Como criar Instagram para empresas, como atender bem nessa e em outras redes, como metrificar suas ações e muitas outras são as perguntas comuns possibilidades de canais e redes sociais disponíveis para que as empresas se aproximem de seus clientes.
Mesmo que os consumidores estejam cada vez mais conectados, muitas redes, canais de comunicação e atendimento digital ainda são dúvidas para as empresas e ter olhar para elas é fundamental para o crescimento de seus negócios.
Como sua empresa está olhando para redes sociais e explorando todo o potencial que elas podem oferecer? Vamos falar mais sobre como criar Instagram para empresas e como usar de forma positiva para seu negócio, acompanhe!
O que é o Instagram para Empresas?
Assim como o Facebook, WhatsApp ou LinkedIn, por exemplo, que contam com opções Business, o Instagram também oferece essa possibilidade e é um conjunto de ferramentas que permite que negócios tenham perfil comercial, façam anúncios e acesses dados dos seguidores na rede social.
Esse tipo de uso na rede não é uma novidade e há anos é explorado pelas empresas e justamente ao notar esse uso e interesse comercial na rede, o Instagram cada vez mais tem ampliado suas ferramentas e opções para os negócios.
Se antes o Instagram era apenas uma rede para imagens e amigos, cada vez mais ela se torna comercial e atua como uma plataforma de vendas e atendimento.
Segundo dados internos da rede, 90% das pessoas seguem pelo menos uma empresa no Instagram. Já segundo uma pesquisa do Facebook, a “Project Instagram”, pelo menos 50% das pessoas ficam mais interessadas em uma marca quando veem seus anúncios no Instagram.
Ao olhar para dados como esse e entender o uso do seu público nessa rede social podemos dizer que o Instagram Business é benéfico em diversos pontos, como:
- Dá visibilidade para marca;
- Dados para que a empresa conheça seu público;
- Torna o negócio mais próximo e interativo com seu cliente;
- Permite diversos tipos de conteúdo;
- Possibilita vendas e facilita o processo de compra;
- É mais um canal para o atendimento digital.
Como criar o Instagram para empresas e se diferenciar na rede?
Como dissemos, o Instagram para Empresas é um grande canal e possibilidade para sua marca atingir público, se diferenciar no mercado e ter diferentes estratégias em canais digitais, desde vendas, atendimento, marketing, entre outras.
Para isso, utilizar o perfil comercial e ter estrutura para ele é essencial e algumas dicas não podem ser deixadas de lado.
Tenha uma conta comercial
Pode parecer uma dica simples e boba, mas ter o perfil comercial é o primeiro passo para criar o Instagram para empresas e ter de fato estratégias de negócio. É através dessa possibilidade que diversas métricas, ações, botões, anúncios, vendas e integrações poderão ser feitas.
Criar o Instagram para empresas é extremamente simples: caso você já possua uma conta (ela precisa ser pública), basta clicar em “conta” e selecionar a opção “mudar para conta comercial” e escolher uma categoria para seu perfil de negócio.
Caso você ainda não esteja presente no Instagram e quer começar agora com seu negócio, crie desde o princípio sua conta comercial.
Se apresente para seu público
O Instagram Business permite que a empresa dê descrições sobre ela, crie botões e formas de contato, destaques com imagens, vídeos e guia visuais para que as pessoas se engajem e se interessem ainda mais.
Portanto, isso não pode ser deixado de lado e a descrição deve realmente refletir o seu negócio. Lembre-se que o Instagram é uma espécie de cartão de visitas e é preciso que ela ofereça gatilhos para que o consumidor continue em sua navegação e jornada com sua marca.
Trabalhe com chamadas de impacto, utilize informações e não se esqueça dos contatos e links para seu site ou qualquer que seja a plataforma que você deseja direcionar o seu usuário.
Faça um bom planejamento de posts
O Instagram é uma rede com muitas pessoas, sejam consumidores ou empresas, e é preciso se planejar para se destacar e se diferenciar. Tenha claro qual é a proposta do seu negócio e o que se quer oferecer nesse canal e tenha planejamento sobre a comunicação que é repassada por ele.
Mais do que pensar em datas e horários de posts, entenda qual conteúdo melhor conversa com suas pessoas, faça testes, mantenha o formato e tom de voz da empresa como em outras redes e busque oferecer conteúdos relevantes.
Tenha atenção para que sua imagem seja a mais clara e direta possível para o consumidor para que ruídos sejam evitados e para não causar frustrações e experiências negativas para seu público.
