O termo data driven é compreendido como uma cultura de gestão corporativa, que envolve basear as decisões da empresa em dados mensuráveis. Em português, essa palavra pode ser traduzido como “direcionado por dados” ou “orientado por dados”.
Sendo assim, ser data driven é ter uma base sólida para tomar decisões, ao invés de partir de suposições. Essa base é formada por milhões de dados que podem ser coletados, tratados e interpretados para gerar insights valiosos nas empresas.
Os dados mencionados são gerados a cada movimento do negócio, podendo ser de: ações financeiras, estratégicas, operacionais, comerciais, ou até mesmo do marketing.
Em outras palavras, as informações são fundamentais para orientar a companhia rumo ao sucesso. Porém para isso, é preciso saber por onde começar e dar o primeiro passo.
Portanto no texto de hoje iremos abordar mais a fundo o que se trata o data driven, como ele funciona e onde aplicar na sua empresa.
O que significa Data Driven?
Data driven descreve um processo de utilizar dados para informar e orientar a tomada de decisão.
Em outras palavras, as empresas que adotam a cultura data driven coletam os dados gerados pelas atividades e analisam informações de diversas fontes para transformá-los em conhecimento e insights.
Para as companhias, tem sentido fornecer uma base sólida para que a operação seja guiada pelos acertos e que aprenda com os erros. Além disso, ainda traz à tona oportunidades que não seriam identificadas de outra maneira.
Quanto mais informações, melhores e mais eficientes serão as decisões tomadas. Ou seja, ao aproveitar os dados, as empresas podem obter informações valiosas sobre suas operações, o que permite que façam escolhas mais sábias.
Como funciona o data driven?
Pronto, agora você sabe o que significa data driven. Porém, apenas saber o que ele é, não será o suficiente, é preciso também conhecer sua funcionabilidade dentro de uma empresa.
Um relatório feito pela Gartner chamado ‘100 Data and Analytics Predictions Through 2021’, mostra que há poucos anos as empresas produziram mais de 90% do total de dados armazenados historicamente.
Esses dados gerados têm fundamentos na realidade, independentemente das opiniões pessoais de cada colaborador envolvido no processo.
Questionar as informações coletadas baseadas em experiências pessoais é ir contra ao estabelecimento dessa cultura organizacional. Porém, é fundamental que essas informações sejam de fatos baseadas em métricas reais.
Para isso, são usados processos e algoritmos para extrair conhecimento tanto de dados estruturados e organizados em um padrão fixo e constante quanto de dados não estruturados.
Apartir de analytics ou análise computacional de grande volume de dados, são gerados os insights para solucionar diferentes problemas. Essa estratégia se torna ainda mais efetiva quando é apoiada por tecnologias de inteligência artificial e machine learning.
As particularidades de cada negócio serão o guia para que se busque ferramentas que sejam eficientes na otimização dos processos.
Portanto, busque sempre soluções tecnológicas que possam ser customizadas para atender o que sua operação precisa.
Onde utilizar o data driven?
O data driven pode ser aplicado em diversas áreas da sua empresa, de diferentes formas, garantindo estratégias mais inteligentes e eficientes. Logo abaixo trazemos alguns dos principais setores que podem usufluir dessa aplicação:
Vendas
Para aplicar o data driven neste setor é preciso que o negócio armazene informações importantes que auxiliem na percepção do cenário atual, como:
- Compreensão de quais são as necessidades dos clientes;
- Entendimento sobre os processos de tomadas de decisões;
- Previsão de demandas, volume médio de vendas e possíveis momentos de aumento da demanda, a fim de evitar problemas que inviabilizam a compra.
Por meio do data driven dentro da área comercial, é possível entender todo o processo de vendas, analisando quais estratégias precisam ser modificadas. E mais, há também a possibilidade criar métodos para gerar um maior número de conversões, garantindo maior sucesso na condução da persona na jornada do cliente.
Financeiro
O data driven tem um papel estratégico importantíssimo no setor financeiro das empresas. Afinal, ele é um pilar do negócio pois oferece a sustentação para as demais áreas.
Aqui ele permite analisar tendências de fluxos de caixa, entradas e saídas de finanças, verificar de que forma é possível minimizar impactos internos, antecipar tendências de crise e, identificar de que forma é possível manejar finanças, com o intuito de manter a empresa em pleno funcionamento.
Marketing
Nesta área é possivel utilizar do data driven marketing, ou seja, o marketing orientado a dados. As ações nesse setor são realizadas e orientadas a dados, utilizando as informações coletadas com soluções de Business Intelligence. Abaixo estão listadas algumas ferramentas de marketing utilizadas para essa finalidade:
- Google Analytics;
- Ferramentas de automação para marketing;
- CRM;
- E mais.
Com esta cultura implementada em marketing é possível trabalhar com análises mais detalhadas do negócio, incluindo anúncios e performance de páginas.
É também possível trazer algumas estratégias de personalização que serão fundamentais para gerar um Marketing Analytics com máximo de eficiência. Com isso, há a capacidade de criar um perfil de ação voltado para as características peculiares da sua empresa por meio de estratégias como o retargeting e o lookalike.
Atendimento ao cliente
No setor de atendimento ao cliente, o data driven permite a utilização dos dados para tomar decisões, planejar ações e aplicar melhorias no processo de atendimento. Isso pode ser possível através da análise do comportamento do público, preferências, insatisfações e até mesmo do desempenho dos agentes.
Obviamente, os benefícios de uma estratégia focada em dados vão muito além disso tudo. Mas, para o atendimento ao consumidor, a principal vantagem do data driven está na criação de estratégias para melhorar a experiência do cliente.
Qual a melhor ferramenta de data driven?
Atualmente há algumas ferramentas de data driven que podem auxilia-lo na gestão de dados do seu negócio, porém hoje iremos falar sobre uma das mais importantes e utilizadas atualmente: o CRM.
O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta fundamental para as empresas, especialmente nas áreas de marketing e vendas. Ele permite criar e manter relacionamentos com os clientes da empresa, e analisar dados gerados nessa interação.
Além disso, o CRM facilita e automatiza ações como atendimento, SAC e suporte. Sendo assim, os gestores responsáveis por essas áreas podem utilizar dessas informações para identificar demandas e definir as melhores ações operacionais e analíticas.
Ao considerar esse contexto, é fundamental encontrar a melhor plataforma para ajuda-lo, e para isso é importate levar em conta algumas questões importantes como: a funcionalidade, usabilidade e a integrabilidade.
Implante uma gestão data driven com a melhor plataforma do mercado!
Como pudemos ver no decorrer do texto, o data driven oferece uma base diversificada formada por milhões de dados que podem ser coletados, tratados e interpretados para gerar insights valiosos nas empresas. Porém, para gerar resultados realmente satisfatorios você precisa contar com uma ferramenta de ponta como o CRM.
Sendo assim, que tal pensar em na sua estratégia e ver sua gestão de dados realmente melhorar exponensialmente?
A XGEN possui mais de 20 anos de experiência em fornecer soluções de tecnologia, incluindo bots de conversação com inteligência artificial (IA), gestão do conhecimento, omnichannel e CRM conversacional. Essas soluções facilitam e personalizam a coleta e análise de dados estratégicos.
Com a XGEN, você pode aproveitar ao máximo as informações valiosas para impulsionar seus negócios de forma eficiente e personalizada.
Comece a ter acesso a jornada de compra de cada lead e de cada cliente com a Plataforma Tudo em Um XGEN!