Cultura Organizacional: Por que é importante e como criar a sua

cultura organizacional

A cultura de uma organização é a junção de diversos hábitos, práticas e valores que são predominantes entre os funcionários e o ambiente de trabalho. Ela é o diferencial de cada empresa, que mesmo sendo do mesmo ramo, podem ter propósitos e missões diferentes.

Ter uma cultura forte é um pré-requisito para contar com colaboradores comunicativos, engajados e capacitados para suas funções, e não há tempo a perder.

Como você tem olhado para o que sua empresa representa a seus clientes e funcionários? Pensando em te ajudar na missão de criar e fortalecer a cultura de sua empresa, separamos alguns tópicos que serão essenciais para ter a melhor estratégia de implementação. Acompanhe!

O que é cultura organizacional?

A cultura de uma organização se dá pelas características que compõem o ambiente de trabalho. Ela é formada pelas interações interpessoais entre os colaboradores e a empresa – ou seja, a relação entre a pessoa e seu ambiente.

Toda empresa possui uma cultura, que é o reflexo de sua ética e moral, e por isso, é extremamente importante olhar para ela, principalmente se ela precisar de melhorias e fortalecimento. Afinal, são os hábitos e o clima organizacional que conduzirão seu negócio ao sucesso, e ter uma cultura forte e bem estimulada é uma parte fundamental desse caminho.

Você pode estar se perguntando: mas como ter uma cultura organizacional que pode realmente me ajudar a melhorar meu negócio? E é isso que veremos agora!

Por que é importante olhar para a cultura de sua empresa?

Como você viu, a cultura organizacional está diretamente ligada às interações e hábitos da empresa. Portanto, ela é um reflexo do ambiente de trabalho no geral, então ela pode dizer muito sobre os propósitos da empresa e como é a produtividade da mesma.

A cultura guia conduz as ações da empresa, dizendo a todos – incluindo os clientes – sua autoridade de marca, senso de competitividade e até mesmo os valores que a organização preza.

Quando se tem uma cultura fraca, é quase que automático o nascimento de problemas com o comprometimento dos colaboradores, a perda de essência e a criação de um ambiente não saudável.

Tais pontos podem acarretar menor desenvolvimento, lucros e maior rotatividade de funcionários. E que empresa quer isso né?

Segundo a pesquisa de cultura organizacional da Pwc, no Brasil, 86% dos funcionários de organizações se dizem orgulhosos em fazer parte de suas empresas, e entre os que estão satisfeitos com a cultura de suas organizações, esse percentual sobre para 97%.

Por outro lado, quando se possui uma cultura organizacional bem elaborada e forte, a empresa molda o pensamento de seus colaboradores para o sucesso, criando um sentimento mútuo de apoio, qualidade, produtividade, engajamento e, melhor preparação para um desenvolvimento mercadológico de sucesso.

Para ir além, vamos falar um pouco sobre a definição do iceberg da cultura organizacional. Com ele, você poderá entender melhor como implementar e organizar uma cultura e refletir sobre como sua empresa tem disseminado seus valores aos funcionários. Vem com a gente!

Iceberg da cultura organizacional

É de conhecimento geral que um iceberg possui uma parte visível a olho nu e outra que fica embaixo do mar, ou seja, está presente, mas não de forma visível a superfície.

Assim como esse fenômeno, a cultura organizacional também pode ser dividida em duas partes, a primeira sendo a disseminada entre todos, ou seja, como a empresa diz que faz seu trabalho, seus valores, missão e visão declarados no site.

E a segunda, que é como ela realmente faz, geralmente essa parte não é exposta para os clientes, mas ela é ainda mais essencial do que a primeira. Isso porque, é na parte invisível que realmente se incentivam os valores, é nela que a empresa estabelece seu discurso e forma de trabalho, para então, poder externalizar na parte visível.

Uma depende da outra, afinal, sem uma cultura organizacional definida e fortalecida, se torna impossível disseminar o contrário, pois seria uma promessa irreal de propósitos e valores.

Agora que você entendeu um pouco sobre o que a cultura organizacional é e como ela pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa, trouxemos algumas dicas para criar e fortalecer a cultura de sua empresa. Confira!

5 dicas para criar uma cultura organizacional

Criar uma cultura organizacional não é uma tarefa muito fácil, mas é um tempo investido que poderá revolucionar a forma de trabalhar e o ambiente de sua equipe. Por isso, separamos 5 tópicos para que você possa colocar uma cultura forte e encaminhada para o sucesso em prática. Confira!

1. Defina a missão, visão e valores da empresa

Esse primeiro passo é extremamente importante para a estratégia de cultura organizacional, afinal, será nele que você irá definir os propósitos da empresa, o significado deles e sua importância.