Utilize os dados do Instagram Business
Conhecer o público é essencial para traçar estratégias para sua empresa e através dessa rede é possível captar informações importantes para seu negócio. Colete métricas, entenda quem são seus seguidores, quais são suas ações com a marca e como se relacionam com o negócio.
Ter dados faz com que sua estratégia fique de fato relevante e mais próxima do sucesso, afinal, é preciso saber com quem se fala para falar, certo?
Tenha estratégia para o atendimento
É natural que as pessoas entrem no perfil de marcas e façam perguntas, tirem dúvidas e busquem por informações sobre o negócio, seja nas mensagens diretas ou até mesmo em comentários dos conteúdos publicados.
Assim como outra rede, o Instagram também pode ser um canal de atendimento digital e é preciso ter estratégia para não deixar suas pessoas falando sozinhas, gerando experiências negativas.
Desenhe uma estratégia de atendimento nessa rede e entenda qual seu objetivo por lá. Vale a pena traçar as principais dúvidas recebidas e ter uma espécie de perguntas frequentes em seus destaques, mas lembre-se que nem sempre esse tipo de autoatendimento faz sentido para o cliente e é preciso responder suas pessoas.
Para isso, se seu negócio recebe um alto volume de demandas, pode ser interessante olhar para a API do Instagram. Essa é uma ferramenta recém-lançada pelo Instagram justamente pela necessidade e alta demanda das empresas em suas interações com o cliente.
Com API, a mesma utilizada pelo Facebook Messenger, é possível que o Instagram utilize também chatbot em suas DM, as mensagens diretas no canal. Com isso, a comunicação torna-se muita mais escalável, ágil e passa de fato a fazer parte de sua estratégia omnichannel.
Ao utilizar a API, seu negócio pode integrar mais esse canal digital às suas plataformas e as demandas passam a fazer parte do fluxo de trabalho, tornando as conversas ainda mais significativas e com experiências para os clientes.
Determine regras para seu atendimento no Instagram
Não basta apenas criar estratégias, é preciso criar também regras para seu atendimento para garantir que os clientes realmente tenham respostas e demandas resolvidas.
Para isso, estabeleça um SLA com a sua equipe de atendimento e guie suas ações por ordem de prioridade ou complexidade.
Deixar as pessoas sem respostas e acompanhamento é um grande erro e isso não pode fazer parte do seu atendimento em qualquer que seja a rede.
Personalize e humanize
Seja com estratégias criadas via API ou não, é preciso que a humanização seja parte da experiência entregue para seu cliente. As pessoas não querem falar com robôs ou pessoas completamente distantes de sua realidade, mas sim se sentir ouvida, conhecida e acolhida pelas empresas.
Utilize tom próximo e linguagem que faça sentido para seu público, chame suas pessoas para a conversa, tenha um posicionamento empático e escuta ativa e trate seus consumidores de forma individual, mesmo com ações e estratégias complexas em seu fluxo de trabalho.
Treine seus colaboradores
Com o uso de diversos canais digitais é preciso que o colaborador esteja preparado para receber seu cliente e oferecer a mesma experiência, independente do canal. Para isso, é preciso que ele conheça bem do negócio e da estrutura e é aí que entram os treinamentos, suporte e base de conhecimento.
É crucial treinar seus colaboradores para que eles conheçam sobre as tecnologias utilizadas e estratégias definidas. Vale dizer que isso não é apenas sobre um treinamento sobre Instagram, mas sim sobre uma jornada de conhecimento que faz com que seus operadores de atendimento estejam sempre caminhando para evolução.
E, mais do que ações de treinamento é importante investir em base de conhecimento para o trabalho. A base de conhecimento é a reunião de suas documentações, informações, guias e estratégias de forma contextualizada e pronta para seu utilizada dentro do negócio, em qualquer que seja o canal que o colaborador está atendendo.
Ter essa estratégia faz toda a diferença para que os profissionais encontrem suas dúvidas e mantenham a agilidade do atendimento.
Olhar para a forma de criar o Instagram para empresas e desenvolver sua estratégia nesse canal é essencial para o consumidor 5.0 e todas as suas necessidades e é preciso que os negócios não fiquem de fora das possibilidades que as redes oferecem.
Conhecer sobre canais, ferramentas, integrações, dados e formas de se comunicar com seu cliente é essencial e não pode ficar para depois em seu negócio. Sua empresa já tem uma conta no Instagram? O quanto seu negócio de fato olha para ela? Aproveite que sabe mais como criar um Instagram para empresas e saiba ainda mais sobre o atendimento em redes sociais!