Certamente um dos principais objetivos e metas das empresas é entregar seus serviços ou produtos, certo? Para isso, mais do que vender para clientes recorrentes, é importante ter estratégias de como aumentar suas vendas e conquistar cada vez mais público.
É claro que vender depende de diversos fatores desde qualidade dos produtos/serviços, preços, distribuição, divulgação, atendimento, colaboradores capacitados e uma extensa gama de processos e estratégias.
E para que esse processo seja ainda mais simplificado e assertivo dentro dos negócios, é importante contar com tecnologias e ferramentas que façam com que as vendas cheguem ainda mais em sua organização.
Pensando nisso, você já refletiu sobre como um chatbot pode ser um grande aliado nesse processo? Diferente do que muitos pensam, esses robôs não servem apenas para fazer simples atendimentos e podem ser implementados em diversas estratégias e setores.
Para e ajudar a entender melhor sobre essas possibilidades, vamos falar mais sobre o chatbot e te dar alguns insights sobre como aumentas suas vendas com essa ferramenta. Acompanhe!
O que é um chatbot?
Antes de falar de falar sobre como aumentar suas vendas com chatbot, é importante que você entenda mais sobre essa ferramenta e seus objetivos. Os chatbots são softwares de perguntas e respostas baseados em perguntas ou em inteligência artificial capazes de manter uma conversa com usuários.
Sendo assim, esses robôs são pré-configurados para receberem dúvidas, demandas e necessidades das empresas e são capazes de manter uma conversa e oferecer respostas e soluções de forma ágil e mais assertiva possível.
Muitos pensam que os chatbots servem apenas para atendimento ao cliente e dúvidas recorrentes, mas há um grande potencial nessa ferramenta que pode ser explorado e ele pode ser um grande aliado em diversos setores como cobrança, vendas, marketing ou até mesmo educação corporativa.
Ou seja, esses robôs fazem parte das estratégias de negócio e podem atuar nos mais diferentes setores para agilizar demandas, aproximar clientes do negócio e fortalecer a experiência do público.
É importante também dizer que os chatbots não são restritos os sites das empresas e eles são uma ferramenta independente que podem ser integrados a diversas plataformas como site, redes sociais, lojas virtuais, canais de mensagem como WhatsApp, Telegram, Apple Business Chat, entre outros.
Como são estruturas personalizáveis, é totalmente viável desenhar um robô que tenha a ver com perfil da marca e que sirva para as necessidades dos clientes e é por isso que um chatbot pode ser um aliado quando pensamos em como aumentas suas vendas.
Como aumentar suas vendas com chatbot? 6 funções que o robô pode oferecer para o negócio!
Como sabemos, as vendas movem os negócios. Mesmo que a relação com o cliente seja muito além de financeira e seja essencial traçar estratégias para experiência e relacionamento, é preciso ter um fluxo saudável de vendas para que a organização tenha capacidade de se manter.
Diversas são as metodologias utilizadas dentro de um processo de vendas, mas de forma genérica vamos pensar sobre um ciclo de atração, prospecção, qualificação, apresentação e fechamento e pós-venda.
Você já imaginou como um chatbot pode atuar nesses momentos e ser importante para suas vendas? Pois bem, a ferramenta pode ser utilizada nos mais diferentes pontos da jornada, sendo um grande aliado aos seus vendedores, consultores e processos.
Pensando nesse fluxo de vendas, separamos algumas funcionalidades e possibilidades que o chatbot é capaz de atuar para que você entenda de forma prática como aumentar suas vendas com a ferramenta.
1. Captação de leads
A captação de leads, ou seja, de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços é essencial para as vendas e marketing e é preciso ter estratégias para não perder as pessoas que visitam sua marca, independente de qual seja o canal.
Com um chatbot é possível que seu negócio ofereça conteúdos de forma relevante e personalizada e crie ações para captar dados importantes para que seu processo de prospecção se inicie com ainda mais informações sobre o possível cliente.
Ou seja, mais do que apenas contar com formulários para ser preenchidos, ao ter uma conversa interativa e não tão formal, mais simples para que o público se engaje e entregue informações sobre ele e suas necessidades de acordo com o que é relevante para seu processo.
2. Abordagem proativas e envio de ofertas personalizadas
Se a empresa conta com dados do consumidor e sabe mais sobre sua necessidade e momento da jornada de compra, é possível fazer abordagens proativas e incentivar a conversão com o envio de ofertas e promoções personalizadas.
Isto é, é a hora de usar o chatbot para apresentar suas soluções para o cliente durante sua interação com a empresa e fazer com que ele perceba que precisa de seu produto/serviço.
Vale lembrar que isso é muito mais do que enviar cardápios e catálogos, mas sim utilizar a inteligência artificial para reunir dados e perfis e oferecer soluções de fato personalizadas para que a experiência não seja comprometida.
Nesse ponto, é preciso ter atenção às regras das plataformas. O WhatsApp, por exemplo, permite o envio de notificação proativas de empresas para clientes desde que elas sigam regras e que o consumidor tenha dado o opt-in, ou seja, aceite receber esse tipo de comunicação.
3. Vendas e conversões
Dependendo do seu produto/serviço, o chatbot pode atuar de fato na venda. Canais como Apple Business Chat, por exemplo, possuem a funcionalidade de receber pagamentos pela plataforma e de forma simples e rápida sua empresa pode fazer vendas dentro dos chats.
Em canais em que isso não é possível, o chatbot pode redirecionar o cliente para página de pagamento, facilitando o processo e evitando a perda de clientes nesse momento crucial para as vendas.
