2022 está chegando e uma das tendências fortes que apontam no mercado é o live commerce, a junção da transmissão ao vivo com as vendas e estratégias. Essa é uma entre as diversas estratégias e tecnologias que fazem parte da transformação digital das formas de vender e se comunicar com os clientes.
Segundo o levantamento Video Marketing Statistics 2021, 84% das pessoas afirmam que foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca. Isso porque, ao ver o produto por vídeo, a pessoa poderá ter mais confiança de que ele é como está nas fotos e que solucionará seu problema.
Você já conhece o live commerce e já pensou em implementar em seu negócio? Como sua empresa tem olhado para as novas tendências e tecnologias para vendas? Saiba mais sobre o que é o live commerce e como inserir em seu setor!
O que é o live commerce?
O live commerce é a união da transmissão ao vivo com as vendas de uma empresa, transformando essa tecnologia numa estratégia para aumentar as conversões e ganhar mais clientes.
Esse recurso já era utilizado nas televisões – em canais como Shoptime, por exemplo –, com programas de descontos e interações das empresas, mas agora, foi moldado para estar na internet e cada vez mais interativo e focado em conversões.
Com o grande aumento dos influenciadores, as lives têm as características de serem apresentadas por celebridades e artistas, chamando maior atenção por ter uma maior interação com a marca e também por garantir oportunidades, exclusividade e descontos nos produtos.
Um dos grandes motivos do tamanho sucesso do live commerce foi o contexto de isolamento social gerado pela pandemia de COVID-19, afinal, com nas novas necessidades as empresas tiveram que inovar para chegar até o cliente e para manter – e por que não aumentar – suas vendas em um contexto digital e distante fisicamente.
Você sabe quais vantagens o live commerce pode trazer para seu negócio? Separamos 5 delas para você. Acompanhe!
5 vantagens de implementar o live commerce em sua estratégia
Para entender melhor sobre essa nova tendência é preciso saber mais sobre ela, por isso, separamos 5 das vantagens principais do live commerce para você. Confira!
1. Aumenta a interação com o cliente
Olhar para a jornada do cliente e aproximá-lo são coisas fundamentais para o sucesso de uma empresa, e nisso o live commerce pode ajudar!
Através dessa forma de comunicação, é possível oferecer descontos e mostrar os produtos, além da empresa ter um chat aberto para responder perguntas e interagir com seus clientes.
A partir do momento em que a empresa estabelece um diálogo com o cliente e mostra essa proximidade, ele se sentirá ainda mais acolhido e próximo da marca.
2. Mostra o produto de forma dinâmica e prática
Quando uma pessoa decide que quer comprar algo, é normal que ela queira ver esse produto para entender se será da forma como imagina e se solucionará seu problema. Se a ideia é que a pessoa compre rapidamente e não saia de sua casa, a live commerce ganha na possibilidade de mostrar produtos além das imagens do site.
Segundo Video Marketing Statistics 2021, 66% dos consumidores afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo. Olhando para isso, podemos ver que o live commerce também se torna uma forma de dar maior clareza a essas pessoas, garantindo mais vendas online.
3. Aumento de conversões e captação de leads
A transmissão é uma forma de captar leads e efetuar conversões, isso porque, você pode implementar estratégias nela para conseguir dados das pessoas que forem assisti-la.
Com o uso de formulários, a empresa pode oferecer lembretes da live em troca de dados, ou até mesmo, o cliente ter que preencher para assistir a transmissão, no caso de aplicativos específicos de live.
Já o aumento de conversões se dá, pois, com a oferta de descontos e promoções nas transmissões, os clientes tendem a consumir graças ao gatilho mental de urgência em que, a empresa coloca limite de tempo e utiliza frases que instiguem esse gatilho, como por exemplo “só temos 10 unidades”, “está acabando”, “só restam 10 minutos”.
Mais do que isso, a conversão pode também se dar pelo download de aplicativo, conteúdos ou outras estratégias que façam sentido para o negócio além da venda financeira de fato.
4. Potencialização de promoções
Live commerces tendem a serem feitos em datas específicas e campanhas temáticas, como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outros.
A partir desse tema, torna-se ainda mais fácil criar um cenário com artistas que tenham a ver com a data e que engajem ainda mais as pessoas nesses momentos.
Isso faz com que as pessoas se tornem mais suscetíveis, afinal, são momentos de compras e os cupons exclusivos e promoções tornam-se ainda mais fáceis de serem consumidas, aumentando as vendas e o resultado do negócio.
