Brand persona: o que é e por que é importante para seu chatbot?

A marca é o grande poder das empresas e ela não se trata apenas de logo, cores ou materiais e é preciso ir além, traçando personalidades e perfis de como os negócios querem se comunicar com seu público e é por isso que a brand persona é essencial.

Marcas consolidadas unem comunicação, significado, contexto, história e valores e quanto mais os consumidores acreditam, compartilham e se identificam com eles é que o relacionamento com o cliente tende a deslanchar.

Ter uma brand persona definida faz toda a diferença para os rumos e estratégias do negócio e te dá direcionamentos para uso de ferramentas, como seu chatbot. Você sabe o que é esse conceito? Conheça agora mesmo!

O que é brand persona?

A brand persona é uma estratégia de relacionamento com o consumidor através da personificação dos valores da marca, ou seja, trata-se da criação de fato de personagens que representam a linguagem, tom, voz e estilo do negócio.

Uma brand persona definida aproxima o público da organização, torna a relação mais humanizada, garante o mesmo tom utilizado nas comunicações e campanhas e personifica a essência do negócio.

É importante dizer que, muitas vezes, esse é um conceito confundido com a buyer persona e é preciso ter em mente que eles são estratégias diferentes dentro de uma estrutura de negócio.

A brand persona, nosso foco por aqui, é uma identidade que representa sua marca e estabelece comunicação com o público. Já buyer persona representa um personagem semifictício do seu consumidor ideal.

O que é preciso para planejar uma brand persona?

É importante pensar que sua brand persona deve ser criada visualizando uma pessoa real, ou seja, que tem sentimentos, emoções, estilos, ideias e personalidade e é essencial entender em como sua marca seria caso ela fosse, de fato, uma pessoa.

Para essa criação, é essencial olhar para os 4 itens para compor a personalidade de sua empresa:

Pilares da marca

Os pilares da marca são um resumo de palavras-chave que ajudam a descrever sua empresa e servem como um ponto de partida para o seu desenvolvimento.

Ou seja, é importante listar termos que descrevam como é o seu negócio e, durante o processo de construção, esses termos serão usados para checar o valor das atividades da marca e se ela não está se distanciando daquilo que ela se propôs a ser.

Esses pilares além de guiar sua brand persona vão te ajudar a direcionar todas as ações de marca para que sua empresa tenha uma fala única e que a represente em qualquer que seja sua comunicação.

Essência da marca

A essência da marca pode ser entendida como a característica que define a personalidade da empresa. Aqui, utilizam-se poucas palavras para descrever seu negócio e o que ele busca representar para o cliente.

A essência não tem a ver exatamente sobre categoria de produto ou itens técnicos, mas sim sobre o valor que ela quer passar para o cliente.

Promessa da marca

A promessa da marca é uma espécie de acordo entre empresa e consumidores, ou seja, é um valor agregado que descreve de forma subjetiva o que os clientes podem esperar com a compra dos itens ou serviços de um local.

Geralmente, as empresas seguem o modelo:

Promessa da marca = Prometemos (como o serviço/produto vai ser/fazer) + Target (que/ por meio de) + Resultado (o que vai ocorrer)

Declaração de missão

Por fim, com a declaração de missão você mostrará quais são os principais motivos para a empresa existir e ela auxilia a compreensão de como a marca deve agir e quais caminhos trilhar.

Ao ter planejado todos os pontos anteriores, é possível elaborar sua brand persona. Com todas as informações coletadas até aqui e importante descrever a marca e sua trajetória como ela de fato fosse um personagem e aqui é valido pensar em:

  • Tom de voz que seu negócio vai utilizar;
  • Se sua marca é feminina ou masculina;
  • Gírias que são ou não utilizadas;
  • Referências que usa ao falar;
  • Valores que vai representar;
  • Formas de comunicação para o cliente.

O que a brand persona tem a ver com o chatbot?

Legal, agora você sabe mais sobre brand persona e sua construção, mas o que isso tem a ver com sua tecnologia? Tudo!

Ter um chatbot é muito mais do que criar perguntas e respostas padrão para os clientes, mas sim humanizar a marca e ter uma personalidade que de fato faça sentido para seu negócio.

O chatbot, por mais que seja um robô, precisa de personalidade para se comunicar com os usuários, repassar valores e ser o representante da marca e a brand persona é exatamente sobre isso.

Se uma empresa tem uma brand persona definida, muito mais fácil ela criar o seu robô, afinal, toda a personalização já está pronta e pensada, faz sentido?

A personalidade do chatbot ajuda com que as pessoas se sintam mais próximas da marca e não se vejam conversando apenas com robôs, o que melhora sua experiência, dá naturalidade nas interações e faz com que a satisfação do cliente seja cada vez maior com uma marca.

Além de todos os pontos que citamos até então, para uma boa personalização de chatbot é importante pensar nos seus objetivos, no público que ele vai atingir, nos aspectos visuais que ele irá ter, na sua linguagem e conteúdo, tom de voz e, claro, representação de fato da marca como uma pessoa.

Ter uma brand persona é essencial para se comunicar com o público, ter direcionamentos de estratégias e melhores resultados com a experiência que a marca oferece para o consumidor.

Sua marca já definiu sua personalidade? Aproveite que sabe mais sobre brand persona e como ela tem relação com chatbot e entenda ainda melhor como criar o seu robô inteligente e ter sucesso em suas etapas de automação!

Como criar um chatbot e pensar em brand persona

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