Toda estratégia de gestão de conhecimento com e-learning necessita de um ponto de partida: saber como gravar videoaulas de treinamentos online, e depois, entender como disponibilizá-las da melhor maneira.
Vamos lembrar alguns benefícios de ter videoaulas gravadas para treinar suas equipes:
- Diminui o tempo de ramp-up;
- Cursos personalizados;
- Disponibilidade de 24h;
- Utiliza menos recursos para fazer treinamentos;
- Reduz custos de treinamento.
Vai investir na gestão de conhecimento baseada em treinamentos online e não sabe por onde começar? Veja agora mesmo dicas práticas de como produzir, gravar e editar seus conteúdos em vídeo!
Como gravar videoaulas para treinamento: pré-produção e equipamentos
Os primeiros passos antes de gravar os vídeos que vão integrar os seus treinamentos ou ramp-ups é planejar o roteiro e quais os recursos necessários para a captação das imagens e do áudio, organizar o cenário e otimizar a iluminação. Vamos ver cada um desses tópicos no detalhe:
Roteiro e mensagem
A primeira coisa que devemos fazer é pensar nos roteiros dos vídeos que queremos gravar, sejam eles de treinamentos gerais ou ramp-ups.
Existe, diversos tipos de roteiro para seguir, mas no início, você pode começar colocando todos os tópicos que deseja abordar durante seu vídeo. Assim, você vai ter um guia para te ajudar a gravar o seu conteúdo.
Câmera e microfones
Quais os melhores dispositivos? Será que posso gravar com celular ou webcam? Como não extrapolar nos gastos e mesmo assim ter um bom resultado? São algumas perguntas que passam pela mente.
Quando o assunto é captação de áudio e vídeo, temos algumas opções de acordo com o contexto, realidade e orçamento de cada empresa. Vamos a algumas opções:
Para economizar
Para quem deseja economizar é possível utilizar um smartphone para gravar o áudio e o vídeo. Ou ainda, é possível utilizar as webcams e microfones dos computadores.
Mas é importante lembrar que a qualidade da captação vai depender bastante do aparelho utilizado. É claro que os modelos mais tops de linha vão performar melhor, porém, é possível conseguir uma qualidade razoável com equipamentos mais básicos.
Melhor qualidade
Agora, se você tem um orçamento maior para este projeto e o que você quer priorizar é a qualidade, é bacana investir em câmeras e microfones semiprofissionais ou profissionais para gravação.
O preço médio das câmeras semiprofissionais vai de R$ 4 mil, e as linhas profissionais podem ser encontradas a partir de R$ 5 mil.
Aqui vão algumas dicas para escolher a melhor câmera:
- Prefira as digitais, são mais fácies e práticas de usar;
- Escolha um modelo com visor maleável para facilitar o trabalho solo;
- Verifique se a câmera tem a possibilidade de realizar transmissões para o computador;
- Prefira uma câmera que faça vídeos e fotos, assim, você poderá utilizar para as duas finalidades.
Montagem de cenário e iluminação
O cenário e a iluminação são elementos chave da composição de um vídeo. Eles são responsáveis por deixar o conteúdo mais visualmente bonitos e, sendo assim, mais convidativos para serem assistidos.
Pense em um background para servir de base para todos os vídeos. Preferencialmente, ele deve ser visualmente limpo e neutro para não gerar distrações do conteúdo apresentado.
O espaço destinado a gravação das aulas em vídeo deve ser o mais confortável, silencioso e iluminado possível, para que nem os barulhos e nem a falta ou o excesso de luz prejudique a aprendizagem.
Tripés
Pode parecer que não, mas ter um tripé vai facilitar e muito sua rotina de gravação. Isso porque esse acessório pode ser utilizado para algumas finalidades, principalmente, manter a câmera estável e apoiar a iluminação.
Mas atenção, o tripé deve ser compatível com a sua câmera ou iluminação utilizada. Além disso, deve ter o tamanho correto de extensão, ou seja, curto para apoiar em mesas e longo para o chão.
Agora que já vimos as questões fundamentais da pré-produção de como gravar videoaulas, vamos ver agora como fazer a produção de um vídeo.
Como criar vídeos para e-learning: escolhendo o formato
Você já tem as trilhas e conteúdos planejados e os equipamentos escolhidos. O próximo passo ideal é decidir qual é o melhor formato de vídeo para a sua estratégia de fast learning.
Para te ajudar com essa tarefa, trouxemos três formatos fáceis de como gravar videoaulas: vídeo com slides, screencasting e animações.
Vídeo com slides
Uma das principais ferramentas utilizadas para uma exposição de treinamento ou de ramp-up, geralmente, são os slides. Então, uma das formas de disponibilizar suas videoaulas é gravá-las no formato de slides narrados.
Assim, você pode realizar sua apresentação normalmente enquanto grava um vídeo com a webcam. Vai ficar mais ou menos assim:
Para isso você vai precisar:
- Escolher qual a ferramenta de slides, como o PowerPoint, Google Slides ou Canva;
- Colocar as imagens, gráficos e textos necessários;
- Criar uma narrativa para cada slide;
- Deixar um espaço vazio em cada slide destinado a exibir a sua câmera.
Mas, agora onde gravar a sua aula com os slides?
Existem várias ferramentas que podem te ajudar nesse caso, a que nós indicamos é o OBS Studio que está disponível para Windows, iOS e Linux. Ele é um app gratuito, intuitivo e possibilita essa gravação de vídeo com slides.
