Customer Success: o que é e porque apostar na inteligência artificial

customer success

Você sabia que a principal meta do customer success é garantir que os clientes atinjam os objetivos deles usando o seu produto ou serviço? 

O conceito de cs é garantir a melhor experiência possível para os clientes através da geração de valor. Quando eles estão satisfeitos com os resultados proporcionados pela empresa não permanecem apenas como clientes, mas se transformam em verdadeiros defensores da marca. 

Mas como alcançar o melhor nível do customer success? 

Com a utilização da inteligência artificial atrelado a sua estratégia de cs, você irá fazer mais com menos esforço, alcançará ótimos resultados e garantirá a satisfação dos clientes a partir do uso de novas tecnologias. 

Sendo assim, no artigo de hoje falaremos por que como a I.A irá ajudar no customer success da sua empresa.  

Boa leitura! 

O que é Customer Success? 

Primeiro você precisa antes de mais nada, saber o que é customer success. 

O customer success é uma metodologia que busca a realização dos objetivos do seu cliente, ou seja, que ele alcance os resultados desejados por meio do produto adquirido.  

Isso quer dizer que a companhia cria estratégias para aumentar a felicidade do seu público, o que irá gerar lealdade e aumento de receitas. 

O cs é um processo que existe enquanto durar a relação que você tem com seu cliente, inclusive mesmo depois do término desta. 

É imprescindível que as empresas desenvolvem a cultura de customer success, e façam dela não apenas uma área ou um profissional da empresa. O sucesso do cliente é responsabilidade de todos os setores. 

Por que o Customer Success é importante? 

Como vimos previamente, o customer success é uma metodologia com foco no sucesso do cliente, e está cada vez mais se tornando um dos fatores de grande importância em todos os tipos de negócios. 

Cs é uma forte tendência para o futuro, já que as organizações precisam mais do que um simples produto ou serviço para atrair e manter clientes fiéis a marca.  

Uma das melhores práticas para melhorar o seu cs, é concentrar esforços no crescimento de seus consumidores, os mostrando de que forma suas soluções e orientações podem melhorar o desempenho dos negócios deles. 

Em uma pesquisa realizada pela Gainsight, foi apontado que 70% das organizações que adotam programas de customer success tem um crescimento no nível de retenção de clientes.

E 91% das empresas que não utilizam do cs disseram que os problemas sofridos por seus consumidores poderiam ser solucionados pela implantação do sucesso do cliente. 

Pensar no sucesso do seu consumidor é importante porque com o acesso à informação cada vez mais facilitado, é muito fácil conhecer o serviço oferecido por várias empresas de um mesmo segmento e encontrar feedback de outros clientes sobre suas experiências com uma determinada marca. 

Como melhorar o customer success da minha empresa? 

Um dos métodos mais utilizados pelas empresas nos dias de hoje para melhorar ainda mais o customer success, é a inteligencia aritificial. 

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação que desenvolve sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como aprendizado, resolução de problemas e reconhecimento de padrões. 

Essa tecnologia tem a capacidade de julgamento e tomada de decisão acontece através de comandos construídos através de um processo de programação, conhecidos como algoritmos. 

São os algoritmos os responsáveis pelas diretrizes que irão definir o foco de atuação das inteligências artificiais que faz com que elas sejam empregadas em tantos setores diferentes. 

A seguir traremos algumas vantagens/ benefícios que a utilização dessa tecnologia pode trazer quando atrelada ao cs. 

5 benefícios da inteligência artificial no customer success 

Bem, agora é o momento de exemplificar como a inteligência artificial pode te beneficiar e até mesmo transformar o customer success de inúmeras formas. Dentre as principais delas, podemos citar: 

1. Automação de mensagens

Com uma automação de mensagens nos seus canais de mensagens, o seu atendimento, é direcionado aos setores corretos, além de você responder as perguntas básicas e comuns dos clientes muito mais rápido sem que haja a possibilidade de gerar grandes filas. 

2. Redução no tempo de suporte 

A tecnologia pode ser usada de diferentes formas para reduzir o tempo de suporte ao cliente. Como por exemplo, a inteligência artificial generativa é utilizada para ganhar conhecimento em casos de suporte e que tem como principal objetivo de atuar em situações similares para responder às dúvidas de seus clientes. 

3. Dashboards personalizados 

Outro benefício que pode ser destacado, são os dashboards personalizados com relatórios e que mostram os indicadores da sua estratégia. 

Com um dashboard personalizado a empresa e os seus gestores terão uma visão unificada da sua estratégia. Assim, a tomada de decisão será muito mais focada e assertiva demonstrando que o que dá certo e o que não funciona tão bem. 

4. Personalização do atendimento 

Outra estratégia do sucesso do cliente é adotar medidas de personalização do atendimento, de modo que, o cliente seja ouvido de fato e compreendido enquanto é atendido pela empresa.  

Incluir o nome do cliente durante a interação no chat, por exemplo, é um cuidado que demonstra atenção para com o cliente e que pode levar a pessoa se manter fiel à marca. 

5. Automação de tarefas 

A inteligência artificial pode executar tarefas de rotina e repetitivas do customer success, sendo um braço de apoio para as equipes de atendimento se concentrem em atividades de mais complexas.   

Por exemplo, automatizar o envio de e-mails de boas-vindas, atualizações de produto, pesquisas de satisfação e outros tipos de comunicação. 

Tenha uma tecnologia que vai reduzir seus custos e alavancar seu customer success 

Durante o decorrer deste artigo você pode vero quão útil é a inteligência artificial no setor de customer susscess e as inúmeras vantagens que ele lhe trará. 

Ao implementar uma solução como por exemplo o Chatbot, que automatiza atendimento, personaliza conversas e tem dashboards personalizados, as organizações podem oferecer um cs mais ágil, eficiente e acolhedor para seus clientes, o que pode levar a melhores resultados de satisfação do consumidor e uma maior fidelização. 

Todos esses fatores para melhorar o customer success da sua empresa, são possíveis com a tecnologia de Chatbot da Xgen, afinal uma das nossas especializações é em bots de conversa com I.A.  

Sabe qual a melhor parte? É tudo extremamente personalizável de acordo com a sua necessidade. 

Por isso, ao escolher a melhor Chatbot no seu customer success, não pense duas vezes. Tudo em um? Só na XGEN! 

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