Se destaque no atendimento ao cliente: 5 tecnologias para seu setor!

Tecnologias para atendimento ao cliente

Se manter atualizado com as novas tecnologias de atendimento ao cliente é fundamental para a estratégia de seu negócio, afinal, elas estão em constante evolução e só sai na frente quem se adaptar primeiro.  

Um atendimento ao cliente de excelência une tecnologias e ferramentas de ponta, estratégias, pessoas e processos e ter atenção a cada parte dessa jornada faz toda a diferença para seus resultados. 

Para isso, é necessário entender quais tecnologias estão chegando no mercado, como elas podem favorecer sua empresa e qual a importância delas para o negócio. 

Como o seu negócio está olhando para o atendimento ao cliente e se mantendo atualizado de tendências que podem fazer todo o sentido nesse setor? Reunimos 5 tecnologias que você precisa ter no seu radar, confira! 

Porque é importante ter um atendimento ao cliente de qualidade? 

Assim como a tecnologia, os consumidores estão evoluindo e se tornando cada vez mais exigentes com os atendimentos e interações que têm com as empresas.  

Isso porque estamos em uma era do consumidor 5.0, que é centrado no imediatismo e que espera que grande parte das informações sejam facilmente encontradas na palma de sua mão. 

A partir disso, o do atendimento ao cliente também foi afetado, e tornou-se um ponto crucial para a decisão de compra ou para a desistência dela. 

Segundo estudo Global State of Multichannel Customer Service Report, da Microsoft, pelo menos 75% dos consumidores brasileiros já deixaram de fazer negócios com alguma empresa por conta de uma má experiência do atendimento.  

Mais do que isso, 59% dos consumidores dizem que não retornaram após uma experiência ruim de atendimento ao cliente. 

Com dados desse tipo, é essencial ter em mente que o atendimento ao cliente e sua qualidade é crucial para a escolha das pessoas e é preciso ter estratégias claras e ferramentas que te ajudem nesse processo. 

5 tecnologias que vão colocar seu atendimento um passo à frente no mercado 

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas, não somente na área empresarial, como também na medicina, entretenimento e segurança. 

Esses são alguns exemplos de quanto podemos identificar a tecnologia até onde menos esperamos, e por isso, é essencial olhar para as possibilidades para poder se destacar no mercado. Para isso, veja 5 tecnologias que vão facilitar e alavancar seu negócio e suas estratégias!

1. Atendente virtual 

Com a digitalização do consumidor e o aumento de suas possibilidades online, está cada vez mais evidenciado a necessidade de um atendimento digital e virtual para melhor atender os consumidores.  

O público não quer mais ficar tempos em filas de espera e quer que suas dúvidas sejam facilmente respondidas e que, em poucos cliques, a demanda com uma empresa seja resolvida. 

Com essa necessidade, os negócios precisam de ferramentas que possibilitem essa agilidade e claro, entreguem experiências e os chatbots são tecnologias aliadas para o atendimento ao cliente. 

A tecnologia da interação através de perguntas e respostas por robôs é antiga, mas é com a era digital que ela ficou cada vez mais evidente e necessária na vida das pessoas e empresas. 

Os chatbots são softwares que utilizam inteligência artificial ou regras de respostas previamente configuradas para decodificar perguntas e, com base nos seus dados, responder demandas enviadas pelos clientes. 

Esse robô inteligente pode ser usado em diversas estratégias dentro do negócio e, ao ser implementado no atendimento ao cliente ele reduz custos, te dá um atendimento 24×7, ou seja, garante disponibilidade para o cliente, dá ganhos em agilidade pois elimina o conceito de filas e personaliza o atendimento para o cliente. 

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, nesse ano, a quantidade de bots produzidos no Brasil dobrou, passando de 101 mil para 216 mil. Essa tecnologia além de facilitadora está crescendo e evoluindo com o mercado, não fique para trás! 

Atendimento ao cliente tecnologias - Chatbot

2. Omnichannel 

O omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação,  com o objetivo de estreitar a relação e experiência do cliente.  

