O fast learning é um conceito novo no mercado, mas mesmo assim tem crescido muito. Ele busca focar na capacitação rápida e com resultados eficazes daqueles que tanto importam para o corpo de uma empresa: os colaboradores.
Os funcionários de uma empresa são uma das partes mais importantes para que ela funcione e gere lucros. Por isso, investir nele e trabalhar estratégias de fast learning são importantes.
Como você tem olhado para o aprimoramento da capacitação das equipes de sua empresa? Continue lendo e saiba mais sobre esse conceito que vai revolucionar sua forma de trabalhar!
O que é fast learning?
Em tradução para o português significa aprendizado rápido, mas em seu conceito, é uma forma de adquirir conhecimento em um formato curto e objetivo, fugindo das longas aulas e textos gigantescos.
Essa estratégia tem ganhado cada vez mais destaque nas empresas, exatamente por esse formato, garantindo resultados rápidos e eficazes em processos que não costumam ser.
Resumindo, a empresa forneceria pequenas pílulas de conhecimento gradual, para fazer com que o colaborador aprenda de pouco em pouco, já praticando o conhecimento adquirido.
Separamos alguns benefícios para você conhecer que vão te mostrar como o fast learning é importante e eficaz para garantir bons resultados e o desenvolvimento de seus colaboradores. Confira!
Benefícios do fast learning para seu negócio
Agora que você entendeu o que é o fast learning, fica aquela dúvida: mas como ele poderá me ajudar?
Pensando em responder essa pergunta, separamos 4, entre tantos outros beneficios que o fast learning pode trazer para sua empresa. Veja!
Ramp up acelerado
Ramp up é o processo de capacitação para novos ingressantes da empresa, é de extrema importancia ter um ramp up rápido, afinal, quando mais rápido esse momento, mais rápido o colaborador estará pronto para suas funções.
Não só no ramp up, como em treinamentos gerais o fast learning se torna uma uma opção de acelerar e garantir maior conhecimento em menor tempo. Que empresa não quer equipes capacitadas de uma forma objetiva que garante maior aproveitamento de suas horas de expediente? Com essa estratégia, é possível!
Colaboradores autônomos
Ter colaboradores autônomos é extremamente importante no mundo corporativo, isso porque, nem sempre os gestores possuem tempo de ficar ajudando-os em suas tarefas.
Mas, para isso acontecer, é preciso que a empresa garanta que o mesmo está preparado e capacitado para suas funções. O fast learning é uma boa forma de colocar esse conceito em prática.
Mais do que isso, ele pode se unir a uma base de conhecimento para além de educar, também possuir a vantagem de uma plataforma que guarda esse conhecimento para quando ele precisar novamente.
Além disso, ter uma base de conhecimento também pode ajudar a guardar documentos, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdos. No contexto da empresa isso poderá ser de grande avanço para a autonomia dos colaboradores.
Implementação de uma cultura de aprendizado
Implementar uma cultura de aprendizado é imprescindível para garantir o sucesso de uma empresa.
Isso porque, é investindo no ambiente de trabalho e tornando ele mais saudável e incentivador que você começará a notar seus funcionários realmente vestindo a camisa da empresa.
Trabalhar em ações em que sua equipe se sente a vontade e acolhida por seus superiores irá aumentar sua produtividade e proatividade para as tarefas, fazendo com que eles se sintam mais incentivados, que será o tema de nosso próximo tópico.
Incentivo ao desenvolvimento do colaborador
Investir em ações de endomarketing, para que o colaborador tenha voz e autonomia no trabalho, é uma forma de incentivá-lo a se desenvolver.
E esse desenvolvimento será benéfico para muito além dele, pois ao se desenvolver, ele crescerá na empresa e ela se desenvolverá com ele. Tornando uma via de mão dupla de investimentos.
Com o fast learning, você estará incentivando-o a se capacitar e se tornar melhor no que faz, garantindo melhor satisfação de quem recebe o fruto de seus serviços, seja no atendimento, vendas ou internamente também.
E agora que você sabe como essa estratégia irá garantir o sucesso de sua empresa, está na hora de introduzi-la em seu negócio. Saiba mais a seguir!
Como introduzir o fast learning na sua empresa
O fast learning, como já falamos, são aprendizados rápidos e divididos em pequenas partes.
Ele costuma ser apresentado em formato e-learning, remoto e por vídeos, para garantir maior dinamismo, ser acesível de qualquer lugar e poder ficar guardado para uma futura necessidade.
Então, introduzi-lo dependerá de sua necessidade e temas que pretende focar com a equipe. Mas mais do que isso, você precisará de uma plataforma que hospede seu sistema de e-learning e a gestão do conhecimento é ideal para tal.
Isso porque, a gestão do conhecimento é uma plataforma que reúne práticas de captação e compartilhamento de informações dentro de uma empresa.
Com um processo de criar, gerenciar e transformar informações, a plataforma pode aprimorar as habilidades dos colaboradores e, principalmente, democratizar o conhecimento para toda a empresa.
E agora que você sabe sobre os benefícios do fast learning e como a gestão do conhecimento pode te ajudar a coloca-lo em prática, você não pode ficar para trás. Inicie sua estratégia e se destaque no mercado focando em seu colaborador!