Educação corporativa: o que é e por que investir em conhecimento?

Educação corporativa

Manter os colaboradores engajados e capacitados para que a busca pelos resultados caminhe de forma saudável é essencial e, para isso, olhar para educação corporativa e desenvolvimento de pessoas faz toda a diferença em qualquer que sejam os negócios.

Mais do que executores de tarefas, os colaboradores querem crescer com a organização em que atua e ações organizações relacionadas à gestão do conhecimento, engajamento, comunicação e motivação dão resultados importantes em seus indicadores.

Você sabe o que é a educação corporativa e por que investir em conhecimento no seu negócio te coloca em outros patamares? Acompanhe!

O que é educação corporativa?

Quando tratamos sobre educação corporativa estamos falando muito além de treinamentos esporádicos e soltos na programação anual da empresa, mas sim sobre uma estratégia completa, com planos, indicadores, metas e, cada vez mais, ajuda da tecnologia.

A educação corporativa é um conjunto de práticas adotadas para promover a formação contínua dos funcionários, desenvolvendo suas competências e habilidades de acordo com os objetivos, necessidades e princípios da empresa.

Sendo assim, muito mais do que aplicar treinamentos para transmitir conhecimentos técnicos, esse é um processo que visa o desenvolvimento das mais diversas competências por meio de conhecimento estratégico e contínuo.

Com essa estrutura na empresa, é grande a cultura para gestão do conhecimento, afinal, esse tema passa a ser algo vivo e compartilhado no negócio e faz parte do dia a dia das tarefas e processos.

Quanto mais olhar sua empresa tem para educação corporativa, mais suas equipes deixam de ser apenas executores de tarefas e passam também a se envolver com pilares estratégicos, afinal, estão formados e preparados para essa atuação.

Ou seja, além de desenvolver pessoas, essa é uma estratégia corporativa que motiva colaboradores, melhora a relação funcionário e empresa e faz com que seus processos ganhem mais inovação e qualidade.

De acordo com a pesquisa “Panorama do treinamento no Brasil – Indicadores e tendências em gestão do T&D”, de 2020/2021, realizada pela ABTD – Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento e Integração Escola de Negócios, apenas 19 horas anuais são utilizada para treinamentos por colaborador dentro das empresas.

Desses, os grandes temas que são e serão prioridade em treinamentos e educação corporativa para indústria, serviço, comércio e administração são liderança, comunicação, atendimento ao cliente, processos, habilidades interpessoais, entre outras.

Tendências da educação corporativa

Capacitar colaboradores é fundamental para aumento de qualidade, produtividade, motivação, competitividade, certo? Como dissemos, a educação corporativa é muito mais do que treinamentos e cursos e muitas são as tendências e metodologias desse mercado.

Reunimos algumas delas que fazem parte da rotina organizacional e que são importantes para que sua estratégia seja ainda mais completa!

E-learning

Com o trabalho remoto se fortalecendo em 2020 e seguindo como uma tendência para 2021 e futuro, ele fez com que a educação corporativa precisasse rapidamente se adaptar para os meios online e à distância.

Justamente por isso o e-learning cresceu ainda mais e é uma grande oportunidade de disseminação de conhecimento.

Essa metodologia é o modelo de aprendizagem eletrônica, ou seja, é um processo de ensino online, com apoio de tecnologia e de recursos audiovisuais, imersivos e interativos para aprimorar o conhecimento.

Essa forma de ensino pode ser aplicada em diversos momentos, desde capacitação e treinamentos, desenvolvimento de competências técnicas ou comportamentais, onboarding, treinamento de lideranças, entre outros.

Gamificação

A gamification, ou gamificação, é a utilização de elementos lúdicos, recreativos e com itens de jogos para aprimorar o aprendizado e aproximar teoria da prática. Através dela é possível utilizar rankings, pontuações, competições e outros estímulos para o aprendizado individual e em grupo.

A gamificação é personalizável e por isso ela é uma das queridinhas das empresas e pode ser incluída em diversos momentos da jornada de aprendizado dos colaboradores e necessidades de negócio.

Gamificação na educação corporativa

Inteligência artificial

Utilizar a inteligência artificial não é estratégia apenas para o público externo, mas pode ser muito bem implementada para sua educação corporativa. Certamente você já conversou com um chatbot de uma empresa para solucionar seus problemas, mas você já pensou como ela pode atuar dentro do seu cenário de conhecimento?

Os chatbots internos crescem cada vez mais dentro do suporte, capacitação e desenvolvimento e com os robôs inteligentes é possível auxiliar os colaboradores em suas funções e buscas internas, assim como oferecer conteúdos e facilitar a aprendizagem.

A inteligência artificial dos chatbots dentro da organização alia teoria à prática, engaja colaboradores e faz com que o desenvolvimento seja contínuo e torne-se rotina dentro de cada atividade.

Mobile learning

Como diz o próprio nome, o mobile learning envolve o uso de smartphones, tablets e dispositivos móveis como forma de aprendizagem de educação corporativa e é preciso que os conteúdos tenham estruturas e desenvolvimento compatíveis com esses meios de interação.

O mobile learning é uma opção eficaz para quem busca flexibilidade ao aplicar o sistema de educação corporativa na empresa, afinal, os colaboradores podem acessar seus treinamentos em qualquer lugar e a todo momento.

Por que investir em educação corporativa?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é educação corporativa é importante enxergar como na prática ela pode ajudar a transformação de um negócio, certo?

Muitas são as vantagens que essa estratégia leva para uma empresa e seus resultados e investir na prática será um grande acerto para seu planejamento a curto, médio e longo prazo.

