Com evoluções tecnológicas acontecendo cada vez mais rápido, é fundamental que as empresas estejam atentas as novidades e ferramentas que facilitam sua forma de se comunicar e vender. Investir em novas tecnologias se torna praticamente um pré-requisito do consumidor 5.0.
Isso porque, ele é nativo na internet e preza pelo imediatismo e com essa demanda surgiram diversas tecnologias que, por sua vez, se tornaram um valioso recurso estratégico para as empresas suprirem essa necessidade. A gestão do conhecimento é uma delas!
Quando falamos de gestão do conhecimento, estamos referindo a um dos fenômenos que a globalização influenciou para facilitar a comunicação interna, garantir um aprendizado rápido e engajado para os colaboradores. Pensando nisso, trouxemos informações e explicaremos o papel que a globalização teve na formulação da capacitação de funcionários. Vem conferir!
O que é globalização?
Antes de entender como a globalização incentivou a estratégia de treinamento de equipes, é preciso saber o conceito desse processo. A globalização é um processo de crescimento econômico, político e cultural que acontece no mundo inteiro. A origem dele data o período das grandes navegações, no século 17, onde as trocas comerciais começaram a adentrar em outras nações.
Há 100 anos, a globalização teve um grande aumento devido a Terceira Revolução Industrial. Esse acontecimento promoveu o desenvolvimento de tecnologias de transporte e comunicação, tornando as fronteiras geográficas bem menores do que antes.
Com o grande avanço da globalização no último século e a forte concorrência no mercado de trabalho, fez com que as empresas entendessem o real valor de aprimorar, absorver e ensinar os processos internos para seus funcionários. A gestão do conhecimento nasce a partir desse momento. Mas você sabe o que é essa tecnologia? Vem aqui que vamos te contar!
O que é gestão do conhecimento?
Gestão do conhecimento é um conjunto de práticas de armazenar e compartilhar o conhecimento dentro das empresas. Para isso acontecer, ela precisa passar um processo de criação, gerenciamento e transmissão de conhecimento, culminando em uma base de aperfeiçoamento para os colaboradores.
Essa estratégia nasceu com o intuito de democratizar a informação nas organizações, fazendo com que isso se torne parte da cultura da empresa. Ou seja, toda vez que você precisar conhecer os processos do lugar onde trabalha, terá acesso livre à plataforma e poderá ver a qualquer momento.
Há muitas vantagens da aplicação da capacitação de funcionários em uma empresa. Uma vez que você trabalha isso de forma assertiva em sua equipe, alguns benefícios se tornam visíveis. Veja 10 prós de investir nessa estratégia:
- Torna os processos mais ágeis
- Destaque em relação aos concorrentes
- Equipes mais produtivas e com maior qualidade
- Redução de custos
- Diminui o tempo de execução das tarefas
- Melhor desenvolvimento do conhecimento, vivência e sabedoria dos colaboradores
- Decisões mais assertivas
- Resultados mais satisfatórios
- Equipes interativas e ambiente mais saudável
Agora que você sabe a fundo o que é a globalização e entende melhor o que é gestão do conhecimento, vamos agora descobrir como uma influenciou e ainda influencia a outra!
Como a globalização incentivou a gestão do conhecimento?
O conhecimento sempre desempenhou papel importantíssimo na história do mundo. Saber absorver as informações e ensinar outras pessoas foi o que garantiu que muitas civilizações permanecessem por séculos. Porém, ter muita sabedoria em determinado assunto, ainda não é o suficiente para sair à frente sobre outras nações, mas sim como você faz a gestão desse conhecimento.
A partir desse momento, a criação e implementação de processos que administrassem, guardassem e espalhassem o conhecimento tornou-se um grande desafio na rotina das pessoas e hoje em dia, também para as empresas.
Partindo da ideia inicial de que todo o conhecimento que circula nas empresas, no intelecto das pessoas e nos próprios processos dos departamentos, a gestão do conhecimento surge para dizer que sim, esses conhecimentos pertencem também à empresa.
A ligação entre a globalização e a capacitação de funcionários é complexa e multidisciplinar. Tudo porque uma cria a necessidade de sempre ter inovação para mudanças econômicas e sociais, e a outra é resultado da grande quantidade de informações causada por tantas mudanças na sociedade.
O grande volume de informações nas empresas são como uma ferramenta à disposição das pessoas para conseguirem vencer a competitividade. Com isso, surge a necessidade de classificar e organizar melhor esses conteúdos, para que tudo siga um padrão e esteja acessível para todos.
A competição no mundo corporativo foi uma das causadoras do desenvolvimento de gestão de pessoas. Ao longo do tempo, a forma de desenvolver os colaboradores precisou ser repensado para que houvesse um alinhamento da estratégia da empresa com as necessidades do mercado.
E assim, a gestão do conhecimento passou a ter as comunicações digitais como sua grande aliada, pois por causa dos treinamentos online, qualquer pessoa de qualquer lugar do país pode participar, sem necessariamente, se deslocar até o local da capacitação.
Como é a gestão de conhecimento em sua empresa? Os seus colaboradores são orientados ao aprendizado e ao desenvolvimento de talentos e qualidades? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre a relação de globalização e capacitação de funcionários e saiba mais como implementar essa estratégia em seu negócio!