Vivemos em um mundo em que a tecnologia faz parte do nosso dia a dia e entender sobre ela dentro das empresas, ferramentas, tendências e possibilidades é um grande ganho para os negócios. Para isso, conhecer softwares de automação e atendimento e benefícios do chatbot pode ser um grande ganho nos negócios.
O mundo tecnológico e digital está por toda parte e é fácil de encontrar vantagens nas rotinas, seja na hora de enviar uma mensagem via WhatsApp, fazer uma pesquisa na internet ou até mesmo realizar uma ligação.
Com o advento da tecnologia, novos meios de comunicação e facilidades começaram a surgir para trazer mais comodidade e agilidade às nossas vidas. Podemos falar sobre telefone, celular, computador, televisão, aplicativos para celular e tantas outras facilidades que são encontradas no dia a dia, não é mesmo?
Entretanto, além dessas invenções comuns nas rotinas, uma outra grande criação veio junto desse desenvolvimento e passou a ser o auge e forte tendência nos últimos anos: a inteligência artificial.
A inteligência artificial já é algo familiar para boa parte população, mesmo que muitos não notem. Quem nunca ligou para falar sobre algum produto/serviço e foi atendido por uma máquina? Ou então fez uma pesquisa por voz com Siri? Ou já pediu para Alexa programar um despertador? São muitas e incríveis as facilidades, não é mesmo?
Pensando sobre a inteligência artificial, especificamente no ramo de atendimento ao cliente, escrevemos este artigo para você que pensa em implementá-la na sua empresa, mas ainda não sabe como usar ou o que usar.
Para isso, falaremos sobre os famosos benefícios do chatbot, o que é essa ferramenta e motivos para você escolher e implementar em sua estratégia. Confira o que separamos para você!
O que é um chatbot?
Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre chatbot ou já interagiu com algum deles em um determinado momento. Mas se por acaso você não se recorda muito sobre seu significado, fique tranquilo que vamos relembrar e explicar um pouco sobre a ferramenta.
Uma das principais explicações para chatbot é que este é um software capaz de responder perguntas e respostas pré-programadas em seu sistema. Esses podem ser baseados em regras, ou seja, são feitos por pré-definições ou através do poder da inteligência artificial.
Os de inteligência artificial, tão importantes nos dias de hoje, são os robôs mais sofisticados e capazes de identificar linguagem, intenção, humor, sentimentos positivos ou negativos e deixam a conversa mais humanizada e próximo ao real.
Aqui, é possível ignorar erros de digitação e prever situações, fazendo com que as respostas oferecidas sejam coerentes com a necessidade do usuário. Mais do que isso, a cada interação os bots são alimentados, deixando-os cada vez mais assertivos para as comunicações.
Em poucas palavras, o chatbot é basicamente um robô que atenderá seu cliente e irá ajudá-lo a solucionar problemas, tirar dúvidas, ajudar a realizar compras ou realizar qualquer objetivo determinado por seu negócio, tudo isso de forma rápida e assertiva.
Onde operam os chatbots?
Os chatbots podem operar por diversos tipos de canais como: aplicativos, redes sociais, plataforma de mensagens, como WhatsApp e Apple Business Chat, sites em geral, entre outros.
Portanto, a partir do momento em que a ferramenta é apta para atuar por diversos meios, o chatbot possibilita o aumento de produtividade dentro empresa, oferecendo suporte imediato e de qualidade para os clientes, ao mesmo tempo que reduz a demanda repetitiva dos operadores.
O principal objetivo na utilização de chatbot, como você já deve imaginar, é estreitar relacionamentos, permitindo uma conexão imediata do cliente com a empresa e vice-versa.
Além disso, esta é uma ótima estratégia a ser usada por empresas que desejam reduzir os custos operacionais e atingir um público mais amplo.
Agora você já sabe o que é um chatbot e qual o seu principal objetivo, vamos falar mais sobre sua parte prática e o porquê escolher esta estratégia. Para isso, reunimos alguns – dos muitos – benefícios do chatbot dentro de uma empresa.
Por que utilizar a ferramenta? 6 benefícios do chatbot!
Esse tipo de tecnologia – os chatbots, especialmente os de inteligência artificial, virou tendência nos últimos anos nos mais diversos cenários e objetivos organizacionais.
O chatbot dentro da empresa é uma das melhores formas de oferecer soluções rápidas ao seu cliente, sem exigir muito esforço ou gasto de tempo com filas de espera nos mais diversos canais.
Se você ainda tem dúvidas sobre este tipo de tecnologia, ou não se convenceu de o porquê utilizá-lo, reunimos 6 benefícios do chatbot para que você entenda ainda melhor como eles irão agregar em sua empresa. Confira!
1. Atendimento 24h por dia
Oferecer um atendimento em tempo integral para seu cliente é essencial e indispensável, pois é dessa forma que você mostra que se importa com ele e com sua jornada de compra. Além de claro, fidelizar sua marca e entregar uma experiência vantajosa para qualquer tipo de consumidor.
Contudo, manter uma equipe de funcionários trabalhando por todo esse tempo pesa no bolso de qualquer empresa e nem sempre é viável para seu tipo de operação.
Então para que esse desafio não se torne um empecilho e acabe com seus planos, o uso de chatbots é com certeza uma opção favorável para ajudá-lo na hora do atendimento, pois ele não precisa de turnos e descanso.
