Integração de equipes: o que é e como melhorar sua estratégia

Integração de Equipe

O dia a dia das empresas quase sempre são bem corridos, principalmente quando há muitos clientes e projetos diversificados. E esse ambiente quando não tem uma boa gestão, pode acarretar resultados ruins: alta taxa de turnover e um desempenho aquém do esperado.

Para esses pontos possam ser ajustados da melhor forma possível é necessário que ocorra integração de equipes. Esta pode promover o senso de pertencimento, fazer com que os colaboradores vistam a camisa da empresa e que colaborem cada vez mais com os resultados. São eles que serão a “mola mestra” na organização.

No entanto, fazer com que esta equipe trabalhe de forma organizada, integrando todos os setores de uma empresa, não é uma tarefa simples. Muitos gestores e administradores usam de diversas técnicas e maneiras diferentes para conseguirem isto, mas nem sempre obtém resultados satisfatórios.

Então, como manter a equipe integrada? Neste artigo será abordado a importância da integração de equipe, porque ter uma equipe integrada irá melhorar sua estratégia e dicas de como realizar esse integramento.

Boa leitura!

O que é integração de equipes? 

Para que uma empresa alcance seus objetivos e metas de vendas e estratégias, é necessário contar com o trabalho em equipe de todos os setores.

Portanto, podemos considerar que ter uma integração de equipe é fazer com que todos estes times que estão trabalhando para que a organização alcance o objetivo final, e representem o próprio crescimento da empresa como um todo.

Porém, esta não é a realidade em muitos escritórios da porta para dentro. O objetivo da integração de equipes é justamente reforçar a importância do espírito coletivo e somar forças para se alcançar resultados comuns e satisfatórios para a organização.

Por que ter integração de equipes é essencial?

Nas empresas as equipes costumam trabalham de forma autônoma, mas contribuem de forma coletiva para o alcance de um objetivo comum assim como comentamos previamente. Se não houver sincronia, respeito aos processos e compreensão da parte do outro, fica muito difícil esperar resultados positivos.

Segundo um levantamento feito da PageGroup noticiada pela G1, as habilidades comportamentais mais valorizadas pelos líderes de grandes empresas da América Latina são trabalho em equipe (47,5%), inteligência emocional (33,8%) e comunicação assertiva (28,8%).

Sendo assim, ao considerar as análises levantadas, podemos dizer então que o processo de integração de equipes é fundamental para criar uma sensação de pertencimento nos colaboradores, ter um trabalho ainda mais produtivo e uma comunicação assertiva.

Se você tem os colaboradores integrados, com senso de pertencimento e coletividade, diversos benefícios podem ser alcançados, tais como:

  • melhorar o clima de organização;
  • desenvolver a motivação de equipes;
  • promover o desenvolvimento pessoal e profissional
  • gerar entregas assertivas;
  • estimular o trabalho em equipe;
  • incentivar a criação de soluções inovadoras;

Além desses pontos, todos os departamentos e suas respectivas equipes precisam se conhecer e interagir, não apenas trabalhar individualmente.

Este processo todo vai muito além de promover políticas de planos de carreira ou premiações, que também são importantes. No entanto, é preciso mesmo integrar estas equipes, fazendo com que se ajudem e também que todos trabalhem pelo “bem comum”, que são os objetivos comerciais da organização.

Gostaria de saber como exercer tudo isso em sua rotina? Então, veja nossas dicas para melhorar a integração na empresa!

Dicas para integrar equipe de colaboradores

Agora que já sabemos o que é e qual a importância da integração de equipe, vamos analisar as melhores dicas para colocar tudo isso em prática. Abaixo separamos as principais dicas para melhorar a integração entre equipes de trabalho em sua empresa, que vêm se mostrando eficazes quando aplicadas corretamente. Confira:

1.   Utilize do endomarketing

Endomarketing é puramente ações de marketing voltadas à um público especial e seleto, ou seja, suas próprias equipes de trabalho. Esta importante ferramenta consegue remover distancias e até barreiras entre as equipes de diversos departamentos diferentes.

O endomarketing também pode fornecer programas e ações que venham a unir os profissionais de cada departamento, fortalecendo a cultura organizacional, que deve ser uma só para toda a empresa.

2.   Monitore e mensure os resultados

Sempre tente buscar monitorar e mensurar por meio de indicadores de desempenho, como Indicadores de lucratividade, ROI, Valor do Ticket Médio, Conversão em Vendas, Faturamento por pessoa.

