As redes sociais têm se destacado além dos seus objetivos informais e são cada vez mais lugares para que as empresas se estabeleçam, se comuniquem e vendam e é por isso que as API tem crescido cada vez mais nos canais.
Redes como o Facebook, Instagram e WhatsApp têm criado ferramentas para possibilitar que suas plataformas sejam uma ponte entre negócios para marcas e clientes e conhecer as tendências faz todo o sentido para as estratégias de uma organização.
Dentro dessa possibilidade, uma das novidades no mercado é o Instagram API, ou a API do Messenger para o Instagram, que permite um melhor gerenciamento das contas e a possibilidade de as empresas possam oferecer um autoatendimento na plataforma.
Você já conhece o Instagram API e sabe como ele pode ser útil em seu negócio? Continue acompanhando para saber sobre essa interface que mudará o estilo de venda no canal!
O que é o Instagram API?
API é a sigla para Application Programming Interface que pode ser compreendida como uma interface de programação de aplicativos. Essa interface tem como objetivo oferecer uma experiência multiplataforma para contas comerciais e desenvolvedores.
Para contextualizar a implementação de Instagram API, é preciso saber que o Facebook detém o WhatsApp e o Instagram e, tanto o Facebook, quanto o WhatsApp já possuíam a interface que agora foi estendida também para o Instagram.
A princípio, a API do Instagram será uma extensão do Messenger para o Instagram, o que facilita a troca de mensagem com os clientes e consumidores das contas comerciais.
A interface possibilitará um melhor gerenciamento das conversas e comunicações da empresa, tornando-a mais ágil e eficiente.
O comércio conversacional tem se destacado muito no cenário atual, e por isso, é fundamental que sua empresa olhe para essa estratégia. Veja as razões para implementar a API em seu negócio.
Por que sua empresa deve olhar para o Instagram API?
O Instagram é uma rede muito importante para clientes e marcas. Segundo dados internos da rede, 90% das pessoas seguem uma empresa nessa plataforma. Mais do que isso, segundo a empresa alemã Statista, 83% dos usuários do Instagram usam a plataforma para descobrir produtos e serviços.
Além de já oferecer possibilidades diferenciadas para contas empresariais, a API do Instagram veio para facilitar o atendimento e suporte das empresas, e para isso, houve a inserção de mecanismos que fazem com que a API possa ser integrado a softwares de gestão de mídias sociais e chatbots, trazendo a automatização para a plataforma.
Nisso, a empresa pode programar respostas imediatas a perguntas utilizando a automação, garantindo que o cliente seja atendido o mais breve possível, optando para o atendimento humano apenas para solucionar dúvidas mais complexas.
Mas mais do que isso, essa interface pode levar muitos benefícios para sua empresa. Acompanhe as 5 vantagens que separamos para você!
5 Vantagens da API do Instagram
O Instagram é uma plataforma muito bem vista para expor seus serviços e conseguir engajamento e a API veio para amplificar esses benefícios e oferecer uma melhor experiência de gestão e atendimento. Entenda mais sobre esses benefícios a seguir:
Automatização
Uma das inovações trazidas pela API é a integração de chatbots e plataformas de gerenciamento, mas vamos falar um pouco sobre o que é o chatbot em específico.
O chatbot é um software de perguntas e respostas que utiliza tecnologias como inteligência artificial e machine learning para determinar a intenção da pergunta do usuário e assim, aplicar uma resposta humanizada de acordo com essa intenção.
A partir disso, o bot poderá auxiliar com as demandas de perguntas recebidas e encaminhar para os atendentes apenas casos mais complexos, tornando o fluxo de atendimento mais fluído e eficaz.
Atendimento personalizado 24×7
Uma das maiores vantagens do chatbot é o atendimento personalizado 24×7, ou seja, 24 horas por dia nos 7 dias
da semana.
Por não haver horário comercial, independentemente do horário que o cliente mandar sua pergunta, ele
poderá ter sua solicitação respondida, caso a demanda faça parte do escopo do seu robô.
Tendo a possibilidade de ser personalizado, o chatbot pode enquadrar a linguagem do público da empresa, tornando a jornada do cliente única e direcionada.
Sendo de forma mais descontraída ou formal, o chatbot é uma tecnologia que absorve muita informação em pouco
tempo, então ao treiná-lo você poderá informar como você gostaria que ele falasse com seus clientes.
Respostas imediatas
O tempo que seu cliente gasta esperando por uma resposta de uma dúvida é crucial para a experiência dele em sua empresa, podendo influenciar até na desistência ou fidelização com seu negócio.
Uma outra vantagem que o chatbot pode proporcionar para sua empresa nesse quesito, é a redução de tempo
de espera, afinal, por ser um robô ele pode ser programado para oferecer mensagens automáticas e imediatas.
Fortalece sua estratégia omnichannel
Com o Instagram API, a conta comercial de sua empresa no canal poderá ser integrada a plataformas de gestão e planejamento, unificando os canais de sua empresa em um só lugar e fortalecendo uma estratégia omnichannel.
