E-learning: por que investir em treinamento no home office?

E-learning e gestão do conhecimento

Olhar para os clientes, processos e ferramentas é essencial, mas para que tudo funcione de acordo com as estratégias e metas esperadas é preciso investir nos colaboradores para extrair o melhor desempenho de suas pessoas. Para isso, treinamentos, e-learning e capacitações são grandes aliados na jornada.

Diferente do que muitos pensam, os treinamentos não devem ficar restritos apenas a modalidades presenciais. Se antes o home office era benefício de apenas alguns cargos e setores, com as novas necessidades de trabalho, ele passa cada vez mais a se estabelecer como uma modalidade nos mais diversos negócios.

Mesmo à distância, é preciso olhar para os colaboradores e oferecer conteúdos e formas de desenvolvimento e suporte para realização de seus trabalhos. Você sabe o que é essa modalidade e por que ela é um bom investimento? Saiba mais agora mesmo!

O que é e-learning?

Com as mudanças digitais, tecnologia e popularização de diferentes formatos de treinamento e desenvolvimento, o e-learning surge como forma de ensino cada vez mais forte e presente nas organizações.

Esse é um modelo de aprendizagem eletrônica, ou seja, é um processo online de ensino corporativo com apoio de tecnologia e plataformas que são acessadas em celulares ou computadores.

Vale dizer que o e-learning não é o mesmo que EAD. O EAD, a famosa educação à distância, é um conceito existente há muito tempo e, mesmo com o avanço da tecnologia, esse tipo de ensino pode também ser realizado por livros, apostilas, telecursos, entre outros, enquanto o e-learning é exclusivamente digital. Dessa forma, o e-learning é um tipo de EAD, mas nem todo EAD é e-learning, faz sentido?

O e-learning acontece unicamente por ambientes virtuais, mas é preciso entender que o ambiente é muito mais do que uma simples réplica da sala de aula para o online.

Muito mais do que o professor fala e o aluno ouve, o e-learning pode incluir diversas metodologias de aprendizagem como gamificação, trilhas de desenvolvimento, microlearning, entre outras.

Assim como qualquer treinamento, essa modalidade pode ser utilizada em diversos momentos da jornada do colaborador, com os mais diferentes objetivos.

Além da capacitação e desenvolvimento, o e-learning pode também ser implementado para onboarding, ajudando na aceleração do ramp up, como ferramenta para integração de equipes, desafios para alcance de metas e desenvolvimento de competências técnicas ou comportamentais específicas, por exemplo.

Modelos de elearning

Dentro do e-learning existem dois modelos de ensino de acordo com a interação que o conteúdo proporciona, são eles o síncrono e assíncrono.

O modelo síncrono tem a simultaneidade como característica, ou seja, os alunos acompanham as aulas e conteúdos em tempo real por meio de conferências ou canais ao vivo, participando de chats, dúvidas e debates.

o modelo assíncrono é a troca de informação que pode acontecer em qualquer momento, ou seja, em conteúdos previamente gravados e disponibilizados para os alunos. Nesse caso, as dúvidas e discussões são tratadas por e-mail, redes sociais ou fóruns de discussões.

É evidente que aulas, cursos e palestras são importantes, mas eles são as únicas possibilidades do elearning. É essencial que as empresas desenhem outras estratégias como gamificação, trilhas de desenvolvimento, dinâmicas e diversas ferramentas que promovam o engajamento e aprendizado no ambiente virtual.

Por que investir em e-learning no seu negócio?

Contar com o elearning como ferramenta de aprendizado é essencial para valorizar e motivar colaboradores, dando mais resultados para seu negócio e diferenciando seus processos dos concorrentes graças à qualidade que é entregue.

Por serem disponibilizados em plataformas de gestão do conhecimento e contar com diversos conteúdos, eles podem ser acessados pelos colaboradores em diversos momentos e colocam o profissional como protagonista em seu desenvolvimento.

Investir em e-learning dá benefícios para empresas e pessoas e seus resultados justificam seu investimento. Confira alguns deles!

Nivela o aprendizado e coloca o colaborador no centro da jornada

Ao utilizar o elearning no cenário organizacional, o aluno decide quando acessa, o que estuda e como conduz o seu aprendizado, dessa forma, diferente de formatos tradicionais, ele está no centro da jornada e é protagonista do seu conhecimento.

Além disso, por se tratar de um ensino online, é possível disponibilizar conteúdo para todos da organização, fazendo com que a aprendizagem esteja ao alcance todos, nivelando o conhecimento da organização e elevando sua qualidade e capacitação.

Maior personalização e engajamento

Por ter o colaborador a frente de sua aprendizagem, ele não precisa esperar pelo desenvolvimento de colegas e a tendência é que ele se engaje ainda mais por poder definir seu ritmo de estudo.

Mais do que isso, as plataformas que armazenam e distribuem os treinamentos e-learning tendem a ser personalizáveis, dessa forma, o colaborador se vê ainda mais dentro de sua realidade e faz com que a teoria seja colocada mais rapidamente em prática na rotina.

Essa forma de gestão de conhecimento empodera os colaboradores, dá autonomia, além de gerar maior engajamento e motivação. Tudo isso resulta em produtividade, inovação e resultados ainda mais fieis aos traçados pela empresa e com grande qualidade.