Screencasting
Agora, se você deseja gravar as suas videoaulas sem que haja alguém aparecendo no vídeo, uma ótima ideia é fazer no formato de screencasting:
Consiste em gravar a tela do computador ou dispositivo móvel enquanto utiliza a narração captada em áudio.
Dessa forma, você consegue ter uma liberdade para mostrar slides, demonstrar aplicativos e softwares, documentos, entre outros arquivos necessários para as rotinas das suas equipes.
Para gravar você só vai precisar de um microfone e de algum conteúdo para apresentar na tela. Simples e dinâmico assim!
Entre as tecnologias que você pode utilizar podemos citar: OBS Studio, Camstasia, QuickTime (para Mac).
Animações com narração
As animações e os desenhos em quadros branco, também são ótimas formas para gravar uma videoaula para os seus treinamentos, principalmente, por serem dinâmicas e visualmente atraentes.
Suas equipes podem aprender de uma forma mais dinâmica e divertida assistindo aos vídeos em animação!
Existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa tarefa, como por exemplo, Draw Cartoons 2 – Animated Video Maker, FlipaClip, Sticky Nodes Stickman Animador, entre outros.
Em todos esses formatos, tente incluir uma explicação narrada com legendas, o que além de proporcionar uma compreensão maior também ajudam em deixar seu treinamento mais inclusivo.
Como gravar videoaulas para treinamento: o dia da gravação
Tudo certo com a pré-produção e chega o dia de gravar seus treinamentos. O que fazer no dia da produção? É o que vamos ver agora!
Tenha um checklist em mãos
É bacana ter um checklist em mãos no dia da gravação dos seus vídeos de treinamento. Com ele você pode controlar o passo o passo dos processos e não perder tempo na tarefa.
Seu checklist pode conter os equipamentos que vão ser utilizados, qual o cenário escolhido, a iluminação, o contato de fornecedores ou de pessoas que vão auxiliar na gravação, entre outros pontos importantes.
Faça testes
Se você for gravar as suas videoaulas, ou até mesmo se for delegar essa tarefa, é importante que sejam feitos testes de áudio e voz momentos antes da gravação.
Assim, você se certifica que todos os equipamentos estão em bom funcionamento e que isso não vai te atrapalhar a produzir o conteúdo.
Capte o áudio e o vídeo
Agora é só captar o áudio e o vídeo das suas vídeo aulas, seguindo o formato, os tópicos e o roteiro definido previamente.
Se for você mesmo o responsável por aparecer nos vídeos, é importante:
- Focar em impostar bem a voz;
- Enfatizar pontos chave nas frases;
- Transmitir segurança na fala e no olhar;
- E se possível, olhar para câmera o máximo possível.
Como gravar videoaulas de treinamento: edição fácil de vídeos
Agora que você já tem seus vídeos de treinamento gravados, você ainda pode utilizar algumas ferramentas para edição rápida para melhorar o conteúdo, como por exemplo: cortar algum erro, inserir vinheta, aumentar o ganho da voz, entre outros.
É sempre possível contratar um profissional da área para fazer esses ajustes. Porém, se você deseja reduzir custos e fazer a edição por conta própria, algumas ferramentas podem ser usadas, como: Kdenlive, Shotcut, DaVinci Resolve, Wisecut, Final Cut Por X, iMovie, entre outros.
Onde armazenar os treinamentos gravados?
Agora que você já tem conteúdo dinâmico, bem gravado e que vai economizar muito tempo na hora de treinar seus colaboradores, onde deixar os vídeos?
Deixá-los em pastas dispersas na rede ou na nuvem pode não ser a melhor forma de fazer a gestão desses valiosos documentos. Afinal, eles podem ser perdidos facilmente
Outra problemática de deixar os treinamentos soltos em pastas é a falta de indicadores e métricas para acompanhar o desempenho e o acesso dos seus funcionários.
Para contornar esses problemas, só buscando por uma plataforma de LMS que hospeda todos os seus conteúdos online, seja de áudio, vídeo, texto, imagem, infográfico, entre outros.
Porém, as rotinas das equipes de vendas, atendimento, suporte, help desk, entre outras, exigem mais do que apenas um lugar para hospedar os vídeos. Afinal, fazer a gestão do conhecimento em uma empresa com diversos departamentos necessite comunicar e engajar, para além de capacitar.
É necessário olhar para questões de:
- Indicadores e métricas de desempenho;
- Social learning;
- Base de conhecimento de fácil organização;
- Gamificação para engajar os colaboradores;
- Personalização dos campos da plataforma para atender às suas demandas específicas.
Disponibilize seus treinamentos na plataforma que faz gestão do conhecimento!
Gravar e disponibilizar seus treinamentos em formato de videoaulas no e-learning é uma forma de economizar tempo, dinheiro e recursos operacionais.
Porém, é necessário buscar por uma ferramenta que te auxilie no processo de distribuição do conteúdo de forma efetiva, sendo completa: desde a disponibilização do conteúdo até a medição da aderência e do desempenho dos funcionários.
A XGEN tem mais de 20 anos de experiência de mercado, e junto com seus parceiros, trabalha para construir uma plataforma de comunicação digital integrada que alia automação com IA, omnichannel e gestão do conhecimento de forma 100% personalizada.
Pare de perder tempo e dinheiro com treinamentos à moda antiga e comece a disponibilizar suas videoaulas de treinamento na plataforma que faz gestão do conhecimento de ponta a ponta.
Por isso, ao escolher a melhor plataforma de gestão do conhecimento, não pense duas vezes. Tudo em um? Só na XGEN!