliente através desse canal;
Ao contar com a ajuda de um parceiro credenciado – como nós da XGEN – sua organização será capaz de desenhar atendimento e criar configurações para que seu design e botões do site e aplicativo estejam dentro das regras de segurança e de acordo com seu padrão visual e de personalização para a empresa e cliente.
Vale lembrar que, mesmo depois de pronto e no ar, o Apple Business Chat é um trabalho constante de otimizações, melhorias e refinamento da plataforma para que as empresas ofereçam sempre experiências de ponta para seu cliente.
Cada canal de atendimento digital oferece diversas vantagens e são importantes para sua empresa. Conhecer sobre eles é preciso para que se entenda onde seu público está e o que faz sentido para seu negócio.
Ter uma boa estratégia de comunicação não é sobre escolher alguns canais, mas sim ter diversas possibilidades e dar facilidades e proximidade para que seu público chega na sua marca.
Utilizar o Apple Business Chat é uma forma de atingir parte importante do público e estabelecer relacionamentos com os clientes Apple, que prezam por grandes experiências e buscam facilidades em seus dispositivos.
Sua empresa já está olhando para essa parte do público? O quanto o ABC pode levar valor ao seu negócio? Aproveite que você sabe mais sobre suas funcionalidades e comece agora mesmo a desenhar sua estratégia com essa ferramenta.