A aprendizagem organizacional é um dos principais caminhos para os resultados alcançados dentro das organizações, afinal, além de cuidar de ferramentas, processos e estratégias, olhar para as pessoas é essencial para que os talentos sejam cada vez mais desenvolvidos e incentivados em suas rotinas.
Ter um colaborador engajado vai muito além da capacidade técnica, por isso, investir em aprendizagem organizacional é essencial para capacitar, engajar e desenvolver os colaboradores.
Muito mais do que treinamentos e palestras, esse é um processo de planejamento, técnica, metodologias e tendências para que o máximo do colaborador seja extraído e disseminado no ambiente.
Assim, mais do que bons profissionais, a empresa investirá também na satisfação do cliente e no ambiente de trabalho de seus funcionários. Como sua empresa tem olhado para o colaborador e sua aprendizagem? Continue lendo e veja mais sobre essa estratégia!
O que é aprendizagem organizacional?
A aprendizagem organizacional nada mais é que um processo contínuo de ganho de conhecimento sobre as funções e dinâmicas de uma empresa.
Na aprendizagem organizacional os colaboradores de uma empresa podem aprimorar suas habilidades e desenvolver novas, além de poderem tornar suas tarefas otimizadas e mais ágeis.
Essa é uma ampla construção do conhecimento, que ocorre de diversas formas e não apenas está restrita ao conhecimento formal. Portanto, nesse tipo da aprendizagem juntam-se os conhecimentos formais – aprendidos em capacitações – com os informais – aprendido no dia a dia na empresa e ela envolve pessoas, ideais, questionamentos, teorias, práticas e ações para gerar resultados.
Essa estratégia possibilita que os chefes deem estímulos para uma experiência prática e de conhecimento para os colaboradores, deixando de lado o pensamento de que ele só deve ser treinado ao ingressar a empresa.
Benefícios da aprendizagem organizacional
Um ponto importante da aprendizagem organizacional é que ela não se prende apenas aos colaboradores, mas seus benefícios se estendem e refletem no público externo e na satisfação do cliente.
Por isso, ela é uma estratégia que caminha por todos os setores e colaboradores da empresa e seus resultados impactam diretamente o consumidor. Confira alguns benefícios da aprendizagem organizacional:
1. Desenvolve os colaboradores
Além de proporcionar a capacitação e desenvolvimento de novas capacidades dos profissionais, a aprendizagem organizacional também os desenvolve de forma interpessoal, os integrando melhor na equipe e na empresa de forma geral.
Isso se dá pois na aprendizagem organizacional é preciso criar tarefas dinâmicas para que eles sintam a liberdade de falar e se aprimorar suas habilidades em equipe.
Consequentemente, se torna natural a troca de conhecimento entre setores e equipes, então, além de aprenderem com as capacitações e e-learnings, os colaboradores também poderão aprender com colegas de outros setores através de diversas experiências.
Muito além do aprendizado, essa estratégia também melhora o ambiente de trabalho e o clima organizacional, tornando-o mais saudável e propício para a criatividade e inovação.
2. Otimiza as funções
O segundo benefício que a aprendizagem organizacional dispõe às empresas através da capacitação dos colaboradores é maior assertividade nas tarefas, aumento de produtividade e maior eficiência em cada função desempenhada.
Isso se dá porque ela desenvolve as funções e passa conhecimento, então o colaborador estará cada vez mais preparado para exercer o que for designado a ele e lidar com as situações adversas com maior facilidade.
3. Atinge cliente e aumenta satisfação
A partir do momento que os colaboradores cumprem suas funções com mais destreza e facilidade, isso agiliza o processo de sua função e deixa o cliente mais satisfeito, pois sua solicitação terá sido atendida muito mais rápido e da melhor forma.
A aprendizagem organizacional também tem muito impacto no atendimento, pois ela garante que o colaborador tenha autonomia e autoridade para solucionar a questão do cliente independente do grau de dificuldade.
Mais do que isso, a cultura de aprendizagem dentro de um ambiente fortalece a construção do conhecimento individual e coletivo e dá benefícios para as pessoas e times através de:
- Motivação e engajamento de colaboradores;
- Ambiente mais propício à inovação;
- Atração e retenção de talentos;
- Atividades cada vez mais eficientes e produtivas;
- Melhor gestão de conhecimento;
- Melhoria da imagem empresarial;
- Maior desenvolvimento de capacidade analítica, melhorando a resolução de problemas organizacionais.
Como aplicar a aprendizagem organizacional na sua empresa? 5 estratégias para sua estrutura!
A aprendizagem organizacional é formada por diversos estímulos e é preciso ter diferentes metodologias para que ela de fato seja desenvolvida dentro do ambiente organizacional, afinal, esse é mais do que um plano de treinamento, mas sim diferentes estratégias e ferramentas que realmente engajem pessoas.
