Facebook para empresas: como usar o canal para seu atendimento e vendas

Facebook para empresas

O Facebook é a maior rede social do mundo, mas muitos ainda não sabem as infinitas possibilidades que ele pode gerar para as empresas. Desde as funcionalidades até seu alcance gigantesco, ele pode se tornar uma ferramenta crucial para obter sucesso em suas estratégias.

Com mais de 2,91 milhões de usuários mensais, a plataforma pode oferecer infinitos meios de se conectar com seu cliente, independentemente do segmento, afinal, todos estão no Facebook.

Como você tem olhado para o Facebook em sua estratégia? Apenas como um canal para postagens, ou como uma ferramenta de atendimento e vendas? Continue lendo e revolucione sua forma de se comunicar.

Como tudo começou?

Não é muito distante do conhecimento geral o que é o Facebook, até porque, quem nunca criou uma conta no aplicativo para se conectar com os amigos e conversar com novas pessoas?

Mas, para desenvolvermos melhor vamos lá: o Facebook é uma plataforma criada em 2004 por 3 estudantes da Universidade Harvard – Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes – que queriam conectar os alunos entre si.

Por ser uma ideia inovadora, não demorou muito para ele se expandir para o país inteiro e, então, iniciou-se o Facebook que conhecemos. Diversas expansões surgiram com o tempo, como a compra do Instagram e WhatsApp, A criação do Facebook Messenger e da interface  API para empresas.

Nesse ponto iniciamos nossa proposta, o que é o Facebook para empresas e porque ele poderá revolucionar sua empresa? Siga lendo e descubra!

O que é Facebook para empresas e por que utilizá-lo?

O Facebook para empresas é um serviço gratuito disponibilizado para que as contas comerciais possam ser gerenciadas e para melhor entender sua performance.

A principal missão do Facebook é conectar, dar voz ao público e construir conexões, e por isso ele se torna a melhor plataforma para se estar, afinal, ele oferece ferramentas e funcionalidades que facilitam esse contato B2C – Business to Consumer – e permitem a integração da conta com outras redes – multicanal – e sistemas.

Os dados publicados no anúncio de ganhos dos investidores da Meta dizem que o Facebook ainda é a plataforma de mídia social mais usada do mundo, o que mostra um potencial alcance que sua empresa poderá ter.

Mais do que isso, na pesquisa Digital 2022 realizada pela We Are Social, vemos que o público potencial, que pode ser alcançado com publicidade no Facebook Marketplace, é equivalente a 562,1 milhões de pessoas.

É por esses motivos que sua empresa não pode ficar de fora! E para saber um pouco mais sobre como a plataforma pode te beneficiar, trouxemos algumas funcionalidades do Facebook para empresas. Confira!

Funcionalidades do Facebook para empresas

Existem diversas funcionalidades que o aplicativo disponibiliza para que as empresas consigam se adaptar ao ambiente, e torna-lo uma ferramenta para os negócios.

Dentre elas temos funções de gerenciamento da conta, de divulgação e até mesmo plataformas que poderão aumentar as taxas de produtividade e eficácia das equipes.

Para você conhecer um pouco mais, trouxemos 5 funcionalidades que vão te ajudar nessa jornada. Confira!

Messenger API

Para entender os benefícios do Messenger API, é importantíssimo saber o que é uma API, entenda:

API é a sigla para Application Programming Interface, que pode ser compreendida como uma interface de programação de aplicativos. Essa interface tem como objetivo oferecer uma experiência multiplataforma para contas comerciais e desenvolvedores, possibilitando a integração de outros softwares e programas.

Sabendo disso, a API do Messenger auxilia a empresa a melhor gerenciar suas conversas e comunicações, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente.

E como o Facebook detém não só o Messenger, como também o Instagram e WhatsApp, torna-se fácil criar uma estratégia com essas plataformas em uma única interface. Alguns benefícios do Messenger API são:

  • Atendimento personalizado para cada cliente
  • Maior taxa de retenção e encantamento
  • Aumento da satisfação do consumidor
  • Centralização da comunicação
  • Diversos canais de comunicação
  • Maior produtividade e agilidade
  • Melhor gerenciamento de mensagens

Anúncios personalizados

O suporte de anúncios do Facebook para empresas é bem extenso, possibilitando uma personalização assertiva e direcionada para encontrar sua persona.

O aplicativo deixa a empresa direcionar desde os dados mais básicos como idade, sexo e localização, até dados específicos como cargos, área de atuação, interesses pessoais e gostos.

Outro detalhe importante é que essa publicidade pode ser feita em diversos tipos de conteúdos, sendo por texto, fotos, vídeo, gif, CTAs e por aí vai. Por isso, é importante ter uma estratégia bem estruturada, entendendo o que chamará mais atenção da persona de sua empresa.

Botões Call To Action (CTA)

Como você acabou de ver, os botões de CTA, ou Call To Action, são disponibilizados pela plataforma para ser utilizado em anúncios ou até mesmo em posts comuns.

Para quem não conhece, CTAs são aqueles botões de “Saiba mais!” ou “Clique e confira!”, que permitem que o cliente clique e seja encaminhado para outra página.

Há diversas oportunidades para seu uso, como por exemplo, para chamar a pessoa para o WhatsApp da empresa, para ler um texto em seu blog ou conhecer mais sobre um produto.

Chatbot

O chatbot é um software que possui a capacidade de compreender as perguntas do seu cliente e com base nas regras do seu negócio, agilizando e tornando o processo de atendimento ao cliente mais eficaz.

O chatbot, diferente de um atendente humano, pode trabalhar 24 horas nos 7 dias da semana, permitindo que seu negócio esteja sempre disponível para o cliente, não importando o momento dele.

Por ser uma tecnologia personalizável, sua empresa pode escolher entre diversas características de personalidade, como se será humano, o gênero, cor, forma de falar – formal ou informal – e até mesmo se usará emojis e gifs.

O chatbot pode ser implementado na ferramenta de API do Facebook, assim, podendo auxiliar sua equipe com as demandas, fazendo a triagem e qualificação dos clientes que chegam para ele.

Outro benefício que o chatbot gera para as empresas, é que ele é uma ferramenta que evolui e tem suporte de curadoria temporariamente, e pode ser educado para, cada vez mais, estar alinhado com as expectativas de seu cliente.

Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia que gerência seus clientes e demandas, independente do canal em que ele escolha falar com a empresa e tem o objetivo de manter o contexto do cliente e oferecer experiências únicas e personalizadas nas mais diferentes interações.

Com ela, é possível deixar com que o cliente decida por qual canal ele quer contatar a empresa, sem perder seu contexto e histórico com a mesma.

A API do Messenger permite que as empresas implementem a tecnologia de omnichannel, possibilitando que a empresa tenha um painel simples e intuitivo para atendimento, com todos os canais oferecidos, sejam redes sociais, e-mail, chat e outros.

Como você viu, o Facebook para empresas chegou com tudo, trazendo ferramentas que estimulam e auxiliam seu negócio a crescer e se desenvolver. A plataforma pode expandir a comunicação e as vendas da empresa, então, não fique para trás! Inicie agora uma estratégia de implementação de canais e se destaque no mercado!

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