Como revolucionar sua comunicação interna com gestão do conhecimento

Comunicação interna - blog

A comunicação interna tem se tornado um fator decisivo na organização da empresa e na forma como os colaboradores se comunicam e interagem entre si. Ter uma estratégia que envolva uma comunicação boa e assertiva é fundamental para garantir sucesso nas vendas e desenvolver uma equipe forte e engajada.

Isso porque, muitas empresas podem se deparar com problemas recorrentes como a perda da informação, a dificuldade na interpretação e até a falta de um canal para formalizar dúvidas e comunicados.

Dessa forma, não dá para ficar né? Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como a gestão do conhecimento poderá auxiliar sua empresa a acabar com esse problema e revolucionar sua comunicação interna. Veja!

O que é gestão do conhecimento e comunicação interna?

Para iniciarmos, separamos algumas definições para você entender o que cada termo significa e como eles funcionam na prática.

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento corresponde a um conjunto de práticas que tem como maior objetivo o compartilhamento de conhecimento dentro de uma organização. Para isso, a gestão tem um processo de criação, gerenciamento e transferência de informações para que os colaboradores tenham uma base para aprimorar-se.

Essa estratégia é necessária para que o conhecimento da empresa não gire em torno de pessoas específicas, mas sim, se espalhe pela empresa e nivele todos os colaboradores.

O conceito detém um conjunto de tecnologias que identificam, capturam e formam um grande apanhado de dados e informações para que então seja gerado o aprendizado dessa equipe. Mas você sabe como ela se aplica a comunicação interna? Veja a seguir!

Comunicação interna

A comunicação interna é uma estratégia empresarial que foca suas ações diretamente nos colaboradores de uma empresa. Essa ação é a transmissão e compartilhamento de informações relevantes e estratégias dentro de um ambiente organizacional.

Uma boa comunicação interna é essencial para que todos os colaboradores estejam na mesma página em relação às tomadas de decisão da empresa. Seu principal objetivo é manter os talentos alinhados e engajados com os objetivos, estratégias e discurso do negócio.

Um dos diversos benefícios da gestão do conhecimento é melhorar a comunicação interna a partir de um canal unificado de comunicados e postagem de informações.

Com isso, o colaborador não precisará mais procurar em quadros físicos, e-mails perdidos e conversas privadas para achar uma informação importante, pois todas estarão em um mesmo lugar!

4 vantagens em implementar a gestão do conhecimento na comunicação interna

Como você viu, a tecnologia da gestão do conhecimento pode ser uma grande aliada na governança da informação e na interpretação da mesma, mas existem diversos outros benefícios que essa plataforma pode gerar em sua empresa com a implementação. Quer saber mais? Continue lendo!

1. Centraliza a informação

Um ponto fundamental para ter uma boa estratégia de comunicação interna é fornecer um canal de comunicação unificado. Ou seja, ao invés de colar avisos em quadros, mandar comunicados por e-mail ou mensagem, ter um único canal para disseminar informações.

Assim, quando um colaborador tiver dúvida sobre uma informação que chegou até ele por qualquer meio, ele poderá consultar esse canal na plataforma e entender o recado. E falando em informações que chegam de outra forma, um outro benefício da plataforma é prevenir erros de interpretação. Veja!

2. Previne erros de interpretação

É extremamente normal que os colaboradores conversem sobre os comunicados da empresa, e sem um canal formal para comunicação, pode gerar um problema de interpretação da mesma.

Algo que não ocorre com a gestão do conhecimento, afinal, ela possui um quadro de comunicação que poderá ser usado para essa finalidade. Prevenindo os erros de interpretação, a empresa terá uma comunicação forte e eficiente.

3. Facilita a interação com o comunicado

E falando em comunicação, a plataforma também deixa que os colaboradores interajam com os avisos, podendo curtir, comentar algo e até tirar dúvidas.

Assim, também contribuindo para a interpretação correta dos comunicados e facilitando para os gestores, que poderão entender a repercussão e opinião dos funcionários perante as novas informações da empresa. E falando em gestores, a próxima vantagem é direcionada a eles.

4. Disponibiliza indicadores

É extremamente difícil ter uma estratégia na qual você não tem conhecimento se tem dado certo ou não, por isso, os indicadores são fundamentais, incluindo na gestão do conhecimento.

A plataforma disponibiliza diversas métricas que auxiliam na hora de entender como os colaboradores têm visto essa ação, como: indicadores de uso, de aderência às informações, porcentagem de interações e até mesmo indicadores de capacitação, uma outra funcionalidade da gestão que você pode entender melhor clicando aqui!

Com essas métricas, fica mais fácil entender a estratégia e aplicar ações de melhorias se necessário. Além de garantir uma comunicação interna forte, com colaboradores engajados e que fazem parte de um time unido.

Agora que você viu como a gestão do conhecimento pode revolucionar sua comunicação interna, não fique parado, implemente a estratégia e se destaque no mercado!

cta comunicação interna

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos relacionados

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

NECESSIDADE

Cobranças

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Vendas

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SAC

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Service Desk

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

PRODUTOS

Chatbot com I.A.

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Omnichannel e CRM Conversacional

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Gestão do Conhecimento

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SERVIÇOS

Desenvolvimento de Projetos Omnichannel

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Desenvolvimento de Projetos de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Redação estratégica de conteúdos

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de conteúdos corporativos

Aumente suas vendas com CRM