Dessa forma, sua empresa se torna disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano em todos os canais que julgar necessário.
2. Oferece respostas em tempo real
Ninguém gosta de esperar para ser atendido, porém, infelizmente isso continua a acontecer nos atendimentos.
Pense em uma jornada como cliente: depois de muito tempo de aguardo em filas de espera, quando finalmente chega a vez de ser atendido, o consumidor já está cansado e irritado e não tem muita paciência de explicar o motivo do contato, resultando em experiências extremamente negativas para relacionamento entre marca cliente.
A rotina das pessoas é ágil e rápida, não há tempo a perder e os clientes são ansiosos por respostas rápidas e precisas.
Pensando neste cenário, escolher utilizar um assistente virtual inteligente supre o desejo por respostas imediatas.
Com o chatbot as respostas vêm em segundos, não existe o conceito de fila de espera e a ferramenta é capaz de realizar vários atendimentos durante o mesmo tempo.
É claro que nem sempre o chatbot vai substituir o atendimento humano (e não é esse o objetivo), mas a tecnologia será capaz de filtrar as necessidades do cliente, dar agilidade e direcionamento para as mais diferentes demandas.
3. É uma tecnologia personalizável
O chatbot é uma ferramenta capaz de armazenar inúmeras informações com rapidez. Por isso, com este recurso é possível personalizar seus atendimentos, e tornar a experiência única para o cliente.
Ao considerar a estratégia mais adequada, você pode adaptar a linguagem do seu bot de acordo com o público-alvo que deseja atingir. Sendo assim, se seu negócio for voltado para gerações mais jovens por exemplo, a linguagem escolhida pode ser mais descontraída, se for para um público mais adulto a linguagem poderá ser mais instrutiva.
Dessa maneira escolhendo o tipo de tom voz certos, haverá uma conexão maior do seu público com a empresa.
Mais do que isso, o chatbot pode ser de fato uma personagem e ter a personalidade e tom de voz que sua marca deseja passar. Dessa forma, seu cliente se sentirá falando muito mais do que com um robô, mas com a personificação de sua empresa.
4. Aumenta a geração de leads
Gerar leads e captar negócios é essencial para as empresas, afinal, vender os produtos e serviços é objetivo de todo negócio, certo?
O chatbot pode também ser um grande aliado nesse momento e atráves da sua capacidade de realizar e aprender com as pesquisas do cliente, reunir dados e fornecer conteúdo adequado e personalizado para a empresa, ele é capaz de caminhar na jornada do cliente de forma a oferecer a melhor oferta em cada momento.
Sendo assim, ele atua na captura de dados de contato do usuário que permitem a empresa fazer uma conexão futura para oferecer outros tipos de serviços que podem ser de interesse do consumidor.
5. O chatbot está presente em diversos meios
Como já dissemos no início do artigo, o chatbot é capaz de atender por diferentes meios digitais ou até mesmo físicos, através de totens e outras experiências de autoatendimento.
Dessa forma, sua empresa ganha em visibilidade e pode atingir todos os públicos, onde e quando eles estiverem, agregando mais valor à sua marca.
Outro fato vantajoso, é que a partir do momento em que o chatbot atende por diversos meios, ele também poderá resolver diversos tipos de solicitações e objetivos e ter momentos e conversas diferentes de acordo com o que faça sentido para sua necessidade e seu público.
6. Aumenta a satisfação do cliente
Olhar a para satisfação e experiência do cliente é essencial e, a partir do momento que seu negócio se torna disponível, assertivo e personalizado para seu público, certamente a experiência será muito maior em toda a jornada percorrida pelo cliente.
Por isso, estes softwares de robôs inteligentes, ao funcionar como condutores de conversas e entregar conteúdos relevantes para o cliente, aumentam as chances de satisfação do público e de melhorias em seus indicadores importantes.
Escolha os benefícios do chatbot para seu negócio!
O processo de contato do cliente com a empresa é tão importante quanto adquirir o produto/serviço, afinal, o contato e experiência é um grande definidor se ele seguirá em sua jornada ou não.
Pensando nisso, ao investir em tecnologias e atendimento automatizado como chatbot muitos ganhos serão encontrados em seu negócio e em seus resultados.
Escolher implantar o chatbot na sua empresa é um investimento inteligente. Com ele você terá grande possibilidade de se destacar no mercado, além de oferecer o melhor tipo de atendimento para seu cliente.
É preciso se movimentar e entregar serviços de qualidade que tragam real valor tanto para seu cliente quanto para marca, e com atendimento digital, isso com certeza será realizado.
Ao aplicar esta estratégia de atendimento com inteligência artificial, você inovará sua prestação de serviço, e melhorará a comunicação com seu consumidor garantido que no futuro ele volte a contatá-lo.
Por isso, priorize a jornada do consumidor, entenda suas necessidades e garanta que seu atendimento ao cliente é capaz de oferecer interações únicas e diferenciadas com a ajuda da tecnologia.
O quanto você já conhecia sobre os benefícios do chatbot? Essas vantagens fazem sentido para seu cenário? Aproveite que você sabe mais sobre o tema e saiba ainda mais como um chatbot pode te ajudar em seu negócio!