Era digital: como manter sua empresa atualizada com as novas tendências

Sabemos que a era digital vem moldando o mundo em que vivemos, desde a forma de pensar, até a forma de agir e se comunicar. Essa transformação iniciou-se no fim do século XX, com a terceira revolução industrial e, desde então, está em uma constante evolução.

Pensando nesse desenvolvimento e atualizações da tecnologia no mundo corporativo, você já se perguntou e tem olhado para como essa tecnologia afeta sua empresa e como você pode se adaptar e melhorar sua forma de vender?

Sabemos que, de início, o mundo tecnológico pode parecer um bicho de 7 cabeças, e por isso, juntamos 3 tópicos para que você entenda o que é a era digital e como transformar o seu negócio em uma experiência única, tanto para você, quanto para o seu cliente. Acompanhe!

Como tudo começou: O que é a era digital?

A era digital tem a ver com o caminhar da tecnologia, seja no mundo ou dentro das empresas e, por isso, para entender sobre essas atualizações e revoluções, é essencial olhar um pouco para a história.

Para que esse conceito esteja ainda mais claro para seu negócio, reunimos vamos voltar um pouco no tempo para entender como chegamos até aqui.

Terceira Revolução Industrial: O início da tecnologia

Os primeiros produtos eletrônicos surgiram após a segunda guerra mundial, em um período chamado Revolução Informacional ou Terceira Revolução Industrial. Esse nome se dá pois esse marco mudaria toda a base da indústria, transformando a tecnologia em um pilar para todas as formas de produção e venda.

A influência que esse período gerou mundialmente foi um grande marco para todos os setores e, o que era para ser uma revolução na produção, acabou ampliando-se para algo que revolucionaria toda estrutura humana.

Imagine que há anos atrás as cartas demoravam dias para enviar e receber e, hoje temos um celular com mensagens instantâneas. Se hoje isso é algo muito comum, foi com essa revolução que foi possível dar passos para esse mundo tecnológico.

Quarta Revolução Industrial: Automatização e a promessa de mudar o mundo

Também chamada de Indústria 4.0, a Quarta Revolução Industrial vem transformando os meios de produção por meio da automação, robótica, inteligência artificial e outras tecnologias, garantindo uma maior taxa de eficiência e tirando a sobrecarga das equipes que passam a contar com as máquinas e tecnologias para facilitar seu serviço.

Como você viu, a era digital começou a partir da terceira revolução industrial, mas até hoje têm revolucionado todos os meios de informação.

Por ser um conceito que muda e se atualiza a todo o instante, é um assunto que toda empresa tem que estar por dentro, se manter atualizada e investir, afinal, são das inovações e tecnologias as previsões de maior produtividade, inovação e lucro.

Benefícios da era digital para as empresas

Dados da Oxford Insights no Índice de Prontidão de Inteligência Artificial Governamental feito em 2019, dizem que a previsão é de que até 2030 as tecnologias de inteligência artificial adicionem 15 trilhões de dólares à economia global, prevendo então, a importância de investir nessa tecnologia e os ganhos que ela pode trazer para a sua empresa.

Por isso, separamos alguns benefícios da era digital e dicas para se manter por dentro das tendências, confira:

Dá agilidade e praticidade na compra

Além de acelerar os processos de propagação de informações, a era digital também garante uma experiência inovadora para o seu cliente, que, não dependerá mais da barreira de ter que ir até a loja, podendo olhar a disponibilidade dos produtos e comprá-los virtualmente.

Sem filas, com data marcada para chegar e todas as opções na palma da sua mão, o cliente terá uma forma rápida e prática para comprar em sua empresa, sem precisar necessariamente sair do conforto de sua casa.

Fortalece a comunicação ágil e próxima do cliente

Com ferramentas da era digital, construir uma relação de proximidade com seu cliente se tornou ainda mais fácil.

