As datas comemorativas são momentos importantes para aumentar as vendas e conquistar novos clientes e é preciso estar preparado e com estratégias para se tornar mais atrativa para seu público alvo.
Olhar para seus processos, pessoas, canais, formas de divulgação e diversos outros pontos são cruciais para se destacar no mercado e oferecer experiências que façam com que o cliente volte em outros momentos.
Como seu negócio tem olhado para as datas comemorativas e se preparado para elas? Separamos 8 passos para planejar a melhor estratégia e estar a frente de seus concorrentes. Acompanhe!
Por que fazer uma estratégia para as datas comemorativas?
Os brasileiros têm o costume de em datas comemorativas como o natal, dia das mães/pais, dia das crianças, dia dos namorados, Black Friday, e tantas outras em nosso calendário se presentearem.
Em consequência disso, a demanda sobe e as lojas precisam estar prontas para receberem seus clientes e conquistarem novas oportunidades de negócios.
Sendo assim, essas são oportunidades para que o negócio aumento seu ticket de vendas, alcance maiores públicos e inicie um relacionamento e fidelização com clientes.
Para que isso seja possível, é crucial ter um bom planejamento de marketing e vendas, e isso une diversas estratégias, desde preparação dos estoques, comunicação com clientes, disponibilização de descontos, treinamentos para o atendimento e outras ações para oferecer a melhor experiência e se destacar no mercado.
8 passos para ter a melhor estratégia de vendas em datas comemorativas
Estar preparado para as datas comemorativas é fundamental para conseguir mais clientes e colocar o nome de sua marca no mercado de forma positiva.
Segundo dados da Ebit Nielsen na pesquisa WebShoppers, em 2020 as datas sazonais tiveram um crescimento de vendas de 34% no e-commerce.
Olhar para as diversas possibilidades do calendário é essencial e é preciso pensar em aspectos como planejamento, orçamento, tecnologias, canais, atendimento, treinamento para suas pessoas e formas para se destacar e oferecer o melhor do seu negócio para seu público.
É claro que não existe receita pronta para que suas vendas sejam garantidas em datas comemorativas, mas seguir algumas boas práticas faz toda a diferença para seu negócio.
1. Planeje antecipadamente
Como já citamos, o planejamento é tudo, principalmente o planejamento antecipado! Com ele você poderá prever mais facilmente cenários positivos e negativos, entender o mercado e ter insights para mudanças para antecipar seus erros e acertos.
Mesmo que pareça algo complicado, com organização os erros podem ser minimizados quando chegar cada momento específico de venda.
Entenda qual é a estratégia e objetivos do negócio, afinal, nem toda data comemorativa fará sentido para você e não é preciso atuar em todas caso elas não estejam de acordo com seus planejamentos.
Ao saber quando faz sentido estar presente, algumas coisas é preciso se ter em mente para que as vendas nas datas comemorativas sejam um sucesso e apresente números diferenciados.
Uma delas é a contagem de estoque, afinal, não adianta vender e não ter o produto. Para isso, você precisará utilizar de dados e métricas da empresa para prever quanto mais será produzido.
Outro ponto a se pensar são as estruturas você irá utilizar e se elas estão preparadas para receber uma grande demanda, seja na loja física ou em um e-commerce.
O que não pode também ser deixado de lado e talvez seja um dos pontos mais importantes é o planejamento de marketing, afinal, os clientes têm que saber que vocês estão lá e prontos para recebê-los.
Seja por meio de anúncios ou em campanhas, você precisa oferecer uma peça atrativa, para ser considerado uma opção para esse cliente depositar a sua confiança.
Esses são apenas alguns pontos que devem ser olhados – em datas comemorativas e fora delas – e ter um plano é preciso para que seus objetivos sejam mais facilmente alcançados e para que os resultados sejam visualizados.
2. Estude o público alvo
Você já parou para pensar sobre quem você atende e direciona suas ações de atração? Para uma boa estratégia de vendas e marketing é preciso conhecer suas pessoas e traçar perfis do seu público faz toda a diferença.
Isso será importante porque a partir do momento em que você sabe com quem você está falando, sua empresa poderá direcionar estratégias especificas para ela.
Com dados e perfis definidos o negócio passa a utilizar o que mais chama atenção do púbico real, desde estilo de produto até a linguagem das propagandas e postagens em redes sociais, por exemplo.
Mais do que isso, o negócio passa a entender melhor sobre o porque as pessoas procuram sua empresa, e com isso, tornar a experiência delas únicas e personalizadas.
3. Invista em múltiplos canais de comunicação
Ao entender o seu cliente e sua jornada, você poderá não somente personalizar a experiência, como também estar onde e quando ele precisar de você.
Oferecer múltiplos canais de contato faz com que seu cliente fale com seu negócio por onde se sentir mais confortável e cômodo em seu dia a dia.
Muitos são os canais de comunicação existentes como redes sociais, e-mail, WhatsApp, Apple Messages for Bussiness, entre outros e e ser capaz de se tornar um contato para seu público faz toda a diferença.
Aqui é importante dizer que investir em canais não sobre é estar em todos os canais, mas estar onde faz sentido para seu público e seu negócio e ser capaz de oferecer as mesmas experiências positivas em todos eles.
Para isso, investir em omnichannel é essencial, afinal, essa é uma estratégia que gere seu cliente e suas demandas, independente do canal em que ele esteja, ou seja, consiste em manter o contexto do cliente e buscar dar uma única experiência nas mais diferentes interações.
