Desenvolvimento de liderança: como capacitar seus colaboradores

Desenvolvimento de liderança

Para ter uma equipe de alta performance e com boas entregas e resultados é essencial ter líderes capacitados para tal gestão, certo? É justamente por isso que o desenvolvimento de liderança é parte crucial de um processo de comunicação e capacitação dentro das empresas e não pode ficar para trás.

Muitas empresas esquecem que é preciso olhar para os líderes, afinal, são eles que conduzem os times. E, mais do que isso, é preciso dar ferramentas e insumos para que novos líderes sejam criados e a empresa fortaleça sua base de pessoas.

Para garantir boas lideranças, é preciso treinamento, programas de capacitação e engajamento e mentalidade de que esses profissionais precisam ser também criados e desenvolvidos no ambiente.

O quanto sua empresa olha para o desenvolvimento de lideranças? Vamos falar mais sobre essa importante estratégia. Acompanhe!

Por que investir em desenvolvimento de liderança?

É trabalho dos gestores conseguir tirar o melhor de seus colaboradores e estimulá-los para que o trabalho seja o mais produtivo possível. Porém, para que isso funcione, é preciso que eles mesmos saibam o que e como fazer.

Portanto, se a empresa almeja ter uma equipe de alta performance e um atendimento de qualidade, ela olhar para os líderes para que eles sejam capazes de olhar para seus times e estratégias e ir em busca das reais necessidades.

Um bom líder não é aquele que apenas delega tarefas ou repreende subordinados por seus erros e é importante que profissionais que estejam nesses postos tenham características e atitudes, como:

  • Comunicação assertiva, seja com colaboradores ou subordinados;
  • Empatia e escuta ativa para lidar com diferentes perfis;
  • Flexibilidade e jogo de cintura para diversas situações;
  • Incentivo aos resultados e colaboração;
  • Tato para gestão de pessoas;
  • Visão de time e de equipe e não apenas de chefe distante;
  • Busca e compartilhamento de conhecimento;

Essas são apenas algumas das muitas características e habilidades gerais de um líder e ela devem ser fomentadas e olhadas de acordo com cada setor, empresa, objetivo e necessidade.

Vale também dizer que muitas dessas habilidades podem – e devem – ser aprendidas e treinadas ao longo do tempo. Mesmo que exista o costume de dizer que existem líderes natos (e de fato isso é real), é importante entender que habilidades podem ser desenvolvidas e justamente por isso é preciso olhar para estratégias para esses postos.

Investir em desenvolvimento de lideranças dá diversos benefícios para o negócio, como:

  • Aumento da satisfação no ambiente de trabalho;
  • Times mais coesos e capacitados;
  • Atração e retenção de colaboradores;
  • Melhor clima organizacional;
  • Maior potencial para criatividade e inovação;
  • Melhor produtividade e menos retrabalho;
  • Métricas mais alinhadas ao mercado e times correndo atrás de objetivos.

Como fazer uma estratégia desenvolvimento de liderança?

Desenvolver líderes é mais do que fazer treinamentos soltos e pontuais e é preciso ter estratégias completas para engajar pessoas, motivar times e criar grupos com gestores prontos para lidar com as diferentes adversidades. Reunimos alguns pontos importantes de serem observados dentro de seu negócio.

Identifique as prioridades para o desenvolvimento de profissionais

Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação, um treinamento para o desenvolvimento de liderança deve considerar todas as características necessárias para as equipes.

Saiba o que é essencial dentro de suas estruturas, entenda o que falta e trace objetivos pensando nessa necessidade.

Tenha programas atualizados e personalizados

Não basta copiar treinamentos prontos e que fazem sucesso no mercado. É preciso olhar para seu cenário e personalizar de acordo com a realidade da empresa.

Ao entender as prioridades do seu cenário, busque metodologias, trace estratégias e busque tendências que vão de encontro com suas possibilidades.

É interessante ir além da sala de aula e criar conteúdos que conversem com o colaborador. Investir em gamificação, chatbots internos, eventos, trilhas de conhecimento, microlearning, e-learning e outras metodologias faz toda a diferença.

Identifique os profissionais que possuem perfil de liderança

Não basta apenas desenvolver liderança entre aqueles que já são líderes, por isso, é preciso olhar para todos em seu cenário e incentivar treinamentos e capacitações para que novos líderes sejam criados.