Reunimos alguns bons motivos para que você olhe para educação corporativa de forma cada vez mais estratégica. Confira!

Aumento da motivação e engajamento

Sem dúvida, essa é uma das grandes vantagens da educação corporativa para o negócio. Em muitos cenários, engajar equipes dentro de ações de conhecimento é uma grande dificuldade, porém, ao ter estratégias personalizadas e estruturadas para suas reais necessidades, elas passam a ser mais atrativas para os colaboradores.

Mais do que isso, ao entender que a organização investe no desenvolvimento das pessoas, os colaboradores sentem que a empresa os valoriza com esse investimento.

Dessa forma, as pessoas tendem a se dedicar mais ao trabalho, a ter atitudes mais engajadas e a se sentir mais motivados, fazendo com que a aprendizagem seja um rotina nas atividades.

Ao participar de ações educativas e ver resultados em seu trabalho, a motivação e produtividade é uma consequência natural para o negócio.

Forma times multidisciplinares

Com as estratégias de educação corporativa, as quais podem envolver diversas metodologias, como cursos, palestras, treinamento e-learning e gamificação, por exemplo, as pessoas passam a desenvolver novas habilidades e competências.

Ao planejar estratégias personalizadas de educação corporativa, cada funcionário pode aprender de um jeito diferente, revelando diversas competências e habilidades.

Além disso, é possível direcionar conteúdos específicos de acordo com a necessidade de cada indivíduo e desenvolver capacidades técnicas e soft skills como trabalho em equipe, organização, liderança e outros comportamentos que são extremamente importantes para os trabalhos diários.

Aumenta produtividade e diminui retrabalho

Ao adquirir conhecimentos de forma mais prática e personalizada, os funcionários melhoram sua produtividade e fazem as tarefas de forma mais assertiva, diminuindo retrabalho e refações em suas atividades.

Ao contar com programas contínuo de educação corporativa, é possível capacitar funcionários de forma ampla e focar em problemas pontuais ou grandes na estratégia, dessa forma, os processos como um todo passam a ser mais bem desenvolvidos

A educação corporativa fortalece a troca de conhecimento

Diferente do que muitos pensam, personalizar a experiência de aprendizagem não faz com que o conhecimento fique apenas em algumas pessoas e é justamente esse o grande erro nas empresas, afinal, o conhecimento deve ser disponível para todos, certo?

Ao contar com educação corporativa, os funcionários podem nivelar conhecimentos e, mais do que isso, trocam conhecimentos e experiências.

Mesmo trabalhando de forma distante, ao se engajar com formas de ensino, os colaboradores tendem a falar sobre isso e trocar experiências com seus colegas de trabalho, descentralizando informações e motivando todo o grupo.

Desenvolve lideranças

Para formar bons colaboradores é preciso ter lideranças capazes de disseminar o conhecimento e fazer bem toda a sua gestão.

Por isso, a educação corporativa atua também para formar e capacitar as lideranças, com o objetivo de que elas estejam aptas a contribuir com conhecimentos técnicos e comportamentais para toda a equipe.

Dá dados e análises para os gestores

Ao contar com plataformas de aprendizagem, gamificações e diversas soluções tecnológicas para a educação corporativa, os funcionários geram diversos dados importantes para os negócios.

Ter dados é essencial para análises dos responsáveis para avaliarem desenvolvimento, acompanhar colaboradores em diversas atividades, conhecer perfis profissionais e traçar novas estratégias.

Ter informações concretas é essencial para que novas decisões estratégicas sejam tomadas  baseadas em dados e não apenas suposições.

Melhora a experiência do cliente

Oferecer conhecimento para seus colaboradores reflete diretamente na experiência do cliente, afinal, eles serão mais bem recebidos em seu negócio.

Imagine que sua equipe de atendimento está em constante aprendizado e desenvolvimento através de estratégias de educação corporativa e gestão do conhecimento. É natural que eles estarão mais preparados para receber seu cliente e, consequentemente, melhor será a experiência e satisfação percebida.

Consolida a marca empregadora

Investir em treinamento corporativo não reflete apenas internamente e para os clientes, mas também faz sentido para a marca empregadora e para como uma empresa passa a ser vista.

Ao se sentir valorizado e motivados, os próprios colaboradores falam sobre a empresa e têm orgulho de compartilhar suas experiências, fazendo com que outras pessoas reconheçam a reputação do ambiente e queiram fazer parte do negócio.

Mais do que isso, ao ganhar em qualidade e inovação, sua marca passa a se destacar frente aos concorrentes e fortalece sua imagem para clientes e mercado como um todo.

Deu para perceber como a educação corporativa é essencial dentro de um negócio, não é mesmo? Investir em suas pessoas é investir em desenvolvimento de processos, ferramentas, clientes e resultados e não pode ser uma tarefa de segundo plano.

O quanto sua educação corporativa está sendo desenvolvida? Aproveite que agora você sabe mais sobre ela, tendências e suas vantagens e entenda como nossa plataforma de gestão de conhecimento pode te ajudar nessa importante estratégia!

Educação corporativa - Saiba mais como fazer!

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos relacionados

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

NECESSIDADE

Cobranças

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Vendas

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SAC

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Service Desk

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

PRODUTOS

Chatbot com I.A.

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Omnichannel e CRM Conversacional

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Gestão do Conhecimento

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SERVIÇOS

Desenvolvimento de Projetos Omnichannel

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Desenvolvimento de Projetos de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Redação estratégica de conteúdos

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de conteúdos corporativos

Aumente suas vendas com CRM