É claro que essa funcionalidade não dá certo em todos os negócios, afinal, muitos produtos/serviços precisam dos profissionais de vendas para guiarem os clientes, fazer apresentações e tratar um processo de proposta e fechamento.
Porém, para produtos em que o cliente segue na jornada de forma quase individual, por que não contar com a ajuda da automação para também vender os seus serviços?
4. Pós-venda e suporte
Quando as compras são feitas online, é natural que os clientes voltem aos sites para encontrar o andamento da entrega ou até mesmo tirar dúvidas após o recebimento, certo?
A venda não acaba no momento da compra e é preciso que seu processo seja estruturado também para o pós-venda, afinal, aqui seu cliente vai avaliar a experiência e definir se retorna ou não para seu negócio.
Dito isso, o chatbot pode ser um grande aliado para responder essas dúvidas, enviar boletos, dar atualizações de compra e oferecer suporte anterior ao atendimento humano, atuando de forma ágil e direcionada para o público.
5. Pesquisas e fidelização
O pós-venda é um momento de fidelização e olhar para pesquisas e relacionamento é crucial aqui. Com o chatbot, sua empresa pode enviar pesquisas como NPS, CSAT ou CES, por exemplo, após as interações e coletar feedbacks dos seus clientes.
Além disso, independente da plataforma que você escolher, o chatbot pode trabalhar na nutrição dos seus leads com foco fidelização dos clientes e claro, recompras.
6. Recompra
Uma das possibilidades ao entender como aumentar suas vendas com chatbot é sobre a forma que a automação pode te ajudar a fazer com que o cliente siga em uma jornada contínua de compra, ou seja, se fidelize e retorne para a empresa.
Ao entender o perfil do seu consumidor e oferecer uma boa experiência, é possível que esse queira comprar novamente com você e seu chatbot pode oferecer a recompra no momento ideal.
Imagine que seu negócio vende produtos ou serviços que contam com recorrência ou com possibilidades de up-sell e cross-sell. É possível que seu chatbot envie conteúdos e ofertas direcionadas, estimulando o consumo recorrente com sua marca.
Benefícios do chatbot para vendas
Ao olhar – algumas – das funcionalidades que um robô pode oferecer para seu setor de vendas, já deu para entender muitos dos seus benefícios, não é mesmo? Mas para que essa ferramenta faça ainda mais sentido para seu negócio, confira mais vantagens que podem ser obtidas com seu uso!
Agilidade e disponibilidade
Os clientes esperam agilidade para respostas em suas demandas e não se pode perder vendas por falta de disponibilidade, não é mesmo?
Nem sempre sua empresa terá equipes disponíveis 24 horas para a jornada de compras, mas com a adoção do chatbot isso deixa de ser um problema.
Por ser uma tecnologia que não depende de filas de espera e de pessoas em sua operação, o chatbot está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, seu negócio pode ser um contato na agenda do cliente e nunca o deixará sem resposta.
E claro, mesmo que a automatização não seja suficiente para a demanda do cliente e seja necessário repassar para um atendente humano, toda a triagem será feita pela sua ferramenta, agilizando os processos para que seus operadores sejam certeiros.
Coleta de dados eficiente
O chatbot para vendas é uma ótima forma de coletar dados do cliente sem grandes dificuldades, afinal, ninguém quer preencher diversas vezes seus dados para concluir compras, não é mesmo?
Com a coleta de dados do chatbot e uma estratégia omnichannel por trás de sua estrutura, os dados ficam salvos e são essenciais para seus times manterem um fluxo de prospecção e nutrição, conhecendo as reais necessidades do seu cliente.
Personalização
Com inteligência artificial e boas estratégias no desenho do chatbot, sua ferramenta é capaz de personalizar as comunicações e oferecer soluções adequadas para seu cliente de acordo com seu momento de compra.
Como dissemos, não adianta apenas oferecer qualquer produto que está na promoção, mas sim o que de fato faz sentido para seu cliente em sua jornada com a empresa.
Satisfação e experiência do cliente
Olhar para experiência do cliente deve ser um dos grandes objetivos a ser alcançado ao implementar qualquer estratégia, certo? O chatbot dá grandes ganhos nessa satisfação!
Ao ter um serviço disponível e personalizado, os clientes se sentem mais próximos da empresa e melhor é sua percepção com a marca em qualquer momento da interação.
Redução de perdas e aumento de ganhos
Investir em chatbot é uma forma de reduzir perdas e custos e claro, de aumentar seus ganhos, afinal, ele passa a ser uma ferramenta no seu processo de vendas.
Com a ajuda do robô é possível aumentar a retenção do seu negócio e perder menos clientes em momentos de decisão, por exemplo.
Mais do que isso, eles são essenciais para repassar informações iniciais para seus times de venda, reduzindo o tempo dos colaboradores com a coleta de dados simples e prospecção inicial do consumidor.
É preciso ressaltar que um chatbot não substitui suas pessoas e não é um concorrente para seus colaboradores. A ferramenta é um grande auxílio para o processo diário, mas ter pessoas capacitadas para atender, receber e vender para seu público é essencial.
Com toda essa reunião de funcionalidades e benefícios, deu para entender e visualizar mais sobre como aumentar suas vendas com chatbot, não é mesmo?
Ter tecnologia e ferramentas em seus processos é um grande ganho que agiliza demandas e faz com que seus colaboradores foquem ainda mais em estratégias e resultados.
Olhar para chatbot além de atendimento faz toda a diferença e pode colocar seu negócio um degrau acima dos concorrentes e te destacar no mercado!
Agora que você sabe mais sobre como aumentar suas vendas com chatbot, que tal entender como esse processo pode ocorrer de forma personalizada em seu negócio? Fale com um de nossos especialistas e vamos desenhar sua estratégia!