Muito se fala sobre estratégias empresariais focadas no cliente dentro de um negócio, certo? Olhar para esse público é crucial, mas sem esquecer de traçar estratégias para o colaborador com educação corporativa e conhecimento, afinal, cada pessoa precisa estar preparadas para se desenvolver e oferecer um serviço de qualidade.
Dessa forma, uma estratégia que não pode fugir do olhar de sua empresa em 2022 é a de educação corporativa e ações que motivam, engajam, capacitam e integram os colaboradores é essencial.
Como sua empresa tem olhado para essa estratégia? Continue lendo e entenda mais sobre educação corporativa e como ela pode melhorar o ritmo e motivação de seus colaboradores.
O que é educação corporativa?
A educação corporativa nada mais é do que diversas práticas que incentivam uma cultura de aprendizado contínuo entre os colaboradores de uma empresa.
Nesse aprendizado, cada colaborador tem a oportunidade de desenvolver suas capacidades interpessoais e aprimorar seu desempenho e conhecimento em sua função na empresa.
Mas mais que apenas um treinamento de iniciação na empresa, essa prática implementa uma estratégia de desenvolvimento de competências e até de talentos não conhecidos dentro do negócio.
Essa estratégia também institui metas e indicadores para os supervisores que acompanharão de perto como seus funcionários estão se saindo nas capacitações e em que ponto ele deve prestar mais atenção, seja um colaborador que precise de ajuda com o treinamento ou um tema que mostrou-se ser desconhecido pelos funcionários.
A educação corporativa faz parte de uma estratégia maior de compartilhamento de ideias e aprendizados, a gestão do conhecimento, que vai além e oferece diversos recursos para criar um ambiente de aprendizado contínuo e maior interação.
Importância de ter uma estratégia de educação corporativa
Ter uma cultura de aprendizado e acolhimento de colaboradores gera muito mais do que colaboradores mais capacitados e conscientes, dentre os diversos benefícios que ela traz para a empresa estão também:
- Maior produtividade e motivação;
- Colaboradores mais presentes na empresa;
- Desenvolvimento de talentos;
- Atração e retenção de talentos;
- Maior felicidade em trabalhar na empresa, aumentando o valor da marca no mercado.
Segundo a Forbes, colaboradores felizes são, em média, 13% mais produtivos e essa felicidade também gera maiores frutos, isso porque, a empresa deixa de ser apenas um ambiente de trabalho para um sentimento de fazer parte de algo maior, ajudando a formar um ambiente mais saudável.
Benefícios da educação corporativa
Como você acabou de ler, existem diversos motivos para implementar uma estratégia de educação corporativa. Sabendo disso, separamos 5 benefícios que sua empresa terá ao implementar uma estratégia de educação corporativa e gestão do conhecimento. Confira!
1. Motiva o colaborador
Ajudar o colaborador a desenvolver novas capacidades e seus talentos na empresa além de motivar, também irá engajá-lo mais.
Isso porque, ele se sentirá capaz de cumprir suas funções com facilidade e ainda mais rápido do que antes.
Outra coisa que também motiva o colaborador é saber que a empresa tem prestado atenção nele e está investindo em estratégias e funcionalidades para que ele se desenvolva e cresça na empresa, ao invés de fazer a mesma coisa todo dia, sem esperança de subir de cargo.
2. Desenvolve talentos
Um ponto importante que a educação corporativa traz para a empresa é o desenvolvimento de talentos.
Isso porque, ao cumprirem com capacitações, treinamentos e na interação com a empresa ao todo, esse colaborador poderá demonstrar características notáveis que podem acrescentar em seu trabalho.
Desde um talento com arte até um espírito de liderança podem ser desenvolvidos e aprimorados, para que esses talentos sejam implementados em suas funções, trazendo uma nova forma de cumpri-las.
3. Integra os times
Essa estratégia também é capaz de melhorar a integração entre times e até o ambiente de trabalho ao todo. Com essa integração a comunicação entre setores é facilitada e contribui para criar um clima organizacional mais saudável e dinâmico.
Além de também incentivar a troca de conhecimento entre setores e cargos, para que o conhecimento não gire em torno de um grupo limitado da empresa.
4. Maior produtividade
Um dos maiores benefícios que essa estratégia pode gerar para os superiores é que ela tende a aumentar a produtividade da empresa, visto que os colaboradores terão conhecimento de toda sua função, estarão mais motivados e consequentemente, mais produtivos.
Também temos o lado de que com maior facilidade em cumprir suas funções, o colaborador diminui sua carga de retrabalho, pois com maiores conhecimentos, menores serão os erros.
5. Aumenta a satisfação do cliente
Não pense que os benefícios serão vistos apenas internamente, afinal, ter uma cultura de conhecimento vai ampliar os benefícios até a satisfação do ciente.
Isso porque, com mais motivação, produtividade e menos erros, o cliente terá seu problema solucionado em um menor período de tempo e de forma mais ágil e satisfatória.
Nisso, a experiência do cliente de sua empresa será algo eficaz e que trará ótimos resultados e feedbacks.
Ações na educação corporativa
A educação corporativa é muito mais do que um calendário de treinamentos e investir em metodologias e estratégias é essencial para engajar ainda mais os colaboradores dentro dessa cultura.
Separamos 3 ações principais que podem contribuir para a estratégia, acompanhe!
Gamificação
A gamificação, ou gamification, é uma das grandes tendências e queridas da educação corporativa. Muito popular atualmente dentro do processo de aprendizagem, a metodologia utiliza técnicas de jogos e através de um universo lúdico e desafiador engaja os participantes.
