Gestão do conhecimento nas organizações: o que é e como aplicar?

Gestão do conhecimento nas organizações

Um dos grandes desafios dentro das empresas é a capacidade de engajar, comunicar e capacitar colaboradores para que todos estejam em uma mesma página e performem de acordo com o esperado, certo? A gestão de conhecimento nas organizações é crucial dentro desse processo e essa estratégia não deve ficar para depois nos negócios.

Independente de qual sejam os objetivos e resultados esperados por seu negócio, existem atividades a serem cumpridas, times que devem trocar experiências e clientes a serem atendidos em suas demandas.

Justamente por isso, é preciso que uma organização esteja pronta e com conhecimento suficiente para suas demandas e necessidades e mais do que fornecer manuais ou páginas extensas de conteúdo, é preciso ter organização e gestão clara para que as informações atinjam a todos para os reais resultados.

Você sabe o que é gestão do conhecimento nas organizações e como ela pode ser utilizada como uma estratégia potente nos negócios? Saiba mais sobre ela!

O que é a gestão do conhecimento nas organizações?

Parte do sucesso de uma empresa tem a ver com seu poder de transformar conhecimento das pessoas em resultados efetivos, afinal, é preciso que os colaboradores conheçam bem de seus papeis e funções para alcançarem objetivos, certo?

Quando falamos sobre esse poder de transformar teoria em prática, estamos falando de gestão do conhecimento nas organizações, ou seja, a capacidade de se adquirir e armazenar conhecimento para colocar em prática diante de cada situação necessária.

Para entender melhor sobre a gestão de conhecimento nas organizações, é importante dizer que existem alguns conceitos que dizem muito sobre essa estratégia e sua prática. São eles os dados, informação, conhecimento e sabedoria.

Dados

Os dados são como a “base” da pirâmide do conhecimento. Eles são os dados de uma empresa e eles podem ser registros de atividades, estruturas, operações, características, informações técnicas e quaisquer outros conteúdos que ainda estão em níveis iniciais, mas que são a base para a formação do conhecimento.

Informação

As informações são dados agregados para produzir propósito e significado para a organização. Nesse nível, as pessoas são essenciais, afinal, são elas que transformam os dados em interpretações e conteúdos relevantes capazes de gerar conhecimento dentro de um negócio.

Conhecimento

Subindo mais um nível, o conhecimento é o derivado da informação, que se baseia no entendimento da importância percebida sobre cada assunto, conteúdo ou necessidade. O conhecimento é algo vivo e que se modifica a cada interação, afinal, ele é elaborado por diversas pessoas que estão em contato com ele.

Sabedoria

A sabedoria é o nível mais alto da gestão do conhecimento nas organizações. Nessa fase, as pessoas envolvidas no processo são capazes de gerenciar as informações que acessam, priorizando e segmentando suas habilidades, sejam técnicas ou comportamentais.

Para que serve a gestão do conhecimento nos negócios?

O principal propósito da gestão do conhecimento nas organizações é conectar as fontes de informações, conteúdos e geração de demandas com as necessidades do conhecimento.

Ou seja, ter uma estratégia desse tipo faz com que seus colaboradores saibam onde, o que e como utilizarem todas as necessidades, ferramentas, processos e informações para suas rotinas.

É natural que as pessoas não fixem todas as informações e precisem de guias durante suas funções. Essas “ajudas” podem vir a partir de colegas de trabalho, conversas, manuais, bases de conhecimento e, claro, uma estratégia de gestão do conhecimento nas organizações.

A gestão do conhecimento pode oferecer diversos benefícios para uma organização, como:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução de erros e retrabalho;
  • Aumenta o engajamento do colaborador;
  • Otimiza a relação com o cliente final;
  • Identifica talentos e os incentiva para o crescimento;
  • Reforça o valor de educação corporativa;
  • Facilita as tomadas de decisões, que ficam mais assertivas e baseadas em dados e informações;
  • Fortalece e reforça o clima organizacional.

Como aplicar a gestão do conhecimento nas organizações?

A gestão do conhecimento nas organizações é um conjunto de diversos fatores e ações e algumas etapas são fundamentais para que essa estratégia funcione dentro do negócio. Acompanhe!

Adquira o conhecimento

O primeiro passo para a gestão do conhecimento nas organizações é o planejamento da estratégia. Nesse ponto, é essencial diagnosticar o negócio, pessoas envolvidas e necessidades de informações, conteúdos, atividades e escopo de trabalho.

Ao coletar todas as informações será possível entender qual nível de conhecimento já existe em seus times e o que pode e deve ser aprimorado.

Capture conhecimento

A captura do conhecimento se dá através da criação de repositórios, estruturas, documentos e organização sobre as informações necessárias para seus setores.

Seja em relatórios, apresentações, manuais, gamificação, textos, áudios ou qualquer que seja o recurso, o importante é que eles sejam facilmente encontrados e acessados por todos conforme sua demanda.

Melhore o acesso ao conhecimento

Na fase anterior, a empresa busca informações, conteúdos, dados e conhecimentos relevantes para todos os setores, certo? Agora é hora de fazer com que tudo o que foi reunido seja ainda mais organizado e oferecido de forma lógica para todos.

Não adianta apenas ter documentos soltos e pastas que façam com que seu colaborador se sinta mais perdido do que com ajuda do negócio. É preciso ter organização e estratégias reais para que a base de conhecimento seja sólida e sempre alimentada.

É interessante utilizar de diversas metodologias de aprendizagem e, mais do que isso, ter plataformas que fomentem a gestão do conhecimento nas organizações.

Compartilhe e aplique

Com tudo estruturado em seus conteúdos e informações, compartilhe seu conhecimento e dê acesso para todos os envolvidos. Mais do que compartilhar, é importante criar ações de divulgação e motivação para que haja aderência e engajamento com o processo.

Os materiais de gestão do conhecimento não devem ser vistos apenas como mais processos, mas sim como aliados aos colaboradores durante suas rotinas.

Nessa fase, defina indicadores de sucesso para o projeto, métricas e acompanhamento para entender o que de fato está funcionando ou não, implemente avaliações e monitore o andamento da estratégia.

Colha feedbacks e otimize o processo

O processo de gestão do conhecimento nas organizações é um ciclo constante e não uma estratégia com começo, meio e fim. Por isso, é preciso abrir o canal de comunicação para que as pessoas envolvidas deem feedbacks, opinem sobre processos e revisitem o que deu certo ou não.

Dar conteúdo e suporte para os colaboradores é uma forma de estimular seu aprendizado, engajamento, autonomia e melhorar seus resultados em suas funções e objetivos de negócio e a gestão de conhecimento nas organizações faz toda a diferença nessa jornada.

É crucial que as empresas tenham estratégias de capacitação, comunicação e engajamento e que o conhecimento esteja presente durante todas as fases para suportar os processos e dar bases para a evolução dos profissionais.

Como a gestão de conhecimento faz parte do seu negócio? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre ela e conheça 12 passos práticos para aplicar o conceito de capacitação, comunicação e engajamento aliado ao conhecimento em sua organização!

Gestão do Conhecimento

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