O omnichannel é um conceito, mas quando falamos em seu uso de fato, falamos sobre as plataformas omnichannel que são ferramentas utilizadas para introduzir contexto e unicanalidade nas empresas, transformando o atendimento ao cliente em uma interação rápida e prática para ambas as partes 

Imagine que seu cliente quer adquirir um novo produto, mas ficou com dúvidas sobre sua funcionalidade. Ele entra em contato pelo seu Instagram, mas não realiza a compra nesse momento. Passado alguns dias ele decide pela compra, mas inicia a conversa via Whatsapp. Com um contexto omnichannel a empresa sabe qual é o histórico desse cliente e rapidamente pode atender sua solicitação sem demandar repetições e cansar o consumidor. 

Segundo a pesquisa Global State Customer Service da Microsoft 72% dos consumidores esperam que os atendentes conheçam seu histórico com a empresa. Isso se dá, pois, ao conhecer seu contexto o cliente não precisaria repetir em todas as redes de contado sua situação com a empresa.  

A tecnologia do omnichannel é muito importante nesse quesito por poder reunir contexto e unificar os canais a ponto do atendente ter acesso a todas as interações do cliente, independente do dia e canal utilizado.  

Além de histórico e contexto, a plataforma também oferece outros benefícios como relatórios e métricas a partir da análise das conversas e reações dos clientes, te ajudando a ver em que pontos sua empresa está indo bem e onde melhorar no atendimento ao cliente.  

3. Big Data 

Big Data é uma ciência que analisa, trata e obtém informações a partir de um grande volume de dados que não poderiam ser analisados por sistemas e softwares normais. 

Tal ciência propõe maior velocidade e eficiência para ajudar em estratégias de marketing, previsões de tendências, e otimização de sites e plataformas Também podendo tornar decisões mais precisas, pois, ao ter maior número de dados, você também tem maiores previsões do que poderá dar certo e o que não em sua empresa. 

O big data também pode ajudar o atendimento ao cliente personalizando o processo, apenas com a combinação de dados ele pode te dizer qual linguagem usar e até mesmo qual produto o cliente pode se interessar mais.

4. Cyber Segurança 

Para garantir a proteção dos dados de sua empresa e seus clientes a cyber segurança se torna fundamental, afinal, o cliente deve ter a convicção de que ao passar seus dados à sua empresa, eles estarão em boas mãos e não serão vazados. 

Para que sua estratégia esteja dentro dos limites de privacidade, é necessário que sua empresa e atendentes estejam sempre atualizados nesse quesito. Uma atualização nova no mercado é a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)que, instaurou leis para a coleta, armazenamento, análise e uso de dados pessoais, prevendo a proteção dos dados pessoais dos consumidores e indivíduos no geral. 

5. Internet das coisas 

Você já imaginou um mundo totalmente ligado ao digital? A internet das coisas propõe isso. Sendo uma tecnologia de interconexão digital, ela busca unificar a internet aos objetos do nosso cotidiano.

Vemos essa tecnologia muito ligada a empresas, máquinas e operadores, mas o que está começando a crescer sutilmente no mercado é conectar objetos diretamente ligados ao dia a dia do consumidor, assim como: casas, carros e até mesmo o atendimento ao cliente. 

O relatório Plan Now for Customer Service in 2021 diz que o atendimento ao cliente também será afetado com a internet das coisas, podendo promover melhor coleta e análise de dados, criar estratégias dinâmicas de impulsionamento e garantir maior satisfação. 

Isso se dá, pois, ao conectar os produtos a rede da internet das coisas, ela permite que os próprios produtos informem diretamente a fabricantes qualquer defeito ou mau funcionamento, podendo ser resolvido antes mesmo do cliente perceber o defeito. 

Ter tecnologias e ferramentas é essencial para um bom andamento do seu atendimento ao cliente. Todas as apresentadas até aqui podem garantir uma nova visão de estratégia para o seu negócio, por isso, se manter atualizado com elas te manterá caminhando com a modernização do atendimento ao cliente. 

Agora que você já viu como investir em um atendimento facilitador e moderno só ira alavancar seu negócio, não fique para trás e inicie uma estratégia de modernização de seu negócio.  

Fale com nossos especialistas e vamos desenhar a melhor solução para seu cenário de atendimento ao cliente aliado a ferramentas que fazem sentido para seus objetivos! 

Atendimento ao cliente e tecnologias

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