Mas primeiramente, vamos definir o que cada um deles significa:

  • Missão: O propósito da empresa, o porquê de ela ter sido criada e estar em funcionamento.
  • Visão: O objetivo final da empresa, lugar em que ela quer chegar.
  • Valores: Os princípios essenciais para a empresa ser o que é.

Para formular esses tópicos você precisa refletir sobre a imagem que a empresa quer passar, seja externamente – para os clientes – quanto internamente, com a equipe.

Pense também, quais características você considera fundamental para um ambiente de trabalho saudável e que pilares são indispensáveis para criar um bom relacionamento entre os colaboradores e garantir a eficiência.

A partir disso, você iniciará o segundo passo: definir o perfil de funcionário que você deseja ter em sua empresa. Veja!

2. Tenha em mente o perfil de funcionário que você deseja contratar

A hora de contratar pessoas para fazer parte de sua equipe é também um ponto crucial na estratégia. Nesse passo, você deverá procurar por algo a mais do que características profissionais, mas sim, pessoas que tenham o perfil que contribua para os valores da empresa.

É preciso inserir no processo de contratação a busca por colaboradores que se encaixem e terão uma boa convivência em equipe, que valorizem a visão da empresa e a desenvolva.

Assim, desde o início você poderá ter uma equipe engajada, que conhece os propósitos de seu negócio e que vão cultivar essa cultura, ao invés de desfavorecê-la.

3. Documente e crie treinamentos sobre a cultura da empresa

Se você já possui colaboradores em sua empresa ou se está começando agora é importante investir na documentação de informações bases da empresa.

Isso vai desde os valores e propósitos, até treinamentos sobre a cultura e as formas corretas de cumprir as funções e manter um ambiente propício e positivo para os funcionários.

Nesse ponto, tecnologias como a gestão do conhecimento podem ser uma grande aliada de seu negócio e facilitadora no processo de documentar e criar treinamentos. Mas você sabe o que é essa plataforma?

Gestão do conhecimento

A gestão do conhecimento é uma plataforma que reúne práticas de captação, organização, gerenciamento e transferência de conhecimento, formando uma base para o desenvolvimento dos colaboradores e aprimoramento de suas funções.

Ter a gestão alinhada com a estratégia de cultura organizacional pode gerar diversos benefícios, como o acesso rápido e democrático de informações relevantes em diversos formatos e a qualquer momento de qualquer lugar, o incentivo do crescimento pessoal do colaborador, além de instigar uma cultura de aprendizado.

Portanto, essa plataforma vai além de uma interface com conteúdo interativo e relevante, mas sim, acaba se tornando um conceito a ser implementado nas raízes da empresa, dando a oportunidade dos colaboradores se desenvolverem e realmente representar os valores e visões de sua organização.

4. Crie ações que reforcem a cultura da empresa

Planejar ações que integrem a equipe e incentivem a cultura que você estabeleceu nos tópicos anteriores é crucial para manter um pensamento contínuo e reforçar constantemente o motivo da empresa existir, planos futuros e seus propósitos.

Para isso, você poderá criar um calendário com eventos e ações de endomarketing, ou seja, que incentivem o espírito de equipe.

Você deverá analisar o intervalo de tempo entre essas ações, e escolher o que for mais relevante com base no número de funcionários e necessidade, sendo mensal, bimestral ou semestral não importa, o que realmente irá contar é a pré-disposição da empresa em incentivá-los e disseminar sua cultura.

Na mesma pesquisa da PwC, é possível concluir que a cultura organizacional tem se tornado um tema estratégico, em que 76% dos líderes corporativos brasileiros afirmam que esse é um assunto relevante em suas agendas. O que só nos mostra o quão importante essa estratégia vem se tornando.

5. Estabeleça uma política de feedbacks

Uma ação que gera total diferença na forma como seus colaboradores irão exercer suas funções, lidar com a adaptação a novos ambientes e até acatar a cultura estabelecida é criar uma política de feedbacks.

Isso porque, ao manter um diálogo com a equipe sobre quais funções estão indo bem e quais melhorar para alcançar o melhor de seus desempenhos, o líder estará criando uma relação de proximidade, a ponto do colaborador se sentir mais confiante para questionar e tentar melhorar.

Dar ouvido a ele, saber suas dúvidas, anseios, e saber como você pode auxiliar para melhorar a rotina de trabalho é essencial, e para isso, além de manter uma conversa, você também poderá desenvolver métricas para medir o clima organizacional e a produtividade de cada um, incentivando assim, o aperfeiçoamento da empresa.

A pergunta que fica é: o que você está esperando para iniciar uma estratégia para fortalecer a cultura de sua empresa? Não fique para trás, converse com um de nossos especialistas e entenda como a tecnologia pode ser revolucionária para a implementação da cultura organizacional!

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