Faça essa gestão dos indicadores e compartilhe os resultados com a equipe. Ao envolver todos os colaboradores você conseguirá criar um maior senso de pertencimento e o trabalho, de forma geral, terá maior relevância, uma vez que eles entenderão o efeito direto de suas tarefas.

3.   Saiba lidar com conflitos

Conflitos sempre existirão em qualquer relação humana, e em equipes de trabalho isso não seria diferente. Nem sempre conflitos são ruins, uma vez que alguns debates podem trazer  aprendizados e estimular o diálogo entre as pessoas.

Entender as motivações de um conflito e saber lidar com eles é fundamental para que uma equipe de alta performance tenha personalidade ao lidar com problemas.

4.   Deixe os papéis claros e incentive o diálogo

A liderança possui um papel primordial na integração entre equipes de trabalho. Por meio de reuniões e encontros, o líder deve deixar claros os papéis de cada membro do time. Assim, os colaboradores conseguem entender suas responsabilidades e quais as possibilidades de atuação conjunta com outros membros ou de equipes parceiras.

Além disso, poder contar com a liderança por meio do diálogo aberto é um grande diferencial de empresas que estimulam a integração entre setores e o protagonismo dos funcionários.  Dessa forma quaisquer dúvidas, ruídos ou desencontros entre os times podem ser solucionados sem que virem uma crise interna ou prejudiquem a integração das equipes.

5. Invista em tecnologias de comunicação

Procure considerar a utilização de tecnologias de comunicação. Afinal, não existe equipe integrada que não se comunica. É interessante que se tenha uma ferramenta de comunicação interna ágil, dessa forma uma mensagem pode ser enviada e compartilhada pela equipe com facilidade.

Até mesmo a visão de um workflow da equipe por todos pode ajudar a melhorar a delegação de tarefas e otimizar a gestão de tempo.

6.   Invista em treinamentos

Toda equipe, seja esta qual for, precisa ser treinada devidamente. No entanto, além do treinamento funcional específico de cada equipe e departamento, esta precisa se expandir.

É preciso fazer com que equipes conheçam o trabalho de outros departamentos e vice-versa. Esta interação profissional vai fazer não só com que cada colaborador conheça um pouco mais das dificuldades e do trabalho de seu colega como também vai integrar estas equipes.

O que é e para que serve a gestão do conhecimento?

Gestão do conhecimento nada mais é do que uma plataforma com a capacidade de adquirir, armazenar, comunicar e engajar os colaboradores sobre conhecimentos que podem ser colocados em prática em diversos momentos. Esta plataforma também mantém as equipes atualizadas sobre suas demandas, monitora suas interações, além de registrar quais foram as pessoas que acessaram as noticiais postadas.

Dessa forma, o maior objetivo da gestão do conhecimento pode ser resumido em: comunicar, capacitar e engajar os times de uma empresa de uma forma ordenada.

Com a plataforma de gestão do conhecimento é possível que uma pessoa distribuía demandas diversas equipes, e uma equipe passar demanda para um colaborador. Além disso, há a presença de feed, onde o gestor pode passar informações sem ter ruídos na comunicação, mantendo as equipes atualizadas.

Alguns conceitos trabalhados na transversal podem fazer sua estratégia alavancar, como por exemplo: social learning, action learning, base de conhecimento, KCS e gamificação.

Implementar a gestão do conhecimento no seu dia a dia pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa, principalmente conduzir uma integração de equipe de ponta.

Integre suas equipes com a XGEN!

Como apresentado no desenrolar do texto, manter uma melhor comunicação entre as equipes e, exercer treinamentos para capacitação e engajamento das equipes é uma ótima forma de manter sua equipe integrada e assim alavancar seu negócio.

Mas para que esse caminho seja de fato possível, é preciso investir em uma plataforma que ofereça as funcionalidades que atendam às suas necessidades de ponta a ponta.

Ao implementar uma base de conhecimento abrangente, aprimorar a automação, oferecer canais de suporte alternativos, investir em treinamento e desenvolvimento dos agentes e realizar análises constantes, é possível obter resultados significativos.

Não fique para trás e torne suas equipes ainda mais eficientes e integradas! E para te ajudar nessa missão, separamos especialmente para você 6 razões para inserir Gestão do conhecimento na sua empresa. Confira agora mesmo!

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