Tenha atenção a suas pessoas e crie trilhas de conhecimento que façam com que as pessoas de fato cresçam em suas funções e tenham oportunidades de liderança.

Use de treinamento técnico

O líder de uma equipe deve ter o conhecimento necessário para guiar seus colaboradores, e ser capaz de escutar a todos igualmente levando em conta suas ideias e opiniões.

Um bom gestor também deve ser capaz de identificar os problemas e saber como solucioná-los, além de conseguir propor melhorias. Para isso é preciso que ele, como líder, conheça o script e tenha informações necessárias sobre a funcionalidade das ferramentas.

Enfim, ele deve estar a par das funcionalidades técnicas e sobre como a própria equipe se comporta sobre elas. É essencial que ele sempre esteja atendo a mudanças a todo momento.

Não crie nível hierárquico

Para ser um bom líder não é preciso que ele se coloque acima dos outros, ou utilize da sua autoridade para impor respeito, afinal, não será a base da “força” que os funcionários o respeitarão.

Portanto, para desenvolver liderança é necessário evitar criar diferentes níveis de cargos, isso permite que haja estreitamento nas relações entre os colaboradores e irá gerar mais confiança.

Faça mentorias

Antes do gestor se tornar líder é preciso que ele tenha um mentor que possa ajudá-lo, por isso considere criar um programa de mentoria com ajuda de outros profissionais mais experientes que ensinem os próprios líderes a se desenvolverem dentro da empresa.

Com mentoria os líderes podem se desenvolver mais rapidamente de maneira focada e direcionada.

Otimize a comunicação interna

Quando a comunicação interna da empresa trabalha de forma efetiva, o líder e sua equipe tem mais resultados positivos.

Portanto, o líder eficiente deve saber se comunicar em qualquer meio, e ser engajado para resolver problemas da equipe e evitar conflitos, por isso nesses momentos a comunicação efetiva se torna uma aliada deste gestor.

Invista em ferramentas de conhecimento

Para sustentar uma estratégia de conhecimento e desenvolvimento de liderança é preciso ferramentas para suportar conteúdos, treinamentos, metodologias e diversas ações.

Portanto, contar com uma boa ferramenta é entender que é preciso mais do que um local para disponibilizar treinamentos, mas essa passa a ser também um instrumento de base do conhecimento.

Sendo assim, contar com ferramentas de gestão de conhecimento faz toda a diferença dentro de uma estratégia de desenvolvimento de liderança e de colaboradores em qualquer que seja sua posição.

Mensure os resultados

Para saber o que deu certo ou não é preciso medir resultados e com líderes isso não pode ser diferente. Tenha métricas, entenda o que funciona ou não, observe o andamento das suas pessoas com as atividades propostas e trace melhorias contínuas.

Somente com dados que será possível criar novas estratégias e manter o ciclo de capacitação e desenvolvimento.

Dê e receba feedbacks

Os feedbacks são essenciais para o treinamento e desenvolvimento de pessoas. É importante pontuar os aspectos positivos e negativos para as equipes e colaboradores sobre seus desempenhos.

Mais do que isso, é preciso incentivar os canais de comunicação e valorizar a opinião dos funcionários. Coletar feedbacks faz toda a diferença para otimizar os processos, portanto, faça curadoria de tudo o que for recebido, entenda o que precisa entrar no processo e atualize-o a todo tempo.

Oferecer oportunidades de treinamento e desenvolvimento de liderança é valorizar e engajar o funcionário, sendo uma ação benéfica para empresa, times e profissional em suas carreiras.

Desenvolver líderes é contar com equipes mais coesas, pessoas preparadas e resultados positivos dentro do negócio. Como sua organização está olhando para desenvolvimento de liderança? Aproveite nossas dicas e saiba mais como nossa plataforma de gestão de conhecimento pode te ajudar!

O que é gamification - saiba mais

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos relacionados

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

NECESSIDADE

Cobranças

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Vendas

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SAC

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Service Desk

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

PRODUTOS

Chatbot com I.A.

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Omnichannel e CRM Conversacional

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Gestão do Conhecimento

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SERVIÇOS

Desenvolvimento de Projetos Omnichannel

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Desenvolvimento de Projetos de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Redação estratégica de conteúdos

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de conteúdos corporativos

Aumente suas vendas com CRM