Como sabemos, o WhatsApp é bastante utilizado no Brasil presente em 99% dos celulares dos brasileiros, e se tornou uma das principais soluções para empresas que querem alavancar as vendas de seus produtos e ter contato direto com seus clientes.
Além de ser uma maneira de engajamento, o WhatsApp tem também a utilidade em realizar campanhas de marketing, comunidades com clientes, pesquisas e coletas de feedback. feedback.
Quando falamos de automação de WhatsApp, podemos pensar neste como um processo que permite criar um fluxo de respostas automáticas a partir de um determinado gatilho, ou seja, é uma solução para deixar processos e tarefas mais ágeis, personalizadas e eficientes.
Essa acaba se tornando então uma estratégia fundamental para se comunicar com os clientes de forma assertiva e assim alcançar o sucesso nas suas vendas. Quer saber como implantá-lo na sua empresa?
Neste artigo você irá compreender como fazer automação no WhatsApp, os benefícios desse processo e como dar mais poder a essas automatizações.
O que é automação de WhatsApp?
Antes de entender como automatizar o Whatzapp você precisa saber o que de fato significa a palavra automatizar, que é basicamente:
A redução da necessidade de fazer manualmente tarefas repetitivas que podem ser realizadas de forma mais eficiente por softwares ou robôs.
A automação realizada no WhatsApp é um processo que permite enviar mensagens automaticamente para os seus contatos. Sendo assim, há uma relação direta entre empresa e cliente. Para fazer isso, você pode utilizar ferramentas especializadas ou APIs do WhatsApp Business.
Além de permitir que você ganhe escala em suas vendas, contribui para que você atraia novos clientes e fidelize aquelas pessoas que já compraram em sua empresa.
Para configurar uma automação no WhatsApp, você precisa definir as condições para que a mensagem seja enviada, e criar os fluxos de mensagens que serão disparados.
Abordaremos mais sobre o assunto no decorrer dos próximos tópicos.
Como funciona a automação de WhatsApp?
A automação, também conhecida como Chatbot, é feita por meio de plataformas que fazem a integração com o aplicativo, e com esse tipo de recurso conectado ao WhatsApp, você define gatilhos e a resposta automática para cada um.
O bot é configurado para responder automaticamente às perguntas dos clientes, como por exemplo: informar sobre produtos e serviços, enviar mensagens, entre outras funções que você pode definir no futuro.
A automação do WhatsApp pode ser usada em diversos setores, como vendas, atendimento ao cliente e marketing. Para que a automatização funcione basta o cliente enviar uma mensagem para o número da empresa no WhatsApp, e o bot irá responder em seguida de maneira quase imediata.
É importante frisar que o WhatsApp automatizado não substitui o atendimento humano, ele irá apenas contribuir com rotinas repetitivas, permitindo que o atendente se concentre em demandas mais complexas.
Portanto, levando em conta as informações fornecidas até o momento, concluímos que ter uma plataforma de automação de WhatsApp que permite criar fluxos de conversa automatizados é indispensável.
6 vantagens de fazer automação de WhatsApp
Fazer a automação de processos é uma estratégia eficaz para melhorar o fluxo de trabalho da equipe, e reduzir custos. Sendo assim, separamos para você mais algumas vantagens de investir na automação para WhatsApp:
1. Atendimento mais ágil
O recurso de mensagens automáticas é uma funcionalidade do WhatsApp Business API que possibilita o envio automático de mensagens aos clientes em resposta a ações específicas.
Os clientes podem contatar sua empresa sem necessidade de aguardar disponibilidade durante o horário comercial. Ou seja, eles serão atendidos a qualquer hora, com
2. Oportunidade de negócios
Com automação do WhatsApp há a opção de criar campanhas dentro do aplicativo, sendo muito vantajoso para empresa criar campanhas de marketing e divulgar mais seu produto ou serviço.
Essa é uma vantagem muito boa também para desenvolver novas formas de captar leads, divulgar eventos, fazer promoções e muito mais.
3. Controle de dados
Com a automatização fica muito mais fácil controlar os principais indicadores de atendimento ao cliente, como por exemplo, o TMA (Tempo Médio de Atendimento), TME (Tempo Médio de Espera) e CSAT (Customer Satisfaction Score) e o NPS (Net Prometer Score), entre outros indicadores de desempenho fundamentais para as operações.
Sendo assim, com a API do WhatsApp é possível analisar os dados necessários para melhorias, insights e tomadas de decisões.
4. Escalabilidade
Há a possibilidade de lidar com uma demanda muito maior de acionamentos, garantindo que nenhum cliente fique sem atendimento.
Ou seja, com a automação no whatsapp a empresa consegue realizar diversos atendimentos ao mesmo tempo para solucionar questões simples sem perder tempo como o atendimento humano poderia levar.
5. Qualificação de lead
Quando o primeiro contato é feito através da automação de mensagens, esta pode fornecer as informações necessárias para qualificar um lead antes de enviá-lo para seu time comercial. Essa acaba sendo um passo muito importante para o fluxo do seu funil de vendas.
Com a utilização de chatbots com I.A esse processo se torna muito mais simples, com ações automatizadas de:
- Cadastro de visitantes;
- Envio de cupons promocionais;
- Conteúdos de qualidade;
- Criação fluxos e ofertas segmentas.
6. Maior satisfação do cliente
Com a utilização dos bots há personalização de serviços e ofertas para cada cliente, levando em consideração seus hábitos de consumo. Isso torna a experiência do usuário mais agradável e aumenta a satisfação do cliente.
A automatização também permite que os clientes se sintam ouvidos, dessa forma o Lead tem maior tendência de se tornar um cliente.
Automatize o WhatsApp da sua empresa e melhore seu atendimento!
Como pudemos ver no decorrer do artigo, o atendimento automatizado no WhatsApp se torna fundamental na estratégia de empresas que desejam obter vendas escaláveis no âmbito digital.
Com chatbots é possível responder às perguntas mais frequentes dos clientes de forma rápida e eficiente, liberando o tempo para lidar com questões mais complexas e garantir a qualidade do atendimento.
Para automatizar esse fluxo de trabalho de forma completa, o ideal é contar com uma ferramenta mais robusta que ofereça diversas opções de personalização dos gatilhos, e respostas automáticas.
A XGEN, tem mais de 20 anos de expertise em oferecer soluções de tecnologia em bots de conversa com I.A., gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional. Além disso, vem ajudado a construir marcas consolidadas no setor financeiro com atendimentos que são diferenciais competitivos.
Então, se você deseja atender ao grande volume de solicitações de clientes de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de contratar mais pessoal de atendimento, chatbots e automação de atendimento são a solução que você precisa.