Agora que você sabe como a aprendizagem organizacional pode beneficiar seu negócio tanto internamente quanto externamente, separamos 5 formas de aplicar em sua empresa. Confira!
1. E-learning
Em um contexto em que o modelo home office faz cada vez mais parte do ambiente organizacional, é preciso contar com metodologias que não coloquem barreiras para o aprendizado de todos os colaboradores.
Por isso, ter um e-learning, ou ensino eletrônico em português, é uma forma de aprendizado acessível e de fácil compreensão em que a empresa poderá implementar capacitações, cursos e treinamentos para os novos integrantes.
Esse modelo trata-se do uso de tecnologias para compartilhar o aprendizado e é 100% online, podendo ocorrer quando e onde o aluno desejar, deixando-o com grande protagonismo de sua jornada de aprendizagem.
É importante lembrar que a empresa precisa incentivá-lo a cursar, oferecendo um espaço de tempo de serviço para ele destinar ao seu desenvolvimento.
2. Gamificação
A gamificação, ou gamification, é uma forma de estimular e motivar o colaborador a querer aprender e completar seus treinamentos através de diversas técnicas lúdicas para que o aprendizado se torne leve e próximo ao dia a dia.
Os jogos são elementos presentes na vida e rotina das pessoas e justamente por isso, ao utilizá-los para o aprendizado organizacional, maior é o engajamento, dinâmica e resultados na prática.
A gamificação conta com diversas estruturas como missões, recompensas, rankings, premiações e competições que geram a motivação e a continuidade do aluno em seu ciclo de aprendizagem.
Quando falamos em pontuações, em uma explicação simples, a empresa oferta pontos aos colaboradores que completarem as missões e capacitações e, com esses pontos é formado um ranking e há premiações para os melhores, ou até mesmo com determinada quantidade de pontos.
Se por exemplo, um colaborador completou todas suas capacitações e a sua pontuação ficou em 400, a empresa pode dar opções de prêmios a esse colaborador, como um mouse para o trabalho ou um dia de folga, os prêmios dependerão da procura e nicho da empresa.
Lembre-se que essa estratégia precisa ser atraente ao colaborador, então de nada irá adiantar se ofertar recompensas que não os estimulem.
3. Dinâmicas
O ensino teórico é importante, mas a empresa não pode esquecer que colocar em prática os conhecimentos é fundamental para que o colaborador realmente aprenda.
Então, criar dinâmicas é um passo importante para a aprendizagem organizacional, afinal, nela os funcionários colocarão seus conhecimentos a prova e ainda poderão ter um momento de integração com seu time e outros.
É na dinâmica que a aprendizagem organizacional colabora para a melhora do clima corporativo e faz com que os colaboradores vejam a empresa como mais que um lugar apenas para trabalhar, mas também como um lugar de aprendizado e que seu desenvolvimento importa.
4. Palestras e eventos
Realizar palestras e eventos internos é um grande ganho para a aprendizagem e eles podem até mesmo ser uma forma de aprendizagem colaborativa.
Vale a pena criar eventos em que os próprios colaboradores possam trocar e ensinar sobre algum tema que os interessam – e que não sejam necessariamente ligados à rotina de trabalho, afinal, toda experiência faz parte da aprendizagem.
É importante também incentivar a participação dos colaboradores em eventos externos para que o aprendizado vindo do mercado, tendências e networking seja cada vez mais fortalecido.
5. Base de conhecimento
Outra forma de aplicação da aprendizagem organizacional é implementar uma base de conhecimento interna, nela, a empresa poderá ofertar aos colaboradores conteúdos relevantes para seu desenvolvimento.
Esses conteúdos podem estar em formato de artigos, vídeos, áudios, infográficos e qualquer outro que faça sentido no contexto da empresa, o que irá facilitar o aprendizado desse colaborador, já que o conteúdo estará sempre disponível para quando ele precisar.
Além de conteúdos, a base de conhecimento também pode ter em formato de FAQ respostas para questões que possam surgir em meio a um processo de trabalho, por exemplo. Assim, o colaborador poderá ter uma resposta rápida e objetiva para essa dúvida.
A aprendizagem organizacional é uma estratégia que irá mudar a cultura de sua empresa, transformando-a em um lugar de aprendizado e desenvolvimento próprio para os funcionários, que poderão sentir o acolhimento da empresa e ver que ela se importa com ele.
Como você tem olhado para essa estratégia? Aproveite que você sabe mais sobre aprendizagem organizacional e confira 12 passos para transformar o conhecimento de sua equipe através de comunicação, capacitação e engajamento!