Com essa gamificação, os colaboradores se sentirão mais estimulados e motivados a completar as capacitações e treinamentos, para então, ganhar seus pontos.
Com a ajuda de pontuações, ranking, premiações, regras, objetivos, histórias e outros recursos, essa metodologia faz com que o ensino se torne mais leve e atraente. Mais do que isso, torna a teoria mais próxima da prática e faz com que o conhecimento seja cultura organizacional.
Microlearning
O microlearning significa micro aprendizagem e essa é uma estratégia de ensino em que um conteúdo extenso e complexo é dividido em pequenas partes.
Essa é uma ótima ação pois garante um dos pilares fundamentais para que a estratégia de educação corporativa dê certo: aprendizado constante.
Por meio do microlearning a empresa garante que o colaborador demandará um pequeno tempo por dia/semana para aprender, assim, ele não fará correndo e poderá se aprofundar melhor nos temas.
Inteligência artificial
Tecnologias como inteligência artificial geralmente são destinadas a setores como vendas e atendimento ao cliente, mas uma coisa que poucos sabem é que ela também pode ser uma estratégia de comunicação interna.
O chatbot, por exemplo, é uma tecnologia que pode ser utilizada internamente, dentro de segmentos como de suporte e educação corporativa.
Isso porque, ele pode ser como uma fonte de pesquisa para o colaborador, que ao ter uma dúvida sobre o trabalho, processos e até sobre problemas técnicos, ele poderá falar com um chatbot que guardará tais informações.
6 passos para iniciar uma estratégia de cultura de conhecimento em sua empresa
Como você acabou de ler, a cultura de conhecimento tem diversos benefícios e formatos, e é extremamente necessário olhar para essa estratégia, pois assim, sua empresa poderá se destacar no mercado que está cada vez mais competitivo e ágil.
Sabendo disso, preparamos 6 passos importantes para iniciar a implementação da educação corporativa em seu negócio. Acompanhe!
1. Analise os times e o cenário
Identificar o problema é o primeiro passo para a mudança, e por isso, para iniciar essa estratégia você deverá analisar os pontos fortes e fracos de cada time e da empresa.
Outro ponto que não pode ser deixado de lado é o cenário que a empresa está inserida, se questionando quais são as ameaças de mercado e oportunidades que podem surgir.
Uma boa forma de organizar essas informações é por meio de ferramentas e metodologias de gestão, como a análise SWOT por exemplo, que, nada mais é que uma planilha visual em que se colocam as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em um quadro e assim torna-se mais fácil analisar o cenário da empresa.
Com essas informações, a empresa poderá enxergar de forma prática no que ela precisa investir e aplicar a educação corporativa.
2. Planeje quais ações serão feitas
A partir da análise de times e cenário a empresa iniciará o planejamento, colocando metas e objetivos a serem alcançados com a educação corporativa e conhecimento, mas não só isso, como também irá traçar a melhor forma de alcançá-los.
Nesse planejamento você poderá utilizar a ferramenta 5W2H, em que você terá em mãos dados como: o que será feito, por que, quando, quem, onde, como e quanto custará. Essas informações serão cruciais para um bom planejamento pois elas vão estruturar e dar uma visão mais ampla do projeto.
3. Reúna-se com os funcionários e os ouça
Por ser uma ação feita para os colaborados é fundamental que eles entendam e falem sobre ela, pois de nada adianta impor uma estratégia que o público alvo não entende e nem sente vontade de participar.
Sabendo disso, uma atitude que pode ajudar a tornar a estratégia mais atrativa é demonstrar interesse no que seu colaborador tem a dizer sobre o que ele acha dessa atividade e como ele acha que pode ser melhor para eles.
Pergunte sobre a periodicidade, sobre o formato que eles preferem e peça ajuda para transformar a educação em algo realmente a cada de seu colaborador.
4. Coloque o planejamento em ação
Após o planejamento e a reunião vem o momento tão esperado: colocar em prática Independentemente da ação ou ações que você escolheu é importante divulgar e lembrar seu colaborador da educação corporativa para que ela se torne mais do que um calendário, mas sim uma cultura.
Divulgue seu projeto, engaje pessoas, faça ações de endomarketing, tenha espécie de embaixadores nos times para divulgar e incentivar a estratégia e faça com que ela rode na empresa.
5. Tenha plataformas que sustentem a estratégia
Para oferecer treinamentos, educação, gamificação, formas de aprendizagem, inteligência artificial, microlearning, engajamento e muitas outras possibilidades, é preciso ter um local que suporte todas essas ações.
Por isso, é essencial investir em plataformas de conhecimento para que toda sua estratégia esteja reunida em um mesmo lugar e seja um local para os colaboradores e gestores. Com uma boa plataforma de gestão do conhecimento torna-se muito mais simples colocar a educação corporativa dentro do dia a dia do negócio.
6. Não pare por aí
Nesse processo é importantíssimo lembrar que a educação corporativa é algo contínuo e progressivo, não haverá um resultado total se a empresa disponibilizar um curso solto em uma plataforma e nunca mais colocar nada lá.
É necessário sempre se atualizar sobre o que está rolando no mercado, oferecer capacitações contínuas, comunicações ativas e metodologias e tendências para ter a educação como um pilar dentro do negócio.
A educação corporativa é uma estratégia que vai mudar a forma de trabalhar em sua empresa, motivando e criando uma cultura de aprendizado que fará com que seus funcionários se desenvolvam e cresçam na organização, por isso, ela não pode ficar de fora de seu planejamento estratégico em 2022.
Como você tem olhado para educação corporativa e conhecimento no negócio? Aproveite que sabe mais sobre elas e conheça 12 passos para transformar o conhecimento em sua estratégia!