Jornada do colaborador: por que você precisa olhar para seus talentos

Jornada do colaborador

Olhar para os clientes e suas experiências é crucial, mas é importante que as empresas não esqueçam que é preciso ter também estratégias para seu público interno e, para isso, conhecer a jornada do colaborador é crucial.

Cada vez mais tem se falado sobre Employee Experience, a experiência do funcionário, e para que ela dê fato seja um processo de sucesso, é preciso olhar cada passo da jornada dos seus talentos para que as ações sejam assertivas e deem resultados para o negócio.

Como você olha para a jornada do colaborador e quais ações seu negócio trabalha para valorizar, engajar, comunicar, capacitar e motivar essas peças tão importantes da organização? Vamos falar mais sobre o tema, confira!

O que é a jornada do colaborador?

Os colaboradores são cruciais para que as estratégias caminhem e para que a empresa trabalhe com resultados. Justamente por isso, é preciso vê-los como muito além de recursos, mas sim indivíduos com suas particularidades, desejos e necessidades e que precisam ser vistos, valorizados e com ferramentas e recursos para desempenharem o melhor de si.

Portanto, a jornada do colaborador é o conjunto de todas as experiências que um profissional tem em relação à organização, desde seu primeiro contato no recrutamento até o processo de desligamento.

Conhecer essa jornada é essencial para que RH e gestão possam traçar estratégias para que cada ponto de contato do profissional com a empresa gere boas experiências e fortaleçam a relação empregado e empregador.

Quando se fala em jornada do colaborador é comum ouvir também sobre employee experience. É importante dizer que esses não são conceitos iguais, mas sim complementares, afinal, para oferecer boas experiências é preciso conhecer a jornada, faz sentido?

Quais etapas da jornada do colaborador?

A jornada do colaborador é particular para cada empresa, afinal, seu negócio pode ter um processo que outra organização não possui, por exemplo. Porém, é natural que exista uma “jornada base” que guia todos os colaboradores dentro das organizações.

Ao olhar para ela, é crucial olhar para sua realidade, afinal, cada jornada tem a ver com as particularidades do negócio, perfil do colaborador, valores da empresa e outros fatores que fazem com que apenas quem está dentro do negócio que poderá traçar esse caminho da forma mais real e assertiva possível.

Dito isso, podemos dizer que uma jornada do colaborador passa por atração, onboarding e ramp up, treinamento e desenvolvimento, performance e crescimento e desligamento.

Atração de talentos

O recrutamento e seleção é onde começa a jornada do colaborador e é nesse momento que os profissionais entram em contato com a empresa pela primeira vez.

Esse é um dos grandes desafios do setor de RH, afinal, é importante fazer boas contratações para que as equipes performem e estejam alinhadas com os valores da empresa.

A experiência oferecida no recrutamento é fundamental para atrair as pessoas que tenham de fato fit com a empresa e para que todos – mesmo aqueles que não sejam contratados – saiam com boas impressões de sua marca.

Nessa fase, é importante que seu negócio tenha muito bem definido quais são os valores do negócio e quais são as características importantes para que as pessoas façam parte do ambiente, seja técnica ou comportamental.

Ao ter uma persona pré-definida para seus processos seletivos, mais fácil e claro será a decisão entre talentos.

Onboarding e ramp up

Feita a contratação é crucial encantar os colaboradores nos seus primeiros passos dentro da empresa e, por isso, o onboarding é crucial.

De acordo com uma pesquisa da Glassdoor, um processo de onboarding eficiente pode aumentar a retenção de novos talentos em 82%.

O processo de integração de novos colaboradores visa que as novas pessoas obtenham conhecimentos, habilidades e molde comportamentos necessários para se integrar na equipe e envolve diversas etapas como orientação, supervisão, acompanhamento e treinamento.

Uma boa integração tem muito a ver com a capacidade e tempo que o colaborador vai demorar para performar de fato em seu setor.

Sendo assim, quanto mais assertivo seu onboarding, melhor será o seu ramp up, o processo ou capacitar novas pessoas para colocá-las rapidamente em atuação, independente do setor em que ela esteja localizada.

Treinamento e desenvolvimento

Feito um bom onboarding, o colaborador passa a atuar em seu posto, mas isso não significa que o treinamento e a capacitação deixam de existir.

Para um desenvolvimento e engajamento constante do colaborador é crucial ter a educação corporativa como pilar fundamental da jornada do colaborador. Sendo assim, é preciso ter estratégias sólidas de treinamento e desenvolvimento para que o profissional tenha um ciclo de crescimento em sua carreira no negócio.

Vale dizer que, muito mais do que agendas de treinamento, é importante investir em gestão e base do conhecimento, ou seja, oferecer constantemente suporte e informação para que seu colaborador seja capaz de performar e de ter autonomia em seus processos.

Performance e crescimento

A performance e crescimento na jornada do colaborador tem a ver com sua motivação, engajamento e comunicação com o negócio, afinal, esses são pontos fundamentais para uma experiência.

