Botões no Whatsapp: a empresa mais próxima do cliente!

Botões no whatsapp

O WhatsApp é dos canais de comunicação mais utilizados e importantes no Brasil atualmente e olhar para todas as possibilidades desse canal, desde conta comercial, automação, botões no WhatsApp, notificações, métricas e tantas outras oportunidades é fundamental para os negócios.

Atender via WhatsApp é um grande ganho, mas isso vai muito além de ter um número e responder mensagens e é preciso ter estratégias para que o canal seja capaz de oferecer experiências memoráveis aos seus clientes.

Você já está explorando toda a potencialidade desse canal e sabe como os botões no WhatsApp podem fortalecer a comunicação com seu cliente? Acompanhe!

O que são os botões no WhatsApp?

A comunicação via WhatsApp entre consumidores e empresas é cada vez mais comum e, sabendo dessa potencialidade, a empresa investe a cada tempos em atualizações e funcionalidades que tornem a experiência ainda mais positiva no canal.

Vale dizer que o aplicativo de mensagens já está presente em 99% dos smartphones no Brasil, sendo que 76% dos usuários brasileiros já utilizam o canal como modo de se comunicar com empresas e marcas.

Sendo assim, o WhatsApp Business e o API do WhatsApp Business a cada dia ganham mais possibilidades e os botões são uma delas disponíveis para as versões API. Esses são botões de respostas rápidas nas conversas, sendo mensagens interativas, personalizadas e ainda mais próximas do cliente.

Os botões no WhatsApp é uma funcionalidade disponível para os chatbots de atendimento, em que é possível configurar respostas prontas para seu público.

Se antes era possível utilizar apenas o formato de menus numéricos que é respondido pelo cliente de forma manual, é possível cada vez mais repensar as formas de comunicação aumentar a interatividade e assertividade com essa ferramenta.

Notificações e menu Whatsapp

Os botões no WhatsApp podem cumprir diferentes funções, como:

Botões de resposta rápida ou de reply

As empresas podem adicionar até três interações em formato de mensagens nessa opção. O objetivo aqui é melhorar a qualidade das conversas no bot tornando a experiência mais automatizada e rápida, evitando também erros de digitação.

Função Reply

Botões no WhatsApp de call-to-action

Nesta opção, as empresas poderão utilizar botões de call-to-actions, ou seja, chamadas para a ação. Aqui as empresas podem para encaminhar o cliente para um site, para demonstrações, solicitação de contato telefônico em um número escolhido ou para qualquer que seja o objetivo que faça sentido.

O objetivo desses botões no WhatsApp é aumentar a taxa de engajamento dos clientes com as notificações.

Função CTA
Facebook for Developers

Botões de lista de opções

Os botões no whatsApp de lista de opções incluem um menu em formato de lista com até 10 opções clicáveis. Com ele é torna-se possível oferecer ao usuário uma forma simples de fazer uma seleção quando se comunica com uma empresa.

Função Menu    Facebook for Developers

Por que os botões no WhatsApp melhoram seu atendimento?

Os botões são elementos diretos, simples e clicáveis que a empresa pode configurar para enviar aos usuários nas conversas. Com isso, sua interação com clientes fica direcionada e facilitada, afinal, os consumidores não precisam perder tempo em digitações e em simples cliques podem ter respostas necessárias com o negócio.

Ao utilizar essa opção em seu canal o negócio ganha em:

  • Agilidade de atendimento;
  • Experiência positiva para o consumidor;
  • Diminuição de erros de atendimento;
  • Aumenta o engajamento do público;
  • Torna a conversa mais eficaz;
  • Diminui erros de digitação e problemas de entendimento entre cliente e empresa;

Como utilizar botões e oferecer experiências diferenciadas?

Conhecer as funcionalidades do WhatsApp é um grande passo para utilizar sua ferramenta com todo seu leque de opções e, mais do que implementar, é preciso ter atenção e planejamento para que as experiências sejam realmente positivas para seu negócio. Confira algumas dicas essenciais!

Utilize soluções oficiais para atendimento via WhatsApp

Diferente do uso pessoal, em que basta baixar o aplicativo em seu celular e cadastrar o seu número, o WhatsApp empresarial conta com algumas regras e é preciso ter atenção ao seu uso.

E, para ter todas as opções e funcionalidades disponíveis, é preciso investir na API do WhatsApp. Para isso, é necessário ter parceiros licenciados e capacitados para fazer o trabalho de habilitações.

Existem muitas promessas de criação de WhatsApp API de forma gratuita, simples e rápida, mas é preciso ter muito cuidado pois, se essa configuração for feita de forma diferente às regras do Facebook, a empresa corre o risco de ter a conta banida do canal.

Para que isso não ocorra, conte com parceiros especializados, garanta a segurança dos dados da sua empresa e dos seus clientes e tenha implementações de sucesso.

Tenha atenção às regras do WhatsApp

Ter botões é uma excelente forma de engajar e de tornar mais fácil o contato com o cliente e o WhatsApp Business API permite o envio de notificações. Porém, é preciso ter cuidado com essa forma de comunicação pois o WhatsApp conta com regras rígidas para preservar a experiência do usuário e evitar SPAM feito por empresas.

Sendo assim, para tal envio, é necessário que o cliente aceite esse tipo de comunicação através de opt-in, que é uma espécie de termo de aceite e através dele o cliente declara que autoriza receber notificações através desse canal.

Diversas são as regras do canal e é preciso ter atenção a elas para que a empresa não tome punições com o uso da plataforma.

Faça testes

Para implementar uma nova funcionalidade é importante fazer testes para saber o que realmente dá certo ou não com o seu público. Por isso, não basta escrever em seus botões e não olhar mais para eles.

Faça testes e entenda o que faz mais sentido para cada ação e fluxo do seu usuário em sua jornada com a empresa.

Tenha boas chamadas

O botão não permite textos longos e é preciso ser direto para que seu usuário engaje e não tenha dificuldade de interagir com seu fluxo. Por isso, pense na construção do seu texto, redobre atenção com erros e dubiedades e seja o mais claro possível para seu usuário.

Mais do que isso, ofereça apenas opções realmente necessário e não complique seu fluxo, afinal, o grande objetivo dos botões no WhatsApp é ser direto e assertivo.

Não esqueça do atendimento humano

Ainda que o contato automatizado e inteligente por botões facilite a interação com o usuário, nem sempre eles serão suficientes e eles não podem ser a única opção para suas pessoas.

É preciso ter atendimento humano e oferecer essa alternativa caso o consumidor sinta essa necessidade. Ter pessoas é crucial para que seu atendimento resolva certas demandas e mantenha a experiência do cliente.

Os botões no WhatsApp são mais um ganho para as empresas e devem fazer parte da estratégia de comunicação, visando sempre a experiência do cliente. Você já conhecia essa possibilidade? Aproveite que sabe um pouco mais sobre ela e veja dicas para setores e boas práticas para utilizar essas funcionalidade com o e-book que preparamos para você!

Notificações e botões no whatsapp

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