4. Invista em tecnologias e experiências
Fornecer experiências únicas ao seu cliente é crucial para atrair, vender e fidelizar. Para isso, é necessário ter um atendimento eficiente, que busca entender as necessidades do cliente, solucionar sua dúvida ou problema e oferecer experiências únicas e personalizadas.
Para isso, você precisará lembrar que datas comemorativas aumentam as demandas, certo? Portanto, é interessa se o seu atendimento está pronto para receber o aumento de clientes, atendimentos e demandas.
Aqui, é crucial olhar para tecnologias que ajudem o seu processo de comunicação, vendas e atendimento e o chatbot, um software de perguntas e respostas capaz de identificar intenções e corresponder a elas, pode ser um grande aliado nesse momento.
Utilizando inteligência artificial, o chatbot poderá funcionar como um atendente de sua empresa 24 horas por dia e sem o conceito de fila de espera. Quando direcionado para vendas, a tecnologia pode te ajudar na captação e qualificação de leads, abordagens proativas ao cliente, vendas e conversão, pós-venda e suporte, pesquisas, entre outros.
5. Treine seus colaboradores
Treinar os colaboradores de sua empresa é fundamental para ter uma estratégia eficiente, afinal, de nada adianta planejar as datas comemorativas nos mínimos detalhes e não oferecer um atendimento eficiente.
Lembre-se que o seu colaborador é uma espécie de porta-voz do negócio para seu cliente, portanto, ele precisa ser capaz de repassar valores, objetivos e encantar seu cliente a cada ponto de contato.
Para isso, ter estratégias de treinamento, base de conhecimento, gestão do conhecimento e educação corporativa é essencial.
É importante dizer que não são apenas em datas comemorativas que os colaboradores precisam de treinamentos e faz toda a diferença para os negócios olhar para o conhecimento de forma estratégica dentro dos setores.
E mais do que oferecer treinamentos pontuais para essa data, faz todo o sentido também investir em base de conhecimento, ou seja, estruturas de suporte e informações para que o colaborador saiba sempre para onde durante suas ações e atividades.
6. Ofereça descontos e benefícios
Descontos e benefícios são ótimos atrativos para os clientes em datas comemorativas, afinal, eles irão procurar por lojas que ofereçam a melhor experiência e que possam ganham mais com a compra.
Outro dado recolhido pela Ebit Nielsen constatou que um dos maiores motivadores da compra no e-commerce é o frete grátis. Em 2020, o número de pedidos com esse benefício aumentou em 41%.
Portanto, desde um desconto de 10% na compra a um frete grátis, oferecer benefícios que façam sentido para seu negócio pode ampliar as vendas e ainda gerar a satisfação do cliente com a compra.
7. Tenha diversas formas de pagamento
Um meio que tem recebido diversas inovações tecnológicas é o pagamento e para oferecer uma experiência eficiente e satisfatória para seu cliente, sua empresa deve estar atualizada com essas inovações.
As três formas que ganharam destaque no meio foram o PIX, o pagamento por aproximação e Whatsapp e entender sobre elas pode ser um motivo de escolha para compra ou não com um negócio.
PIX
Lançado no final de 2020, essa tecnologia permite um pagamento rápido, fácil e sem taxas. Esse é método instantâneo e seguro para os comerciantes e clientes e cresce cada vez mais nas vendas.
Mesmo sendo um método recente, segundo uma pesquisa feita pela Fiserv e divulgada pela CNN Brasil Business, o PIX já se tornou o segundo meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, só não ultrapassando os cartões de débito e crédito.
Máquininha por aproximação
Já a máquininha por aproximação é uma tecnologia que permite realizar e receber pagamentos aproximando o cartão de débito ou crédito da maquininha. Sendo uma solução prática e fácil, é um meio que não pode ser deixado de lado na estratégia caso seu negócio tenha locais físicos ou entregas, por exemplo.
Pagamento pelo Whatsapp
Outro novo meio de pagamento que tem tido destaque é o Whatsapp Pay, uma maneira de enviar e receber dinheiro pelo aplicativo de mensagens. Sem taxas, o método é habilitado pelo Facebook Pay em cadastro com um dos bancos disponíveis.
Mesmo sendo um meio ainda não disponível para pessoas jurídicas, essa ferramenta pretende expandir-se para essa área, por isso, é importante se manter atualizado para não perder essa inovação.
8. Colete feedbacks
Ter o feedback de seu cliente após a compra ou atendimento é fundamental, pois isso ajudará o seu negócio a entender o que tem ido de acordo com o planejado e quais pontos precisam de mais atenção ou correções.
A partir de pesquisas de satisfação e feedback do seu cliente, a empresa poderá ouvir diretamente quem usufrui de seus serviços e coletar dados reais sobre o negócio.
Mais do que isso, buscar entender o cliente é uma forma de fazer com que ele se sinta diferenciado e dar voz a ele é um dos primeiros passos para fidelizar essa relação.
As datas comemorativas são momentos importantes no calendário para que seu negócio se destaque, conquiste novos clientes e trabalhe em fidelização. Oferecer experiências e possibilidades é crucial para ser escolhido dentro do mercado e investir em ações, tecnologias e pessoas faz toda a diferença para as organizações.
O quanto seu negócio tem olhado para datas comemorativas? Aproveite que agora você sabe dicas importantes e entenda como a tecnologia pode te ajudar nesse momento!