Essa iniciativa poderá auxiliar no parâmetro geral da empresa que poderá consultar em uma única plataforma todas as suas redes e canais de comunicação, facilitando a visualização e coleta de dados.
Além de manter um histórico com seu cliente, essa estratégia pode gerar relatórios e métricas a partir da análise das conversas e reações dos clientes.
Aumento da satisfação do cliente
As vantagens que citamos anteriormente, em conjunto, tem como resultado a satisfação do cliente, que, ao ser atendido de forma personalizada e humanizada se sentirá acolhido e terá uma melhor experiência em sua jornada.
Você sabia que empresas que usam chatbots têm 65% mais probabilidade de melhorar seus tempos de resolução e 33% mais probabilidade de melhorar as pontuações de satisfação do cliente?
Isso quer dizer que essa ferramenta só irá fazer com que seu negócio se destaque no atendimento ao cliente.
5 dicas para atender bem seu cliente no canal digital
Investir no atendimento ao cliente é um ponto crucial para que sua estratégia de prospere e se destaque no mercado. Um dado importante para evidenciar esse fato é de que 71% dos consumidores brasileiros desistiria de comprar novamente de uma marca por conta de uma experiência ruim.
Por isso, separamos 5 dicas para melhorar seu atendimento e a experiência do consumidor em sua empresa.
1. Ouça seu cliente
Conhecer seu cliente e se importar com que ele quer é um passo crucial para a estratégia de sua empresa, afinal, seu cliente é quem na prática compra e utiliza seu produto.
É importante coletar feedback sobre a empresa e ouvir o que seus consumidores têm a dizer. Com informações vindas do seu público seu negócio ganha em dados reais e pode decidir o que faz ou não sentido para seus próximos passos.
Uma forma de colocar em prática essa estratégia é elaborando pesquisas de satisfação após o atendimento e compra.
2. Direcione seu atendimento a seu público
Personalizar seu atendimento e direcionar para a necessidade do cliente é fator importante para humanizar seu atendimento e fazer com que o cliente se sinta próximo da empresa.
Para isso, é necessário conhecer seu cliente e entender seus problemas e expectativas. Dessa forma, você poderá melhor direcionar tanto seu atendimento, quanto toda a sua estratégia de vendas a ele, melhorando sua comunicação e diálogo com o consumidor que compra em sua empresa.
3. Ofereça opções de canais de comunicação
Para uma estratégia de atendimento ao cliente ter destaque, é preciso que você esteja onde seu cliente está.
Olhar para o Instagram API é importante, mas é preciso oferecer meios de comunicação com a empresa que faça sentido para o cliente e não se fechar apenas a um, mas sim dar opções para que eles possam entrar em contato por onde achar melhor.
Nesse contexto, é necessário que se estude a persona da sua empresa, saiba quais canais eles costumam utilizar e criar uma estratégia para atender nesses canais.
4. Tenha empatia
Ao procurar sua empresa o consumidor busca solucionar um problema, e, ao ser atendido ele tem a expectativa de que sua questão possa ser resolvida com seu produto ou serviço de forma ágil e eficaz.
Por isso, é imprescindível que sua empresa o atenda bem e tenha empatia pela causa de seu contato, afinal, isso será um peso que ele poderá usar para decidir entre você e sua concorrente, por exemplo.
Ao ter empatia e se mostrar disposto a entender o problema e oferecer uma solução, o cliente se sentirá acolhido e amparado, então, sempre se coloque no lugar dele e demonstre se importar em solucionar o motivo do contato dele.
5. Tenha o pós-venda como parte da estratégia
Como você viu no tópico anterior, ter empatia e buscar solucionar o problema de seu cliente é fundamental para proporcionar uma estratégia de jornada do cliente única e eficaz para ele.
Mas essa jornada não termina com a venda, afinal, o seu produto ou serviço precisa ter ajudado o cliente e resolvido o objetivo dele, então, manter um contato pós-venda é essencial para garantir que seu cliente ficou satisfeito com seu produto.
Pode não parecer, mas esse contato pode gerar um sentimento de fidelidade do seu cliente com a empresa, pois ele verá que você se importa, não somente com a troca financeira, mas também, em realmente resolver o problema, ouvi-lo e oferecer experiências.
Podemos dizer que, em praticamente todas as dicas de como atender bem, há uma relação com o Instagram API, afinal, o bot e o gerenciamento de suas redes facilitariam e agilizariam esse atendimento desde o primeiro contato, até o pós-venda e também nas pesquisas de satisfação.
Investir em Instagram – e outras redes – é uma forma importante de se colocar perto do cliente e criar experiências únicas e diferenciadas com ele. Conhecer suas pessoas, entender sua jornada, oferecer pontos e contato, criar estratégias e estar por dentro das tendências é crucial para que seu atendimento se destaque no mercado e você crie clientes fiéis a sua marca.
O quanto você já conhecia do Instagram API e já olhou para essa possibilidade em seu negócio? Aproveite que agora você sabe mais sobre a ferramenta e inicie sua estratégia de implementação da API em seu canal!