Mais do que salários, benefícios e treinamentos, é importante que a empresa se preocupe de fato com suas pessoas e façam com que elas se sintam parte do negócio e motivadas para suas entregas.

Aqui é fundamental ter boas lideranças, investir em feedbacks, realizar pesquisas de satisfação, manter o diálogo aberto e ter boas estratégias de comunicação interna, ter programas de carreira e motivação e ações para reter seus talentos.

A retenção de talentos baseada na performance e crescimento não é uma estratégia única, com começo, meio e fim, mas sim um ciclo para que seus colaboradores se mantenham em crescimento e desenvolvimento com o negócio.

Desligamento

Por diversos motivos pode ocorrer o desligamento dos profissionais e o encerramento do ciclo também deve ser acompanhado. É importante entender o que leva aos desligamentos, fazer pesquisas com colaboradores e criar ações para que as saídas não causem tantos impactos para os times.

Aqui é importante dizer que um bom processo de educação corporativa e gestão do conhecimento faz todo sentido nesse momento, afinal, a informação passa a ser disponível para todos.

Imagine que o colaborador que detém muitas informações sobre um setor sai da empresa. Quão impactante isso seria para seu negócio se apenas ele concentrar o conhecimento? Ao ter o conhecimento disponível, essa perda impacta o setor, mas não faz com que tudo seja parado e aprendido do zero, faz sentido?

Como melhorar a experiência do colaborador na empresa?

Agora que você sabe mais sobre passos importantes da jornada do colaborador, reunimos algumas dicas e ações para que a experiência do seu profissional seja ainda mais positiva em seu negócio.

Tenha clareza sobre a cultura da empresa

Para ter pessoas de fato alinhadas com a cultura da empresa é preciso saber qual é essa cultura, certo? Muitas vezes as empresas erram nas contratações pois não tem esses valores em vista e isso faz toda a diferença para um processo de experiência do colaborador.

Reconheça seus valores, entenda o que é importante para o negócio e tenha clareza sobre essas questões, somente assim o negócio poderá atrair pessoas alinhadas a esse propósito e terá mais sucesso com aqueles que fazem e farão parte da organização.

Conheça e escute seus colaboradores

Toda ação da jornada do colaborador é desenhada para suas pessoas, portanto, é preciso conhecê-las. Independente se sua empresa conta com 10 ou 10.000 colaboradores, é essencial ter um trabalho de entender os perfis, conhecer as dores, expectativas e necessidades para que sejam traçadas ações que tenham a ver com sua realidade.

Escute as pessoas, colete feedbacks internos, entenda como elas enxergam a organização, saiba suas aspirações pessoas e profissionais e tenha um canal aberto entre colaboradores, gestores e RH.

Estruture o seu onboarding

Como dissemos, o onboarding é crucial para definir os passos do colaborador com um negócio e essa ação é muito mais do que um e-mail e um kit de boas-vindas. É preciso ter processos estruturados, com objetivos, métricas e metas para que sejam visualizadas a evolução do seu profissional.

Muitas empresas negligenciam o onboarding e esse é um erro crucial dentro da jornada do colaborador.

Treine lideranças

Os líderes são os espelhos dos colaboradores e é preciso que eles estejam completamente alinhados à cultura e valores do negócio para que possam repassar tudo o que a empresa espera de um colaborador.

Mais do que isso, é preciso que os líderes saibam lidar com as pessoas e estimular sua motivação, crescimento e desenvolvimento.

Para isso, os treinamentos devem também ser estruturados para esses funcionários, que precisam estar em constante desenvolvimento para lidar com pessoas. Tenha pessoas certas para essa função e saiba que essa posição é essencial para definir o andamento das estratégias e resultados.

Mais do que isso, desenvolva suas pessoas para que eles se tornem futuros líderes e se mantenham em trajetória de crescimento com o negócio.

Invista em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada quando falamos em experiência e jornada do colaborador, afinal, em cada ponto de contato é possível contar com ferramentas e plataformas para ajudar o negócio.

Desde o recrutamento, com plataformas de atração, recrutamento e seleção, treinamentos, com ferramentas de desenvolvimento e conhecimento e outras possibilidades que fazem sentido e ajuda o seu negócio.

Vale a pena entender o que faz sentido, olhar para o seu processo e investir em ferramentas que automatizem, acelerem e deem assertividade e resultados para os profissionais.

A jornada do colaborador é um caminho longo e que precisa ser acompanhado de perto para que seus talentos percorram por muito tempo na jornada com seu negócio, afinal, ter os melhores profissionais por longos tempos faz toda a diferença na organização, não é mesmo?

Para que isso aconteça, é crucial oferecer experiências para suas pessoas, entender suas necessidades e traçar estratégias de acordo com a realidade do seu negócio.

Como você tem olhado para a jornada do seu colaborador e o que falta para estruturar ainda mais a experiência do seu funcionário? Aproveite que agora sabe mais sobre o tema e entenda como a gestão do conhecimento faz toda a diferença nesse processo!

Jornada do colaborador e gestao do conhecimento

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