O mundo está vivenciando uma recessão econômica, fato este que está preocupando muitos empresários no Brasil. É preciso, então, que as empresas passem a adotar medidas de otimização de gastos e de redução de custos. Por isso, vamos abordar um tópico importante para o momento: como reduzir os custos operacionais com chatbot para empresas.
De acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI), estamos à beira de experienciar uma crise mundial em 2023. Estima-se que haja uma desaceleração econômica de 2,7%. A inflação mundial deve ficar em torno de 6,5%, caindo 2,3% em relação ao ano passado.
No Brasil, o dólar anda operando com pequenas oscilações, a expectativa é que ao final de 2023 o dólar esteja em alta, custando em torno de R$ 5,30, de acordo com a Valor Investe.
Nesse sentido, algumas medidas podem ser tomadas para economizar e agilizar o relacionamento com o cliente, sem perder a qualidade e o foco na experiência do consumidor.
Como a questão da dedução de gastos é uma preocupação iminente, também nas áreas de atendimento, vendas, SAC e suporte, vamos descobrir como reduzir os custos operacionais com chatbot para empresas.
Boa leitura!
Quanto custa atender as pessoas?
Quando falamos em operações de atendimento ao cliente, service desk, vendas, cobrança e comunicação interna, o que mais nos chama a atenção é a quantidade de gastos atrelado.
Pode parecer que não, mas você sabe o quanto custa ter um setor dedicado a atender e falar com as pessoas? Alguns desses gastos podem estar relacionados à:
- Salário das pessoas nas equipes
- Extras noturnos (para equipes disponíveis 24h)
- Mensalidades de ferramentas
- Despesas de infraestrutura
- Custos com o treinamento dos profissionais
Por conta da complexidade dos processos envolvidos nessas áreas, somado ao momento de recessão econômica que vivemos, é natural que haja um cuidado maior com a otimização de custos.
E é para te ajudar nessa missão de economizar em gastos que podemos trazer o chatbot para empresas. Vamos ver o que as mensagens instantâneas têm a ver com a redução de custos operacionais!
O que chatbot tem a ver com redução de custos?
Desde a transformação digital do atendimento ao cliente, o chatbot tornou-se uma das tecnologias mais utilizadas. Resumindo, podemos dizer que
O chatbot é um software que trabalha e gerencia troca de mensagens e, é programado para simular conversas humanas e compreender intenções.
Mas, onde aplicar os chatbots? Essa tecnologia pode estar presente em diferentes áreas de uma empresa, dentre elas: atendimento ao cliente, service desk, vendas, cobrança e comunicação interna.
Podemos facilmente citar alguns dos benefícios dos bots de conversa, como por exemplo:
- Facilitar e agilizar a comunicação
- Criar boas experiências
- Personalizar as interações
- Fortalece a marca
- Reduzir os custos de operação
Mas a questão, como o chatbot pode contribuir para uma redução de custos operacionais? É o que vamos ver agora mesmo!
Manter equipes otimizadas
Os robôs não vão tomar o lugar dos profissionais de atendimento, suporte, vendas ou service desk, muito pelo contrário, é uma tecnologia que muito tem a contribuir com a rotina dessas equipes.
Assim, os robôs inteligentes podem responder a dúvidas mais comuns e frequentes, enquanto os seres humanos ficam encarregados de cuidar de casos mais complexos ou espinhosos.
Porém, é claro que os robôs conseguem atender milhares de usuários ao mesmo tempo, o que diminui a necessidade de equipes gigantescas. Assim, os chatbots ajudam a manter equipes menores e mais otimizadas.
Diminuir o custo por atendimento
Acabamos de mencionar o fato de que um chatbot consegue atender milhares de pessoas ao mesmo tempo. Sendo assim, os robôs também ajudam as empresas a diminuir o custo unitário de atendimento.
Além disso, por sua capacidade de sintetizar uma série de informações importantes, uma boa estratégia de chatbot pode ajudar a aumentar o FCR (First Call Resolution), uma taxa importante para medir a eficiência dos processos e das pessoas.
Diminuir retrabalho
Um dos grandes custos operacionais que podem ser reduzidos – e até mesmo eliminados – é a necessidade de retrabalho, que acarreta perdas financeiras, queda de produtividade, sobrecarga de equipe, entre outros.
O chatbot, por ser inteiramente automatizado, pode diminuir os erros cometidos em um processo de comunicação e, assim, aprimorar os processos e comunicações.
No âmbito de relacionamento com os clientes ou colaboradores, é possível implementar um chatbot para atender pequenas dúvidas ou direcioná-las de maneira eficiente. Este é só um exemplo dentre tantos.
Otimizar cobranças
A cobrança de dívidas, muitas vezes, é um dos trabalhos mais recorrentes e complicados de realizar. Com a automatização dos envios de mensagens, com chatbots, esse processo pode se tornar muito mais eficiente e agilidade.
Na prática, um chatbot para cobrança pode gerar economia ao transformar o processo de comunicação mais assertivo, além de gerar notificações e dados concretos para as equipes financeiras trabalharem com mais facilidade.
Aumentar as vendas
Aumentar as vendas com uma redução de gastos parece ser bom demais para ser verdade, não é mesmo? Mas, com a implementação de chatbot para vendas isso pode ser possível!
Muito disso é devido ao fato do crescimento do conversational commerce (comércio conversacional, em tradução livre), já que cada vez mais as pessoas estão utilizando troca de mensagens para resolver situações, inclusive envolvendo compras.
Assim, os chatbots facilitam esse processo por ficam disponíveis 24 horas por dia, sem descanso. Se alguém quiser comprar um produto em altas horas da madrugada, o bot estará lá para melhor atendê-lo.
Reduza seus custos operacionais com um chatbot 100% personalizado!
Como pudemos ver, os chatbots podem ser grandes aliados quando o assunto é redução de custos em áreas como atendimento ao cliente, service desk, vendas, cobrança e comunicação interna. Já está na hora de investir em um chatbot com inteligência artificial!
Além de tudo que abordamos, você ainda pode nos dizer: “Ok, mas eu já tenho chatbots para todas as minhas redes sociais digitais e mesmo assim não estou conseguindo enxugar os custos”.
Nesse caso, o pulo do gato está em priorizar um único chatbot para todas as redes sociais. Ou seja, enxergando o processo de maneira omnichannel e não apenas multichannel.
Adotando um chatbot personalizável que abranja todas as redes sociais digitais é uma das maneiras de economizar com bots.
A XGEN tem mais de 20 anos de experiência de mercado, e junto com seus parceiros, trabalha para construir uma plataforma de comunicação digital e integrada que alia chatbots com IA, omnichannel e gestão do conhecimento de forma 100% personalizada.
Outra informação que pode te interessar: a XGEN é uma empresa brasileira, sendo assim, você pode contratar sua solução de bot pagando em real e não em dólar.
É a hora certa de reduzir os custos operacionais com chatbot. Fale com um dos nossos especialistas!