Gamification: o que é e por que investir em seu negócio?

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Você sabia que entre os diversos métodos para estimular a satisfação e aumentar o engajamento dos colaboradores está a Gamification?

Ao implementar essa ideia dentro do ambiente empresarial, os processos se tornam muito mais dinâmicos e podem resultar em maior produtividade.

Em um mercado que sofre constantes evoluções, é necessário que as companhias encontrem maneiras para engajar e motivar seus colaboradores.

Sendo assim, a Gamification tem como objetivo criar uma atmosfera lúdica e atrativa para alcançar as metas de uma companhia, transformando as atividades do dia a dia em um cenário parecido com o dos videogames.

No artigo de hoje nos iremos falar sobre por que o Gamification é uma boa escolha para a estratégia do seu negócio, e quais os beneficios que ele trará para sua empresa.

Boa leitura!

O que é Gamification?

Gamification, ou Gamificação traduzido para o português, é a aplicação de mecânicas utilizadas em jogos para estimular e engajar colaboradores e consumidores.

O objetivo dessa estratégia é facilitar a realização de tarefas por meio da motivação, auxiliando a produtividade e a jornada de compra do cliente. No contexto das empresas, a prática tornou-se um grande auxílio para treinamentos, processos seletivos, capacitações, entre outros.

Isso porque, por meio de uma estratéiga lúdica é possível estimular o engajamento dos colaboradores alcançando os objetivos da empresa e, consequentemente, melhores resultados.

Ao considerarmos o contexto que a metodologia trás, essa é uma das maneiras mais eficazes para motivar e incentivar os profissionais, pois faz com que eles busquem exercer suas funções com mais excelência.

Como funciona a Gamification?

Gamification se baseia na aplicação de princípios de design de jogos e mecânicas de jogos em contextos não relacionados a jogos, como ambientes corporativos.

Esse método é uma poderosa ferramenta para tornar tarefas do dia a dia mais envolventes, desafiadoras e gratificantes, aumentando a produtividade e a satisfação dos funcionários.

Abaixo separamos alguns dos principais componentes de como a gamificação funciona dentro de uma empresa:

Definição de Objetivos Claros

Antes de implementar a gamificação, é crucial estabelecer objetivos claros e mensuráveis.

Esses objetivos podem ser relacionados a metas de vendas, melhoria da produtividade, desenvolvimento de habilidades, retenção de funcionários ou qualquer outro aspecto relevante para a empresa.

Ter metas claras ajuda a direcionar o design do programa de gamificação.

Identificação de Comportamentos Desejados

Em seguida, a empresa precisa identificar os comportamentos que deseja incentivar. Isso pode incluir coisas como concluir tarefas, colaborar com colegas, atingir metas específicas ou aprimorar habilidades.

A gamificação é projetada para recompensar e reconhecer esses comportamentos.

Design de Elementos de Jogo

Os elementos de jogo, como pontos, distintivos, rankings, competições e recompensas, são incorporados no ambiente de trabalho para motivar os funcionários.

Por exemplo, os funcionários podem ganhar pontos por completar tarefas ou resolver problemas e, à medida que acumulam pontos, podem subir de nível ou receber prêmios.

Feedback Contínuo

A gamificação fornece feedback contínuo aos funcionários, permitindo que eles vejam seu progresso em relação aos objetivos estabelecidos.

Isso cria um senso de realização e motivação para continuar trabalhando em direção aos objetivos.

Competição e Colaboração

A gamificação muitas vezes inclui elementos competitivos, como placares de líderes, onde os funcionários podem competir entre si de maneira saudável.

Além disso, a colaboração também é incentivada, pois a cooperação pode resultar em recompensas adicionais.

Recompensas e Reconhecimento

Um dos aspectos mais motivadores da gamificação é a possibilidade de ganhar recompensas tangíveis ou reconhecimento público.

Isso pode incluir bônus, brindes, elogios públicos ou até mesmo promoções.

Ajustes e Melhorias

A gamificação não é uma abordagem estática. É importante monitorar e ajustar o programa à medida que a empresa evolui e os objetivos mudam.

A análise de dados e o feedback dos funcionários ajudam a aprimorar continuamente o sistema de gamificação.

Treinamento e Engajamento dos Funcionários

É fundamental que os funcionários compreendam as regras e os benefícios da gamificação.

O treinamento e a comunicação eficaz são essenciais para garantir que todos estejam engajados e motivados.

Por que a Gamification é uma boa escolha para uma empresa?

Quando esse método é adquirido por uma companhia, mostra que esta valoriza seus colaboradores e se preocupa com o desempenho que eles exercem.

O Gamification busca incentivar que os profissionais trabalhem engajados e contribui para os resultados da empresa.

Segundo uma pesquisa feita pela Gallup no ano de 2017, funcionários altamente engajados aumentam a satisfação do cliente, gerando um volume 20% maior de vendas. Além disso, colaboradores engajados apresentam desempenho 147% melhor.

Ter um programa como este, que valoriza e engaja os profissionais, traz benefícios a longo prazo e ajudam no crescimento da empresa, como evitar que os  erros aconteçam e aumentem a produtividade.

Vantagens de uma aplicação Gamefication

Como você já deve ter compreendido, a prática da gamificação nas empresas visa engajar os colaboradores, e tornar o clima organizacional ainda mais promissor, conquistando os objetivos e resultados desejados.

Sendo assim, separamos abaixo mais algumas vantagens que a Gamefication poderá trazer a sua empresa:

  • Otimização de processos;
  • Cria uma competitividade saudável;
  • Desenvolve as habilidades e competências;
  • Desperta o interesse coletivo em atingir as metas;
  • Desenvolve a motivação individual e coletiva;
  • Estimula a retenção de talentos;
  • Melhora e aumenta a satisfação dos colaboradores;
  • Encoraja uma maior interação entre os colaboradores;
  • Transforma a qualidade da comunicação;
  • Proporciona novas experiências.

A gamificação dentro de uma empresa não apenas melhora o desempenho dos funcionários, mas também cria um ambiente de trabalho mais atraente e divertido. Ela pode ser aplicada em vários setores, desde vendas e atendimento ao cliente até treinamento e desenvolvimento de habilidades.

Quando implementada com cuidado e alinhada aos objetivos da empresa, a gamificação pode se tornar uma ferramenta valiosa para impulsionar o sucesso e a satisfação dos funcionários trazendo grande retorno para a gestão.

Conte com a melhor ferramenta do mercado para implementar um metodo de Gamification!

No decorrer deste artigo você pode conhecer um pouco mais sobre a Gamification: o que ela é e por que ela pode ajudar você na sua estratégia de gestão.

Após todo esse conhecimento adquirido é hora de colocar em prática a utilização do Gamification. Porém, como fazer isso? Simples, é só contar com uma plataforma de gestão de conhecimento que oferece esse recurso e muito mais.

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