Um bom exemplo disso é o Whatsapp Business que ajuda a manter um contato constante com o consumidor, também gerando a sensação de que se ele precisar não terá necessidade de ficar em ligações infinitas, podendo então, deixar uma mensagem e quando disponível você o responderá, além de cumprir um papel de vitrine virtual, facilitador de pagamentos e ter um sistema de mensagens automáticas de saudações e ausência.

Outra forma da Indústria 4.0 para automatizar seu atendimento é com o uso do chatbot que torna a comunicação com seu cliente ágil e facilitar demandas com um sistema de perguntas e respostas prontas, sendo encaminhado ao atendimento humano apenas casos mais complexos.

A era digital proporciona a relação máquina-humano

Quando falamos sobre máquinas fazendo o trabalho dos humanos sempre temos o pensamento de que o humano se tornaria dispensável, mas na realidade, a ideia é que a máquina se torne uma aliada dos profissionais e não sejam as suas grandes substitutas.

Ou seja, a relação da máquina com os humanos pode facilitar o trabalho e diminuir a sobrecarga de atendimentos, o que diminuiria os níveis de estresse do funcionário. Dessa forma, a sua equipe poderia evoluir não somente na área tecnológica, mas também, internamente.

Se acrescentarmos isso ao fato de que as máquinas, por serem previamente programadas, diminuem erros humanos, temos então algo que poderá revolucionar seu negócio e a forma de como ele têm se relacionado com seus clientes.

Era digital e automatização

Como acompanhar as tendências da era digital? 3 dicas para você e seu negócio!

Ao saber mais sobre a era digital, seu benefícios e praticidade, certamente deu para perceber como é importante olhar para ela e isso não pode ficar para depois, certo? Como dissemos, a era digital está em constante evolução e algumas estratégias podem fazer toda a diferença. Confira 3 dicas que separamos para você!

Faça pesquisas

Mesmo que pareça um tópico um pouco óbvio, afinal, você já está pesquisando, não pare por aqui! Aqui estão alguns links que você poderá ler para entender ainda melhor sobre as atualizações da tecnologia:

Participe de fóruns e eventos

Outra maneira para não perder nada do mundo digital é participando de fóruns e eventos. Nos fóruns você poderá conversar com pessoas especializadas da área e um bom exemplo disso é o Google Developers, uma divisão do Google para desenvolvedores que, além de ter uma comunidade, também conta com diversos eventos e notícias da área.

Infelizmente não há uma versão do site em português, mas não desanime, o Reddit também tem uma comunidade para aqueles que desejam tirar suas dúvidas e saber mais sobre tecnologia da informação.

Os eventos também são de muita importância para colocar sua empresa nos holofotes, já que contam com sua presença para representá-la e ainda fará com que você esteja sempre a par das novidades e inovações do ramo.

Invista em cursos e treinamentos

Há diversos fatores que te ajudam a se manter atualizado no mercado tecnológico, mas algo que não pode faltar nessa lista são cursos e treinamentos e eles são grandes aliados para sua constante evolução.

Separamos alguns sites interessantes para você estar sempre de olho:

E não apenas o seu treinamento, um fator que você não pode deixar de lado é o treinamento de sua equipe e esse passo é fundamental para que sua empresa ganhe mais visibilidade, afinal, os colaboradores são aqueles que estão na linha de frente do atendimento e são a voz e o rosto que seus clientes vão conhecer.

Para isso, invista em uma base de conhecimento para treiná-los e fazer com que eles também avancem dentro da era digital.

Oferecer um serviço único para seus clientes e funcionários é essencial e como você pôde ver, a tecnologia, desde sua criação, manteve uma evolução rápida e inovadora e é preciso caminhar com ela para seus melhores resultados.

Agora que você sabe mais sobre a era digital e seus benefícios, siga nossas dicas e saiba mais sobre como a automação e inteligência artificial podem mudar a sua estratégia!

Era digital e inteligência artificial

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