Atrai e retém talentos

Como dissemos, oferecer oportunidades para o colaborador é uma forma de valorizar o profissional e isso é um grande ponto de escolha para que muitas pessoas decidam ir ou não para uma organização.

Ambientes que capacitam profissionais ganham mais na atração de pessoas que tenham a ver com o a cultura da empresa e, mais do que isso, retém os talentos que entregam grande qualidade e diferenciação no negócio.

Reduz custos

Ao comparar o e-learning com treinamentos e atividades presenciais nota-se uma grande redução de custos, afinal, para presenciais são necessários gastos com logísticas, aluguéis de locais, alimentação, matérias, além de claro, tempo despendido de diversas pessoas ao mesmo tempo fora dos setores.

Nas atividades e-learning é necessário apenas uma plataforma e uma estratégia de conteúdo e, em um mesmo lugar tudo pode ser disponibilizado para toda a estrutura organizacional.

Mais do que gastos propriamente com treinamentos, ao reduzir a rotatividade de pessoas e aumentar a retenção de talentos, menores são os gastos em processos seletivos e estratégias de ramp up do seu colaborador.

Impulsiona e compartilha aprendizagem e gestão do conhecimento

Ter conhecimento retido em algumas poucas pessoas é um dos grandes erros das empresas. Portanto, desenvolver culturas de aprendizado e de compartilhamento de conhecimento é essencial para a qualidade e cumprimento do trabalho.

Ao contar com e-learning em bases de conhecimento é fomentado a troca e o aprendizado é construído dentro das próprias equipes.

Pense em uma situação: se os conteúdos são lidos ou assistidos por alguns operadores e, na prática, eles percebem que podem existir mudanças no processo, eles mesmos comentam sobre isso e dão os feedbacks em comentários e fóruns.

Dessa forma, o próximo funcionário que procurar sobre o conteúdo terá essa atualização vinda de um próprio colega da linha de frente. Assim, a equipe fica mais coesa e o conhecimento fica disponível para todos os integrantes.

Além disso, ao ter conhecimento disponível e compartilhado, melhor a qualidade dos serviços prestados, dando mais visão estratégica e resolutiva para todas as posições no negócio.

Fomentar a gestão do conhecimento é dar insumos para que o colaborador seja capaz de potencializar o seu capital intelectual para gerar valor é o processo que deve ser perseguido a todo tempo.

Aumenta a competitividade do negócio

Colaboradores que tem incentivo a treinamento e desenvolvimento tendem a se engajar mais com negócio, dando insights e propiciando inovação. Essa forma de trabalho, além de qualidade, faz com que a organização fique ainda mais competitiva e saia na frente da concorrência.

Se preocupar com esse aspecto dá grande vantagem competitiva e eleva a marca empregadora, fortalecendo sua cultura e ambiente.

Dá indicadores

Ao utilizar metodologias de e-learning, independente de qual seja a plataforma, sabe-se que ele precisa estar disponibilizado de forma online. Sendo assim, torna-se muito mais fácil acompanhar indicadores de desempenho dos colaboradores.

Ao unir o e-learning a plataformas de gestão do conhecimento é viável verificar quantos colaboradores estão lendo e assistindo os conteúdos, quem está comentando e fomentando a plataforma, quanto tempo se leva para conclusão dos módulos, entre muitos outros.

Esses indicadores são essenciais para entender como a capacitação impacta o atendimento e dá insights sobre melhorias e desempenhos dos colaboradores.

O sucesso de uma empresa está vinculado à prática de transformar o seu conhecimento em resultados efetivos e é nesse sentido que o e-learning tem grande papel na base e gestão de conhecimento.

Pensar na estratégia e implementação do e-learning é uma ótima forma de desenvolver seus colaboradores de forma dinâmica e motivadora.

Com o home office, modelo que muito cresceu na pandemia e tende a ficar cada vez mais forte em diversas empresas, torna-se ainda mais necessário o uso de ferramentas online para a educação corporativa.

Além disso, mesmo em um cenário pós pandemia e com a volta aos escritórios e empresa, nem sempre justifica que as atividades sejam paralisadas para que os colaboradores realizem treinamentos presenciais, não é mesmo? Dessa forma, contar com plataformas online faz toda a diferença para o negócio.

Treinar e desenvolver colaboradores é grande ponto de motivação e produtividade e jamais pode ser deixado para depois, afinal, essa capacitação impacta diretamente em seus atendimentos e na forma que o cliente enxergará a sua marca.

É importante lembrar que e-learning e qualquer outro método de ensino é um trabalho contínuo, que deve ser sustentado e fundamentado em diversos momentos da jornada do operador.

Como a sua empresa lida com a educação e desenvolvimento dos colaboradores? Seu setor fornece insumos para a capitação contínua de seus funcionários? Aproveite que você sabe mais sobre o que é o e-learning e entenda mais sobre as possibilidades da gestão do conhecimento em sua organização!

E-learning e gestão do conhecimento

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos relacionados

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

NECESSIDADE

Cobranças

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Vendas

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SAC

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Service Desk

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

PRODUTOS

Chatbot com I.A.

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Omnichannel e CRM Conversacional

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Gestão do Conhecimento

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SERVIÇOS

Desenvolvimento de Projetos Omnichannel

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Desenvolvimento de Projetos de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Redação estratégica de conteúdos

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de conteúdos corporativos

Aumente suas vendas com CRM