Cada vez mais as empresas buscam automatizar alguns processos e usam tecnologias que auxiliam na busca por novas oportunidades de venda. Muitas ferramentas importantes ajudam e o CRM operacional é um dos principais canais para prospecção de novos clientes.
Para você ter ideia da importância do CRM operacional, basta ver uma pesquisa que a Capterra fez e que revelou que 47% dos usuários acreditam que o CRM teve um impacto positivo na retenção de leads. Isso quer dizer que essa estratégia é imensamente importante para a gestão do relacionamento com o cliente.
Com o intuito de te mostrar o que é o CRM operacional e a diferença dele com outros tipos de CRM, trouxemos esse conteúdo cheio de informações sobre o assunto. Veja a seguir!
O que é CRM operacional?
CRM é sigla para Costumer Relationship Management ou, no português, Gestão de Relacionamento com Clientes.
Já o CRM operacional, auxilia no armazenamento de dados de clientes, negócios e consumidores em potencial. Tudo isso em uma única ferramenta, o que aumenta a eficiência por meio da automação de serviços, permitindo que as empresas aproveitem ao máximo os recursos.
A ferramenta tem a preocupação em lidar, principalmente, com os processos da empresa que, podem aproveitar para garantir maior satisfação e retenção de clientes. Ele age também como uma solução para diminuir os altos custos de suporte ao cliente.
Em outras palavras, o CRM operacional está totalmente ligado à rotina da operação das empresas. Como a sua função é facilitar os processos, ele mostra apenas informações relevantes sobre clientes, para que assim o time de vendas tome a melhor decisão.
Agora que você já sabe o que é um CRM operacional, deve estar se perguntando: “Quais benefícios eu posso alcançar com o CRM operacional?” Continue acompanhando para ver quais são!
Benefícios do CRM operacional para empresas
Feito para agilizar processos e tornar a experiência do cliente mais agradável, o CRM operacional faz o trabalho de preencher o espaço entre as empresas e seus consumidores. Os benefícios são inúmeros e proporcionarão bons resultados para seu negócio, confira!
Segmenta os leads
Às vezes pode acontecer um alto nível de leads no topo de funil, gerando um “engarrafamento” de possíveis clientes. Há muitos motivos para que isso aconteça, um deles é que a pessoa pode ter iniciado o cadastro, mas desistiu no processo.
Vamos partir da conversa de que uma pessoa que não finalizou seu cadastro tem mais chances de virar cliente do que a pessoa que apenas visitou algum canal e foi embora. Nisso podemos ver a importância de registrar todos os tipos de comportamento em seu CRM, e depois trabalhar cliente por cliente rumo à conversão deles.
Essa segmentação de dados de clientes permite que você oriente os seus processos de marketing e torna mais simples os processos da área de vendas.
Automatiza a jornada de compra
O CRM operacional pode ajudar as empresas a automatizar todo o ciclo de vendas, ou seja, na coleta de dados, qualificação, nas interações com a empresa e até na projeção estratégica para gerar insights e aprimorar estratégias de atração.
A partir disso, a empresa poderá ter uma jornada fluída, ágil e preparada para receber mais clientes.
Possui fácil acesso às informações dos consumidores
Com uma interface intuitiva e um sistema que prioriza as informações mais relevantes dos clientes, o CRM operacional permite que a pessoa consiga acessar de forma fácil todos os dados que precisa sobre determinado consumidor.
Esse fácil acesso às informações pelos funcionários que estão nessa estratégia é uma forma de capacitá-los e, consequentemente, fazer com que os clientes tenham um atendimento mais personalizado e contextualizado, já que os atendentes estarão por dentro de todo o histórico dele com a empresa.
Diminui o tempo de procura por informações
O consumidor atual prioriza não apenas um atendimento personalizado, mas também, uma interação rápida e ágil. Por isso que o CRM operacional sai na frente dos outros, pois todas as informações estarão a poucos cliques de distância.
A redução no tempo de procura por informações tem um significado importante para a visão dos consumidores em relação a sua marca: a empresa sabe quem eu sou e qual a dor que quero resolver.
Tanto a interface aprimorada, o suporte às informações dos clientes e a rapidez ao acessar os dados, faz com que o resultado do CRM operacional seja uma boa alternativa para práticas eficazes de atendimento ao cliente.
Todos esses aspectos auxiliam para que o CRM operacional retenha mais clientes e converta consumidores. E agora que você sabe o que é o CRM operacional, deve estar se perguntando a diferença dele para os outros tipos de CRM. Para responder essa dúvida, continue lendo!
Diferença do CRM operacional em relação aos outros tipos
Como você já deve saber, o CRM operacional é uma estratégia que garante práticas eficazes para você melhorar a experiência do cliente junto da empresa, fazendo com que haja uma proximidade dos dois lados. Agora, nós iremos ver os tipos de CRM e as diferenças entre eles.
CRM analítico
Esse tipo de CRM tem como objetivo ser uma ferramenta de coleta, análise, armazenamento e organização dos dados dos clientes. Ela utiliza informações para o operador ter uma visão completa dos comportamentos de compra do consumidor.
Ele se diferencia dos outros porque usa como gancho informações de consumidores que usam seus serviços ou produtos. Ao usar esse CRM, você pode aumentar a taxa de conversão, definir melhor as campanhas e, com isso, tornar a experiência do cliente mais agradável.
CRM colaborativo
Se você pretende incluir um CRM em que pessoas de departamentos diferentes possam usar, o colaborativo é para exatamente isso. Com ele, os fluxos de trabalhos tornam-se mais fluidos e atendem com mais eficácia as demandas internas.
Se, por exemplo, a área de atendimento online precise acessar o CRM colaborativo para entender como é o histórico de algum cliente, com essa ferramenta será possível ver informações importantes para seguir atendendo.
CRM estratégico
Essa opção de CRM proporciona um foco mais direcionado para os objetivos da empresa. Aqui, o CRM permite que o operador tenha uma visão macro de todo os procedimentos, para que consiga criar estratégias e torne mais fácil alcançar os objetivos que a organização possui.
Isso quer dizer que o CRM estratégico consegue prever as necessidades dos consumidores e criar gradualmente soluções para as dores. Outro ponto dessa ferramenta é que ela permite que você veja melhor o mercado e detecte quem são os concorrentes.
CRM operacional
Uma das opções mais utilizadas, o CRM operacional se destaca dos outros pois permite que o operador tenha acesso a informações específicas para realizar um atendimento personalizado.
Outro ponto positivo dessa ferramenta é que ele otimiza custos, pois tem diversas funcionalidades importantes. Tudo em um único lugar. Essa é uma das estratégicas mais eficazes para se relacionar com os clientes.
Ele permite acompanhar detalhadamente cada etapa de compra, fornece dados centralizados e ordenados e com as informações e dados disponibilizadas nele, é possível criar insights para maximizar estratégias.
Ter um CRM operacional é ter a garantia de que seus clientes estarão satisfeitos com a rapidez da resolução de suas dores.
Tenha a ferramenta certa para garantir um bom relacionamento com clientes!
Hoje em dia os clientes estão superexigentes, pois querem um atendimento ágil e personalizado. Para garantir que esses desejos sejam atendidos e com isso a sua empresa ganhe destaque no mercado, é preciso aderir as ferramentas certas para esse tipo de interação.
Por isso que a sua empresa precisa ter um bom CRM operacional. Com ele, você terá a chance de garantir a satisfação dos clientes e poderá atrair cada vez mais pessoas interessadas em suas soluções.
E na sua empresa, como você tem estruturado a estratégia de atendimento ao cliente? Clique no banner e saiba como aprimorá-la!