5. Maior engajamento nas redes
A live commerce pode ser feita tanto em aplicativos próprios, quanto em redes sociais e ela tende a alcançar um bom público pois essas redes possuem grande audiência e interação.
Sendo assim, com as lives, as páginas da empresa podem ampliar seu engajamento para publicações e stories, podendo chegar com maior facilidade em seu publico alvo.
Vale dizer que muitas das live commerce contam com artistas que atraem grande público o que faz com que, além das páginas do negócio, a marca esteja exposta em diversos locais, atraindo diferentes pessoas.
Quem está usando o live commerce?
Mesmo sendo um conceito criado na China, o live commerce tem crescido muito no Brasil e se mostra uma grande tendência para 2022 com a expansão das transmissões ao vivo.
Temos diversos exemplos de empresas que já iniciaram a implementação dessa estratégia de vendas, uma delas é a Americanas, que usou no evento de descontos da Black Friday.
Em formato de “esquenta”, que seria um aquecimento para o evento principal, a empresa ofereceu descontos misturados a entretenimento, convidando diversos artistas e famosos do mundo televisivo e da internet para garantir que a audiência fosse a maior possível.
Esse é um exemplo, mas outras empresas já estão aderindo essa tendência, como a Magazine Luiza, Riachuelo, Amazon, Renner e outros pequenos negócios.
Dicas para ter sucesso no live commerce
Para ter sucesso com a estratégia de live commerce, é preciso muito mais que abrir uma transmissão e colocar produtos em desconto e essa tendência exige um planejamento e preparo.
Então, para que sua empresa tenha sucesso, trouxemos 5 dicas para que sua estratégia alcance os objetivos e garanta muitas vendas. Confira!
1. Saiba seu público alvo
Para planejar bem esse evento, é preciso entender o que seu cliente está procurando e quais produtos teriam mais sentido oferecer descontos.
Conhecer sua persona é essencial e ajudará em muitos outros aspectos, como quem chamar para a live como convidado ou qual linguagem utilizar para falar com os espectadores que irão estar na transmissão.
Entender os padrões de consumo, horários que estão mais engajados nas redes e como eles se identificam também é essencial no planejamento de um live commerce de sucesso e somente ao conhecer o seu público que isso se torna possível.
2. Planeje a live e prepare a equipe
O planejamento é o principal ponto para o sucesso de qualquer projeto, e com o live commerce não é diferente.
Para que a transmissão funcione bem e cometa o menor número de erros possíveis (e claro, é impossível que eles não aconteçam, afinal, o projeto é ao vivo), é preciso organizar uma equipe para cuidar da parte técnica e auxiliar da live.
Estruturas técnicas como o cenário, a filmagem, som e iluminação, são partes essenciais para que a live possa além de fazer seu papel como ampliadora de vendas, também chame atenção e passe a impressão desejada ao cliente.
Além disso, também é preciso ter pessoas direcionadas a cuidar do chat, repassar as perguntas, auxiliar a equipe e o apresentador, para que então, sua live possa ocorrer de forma tranquila e como planejado.
3. Prepare descontos e tenha um estoque
Outra parte importante do planejamento é separar os produtos e descontos que serão ofertados, em qual momento serão ofertados e como funcionará esse desconto: se será de forma progressiva, em um único produto por vez, no site todo, entre outras possibilidades.
Não se esqueça dos gatilhos mentais e três que podem funcionar bem nessa estratégia são o de escassez, exclusividade e urgência.
Ao pensar nessa estratégia, faça com que o cliente se sinta especial em estar na live, com descontos e promoções exclusivas, brindes e oportunidades únicas.
Com tudo decidido, olhe para seu estoque para que o sucesso não seja um ponto negativo e faça clientes insatisfeitos. É claro que existe o fator tempo para a oferta, mas nada pior do que vender e não ter o que entregar ao cliente.
Sendo assim , é preciso garantir que seus estoques estarão prontos para esse evento e que irão suprir todas as compras.
4. Crie dinâmicas e gamifique a transmissão
Mesmo que os descontos sejam um ótimo motivo para que os consumidores se mantenham na transmissão, é imprescindível que a empresa ofereça dinâmicas e gamifique a live para que a interação seja maior e prenda o cliente nessa live.
Com o exemplo da Americanas na Black Friday, vimos que eles contrataram influenciadores e famosos para conversas, apresentações musicias e dinâmicas e jogos entre eles.
Esse é um bom exemplo de como gamificar sua live, podem haver jogos e momentos de perguntas e respostas intercalados, para que o cliente se entretenha enquanto aproveita as ofertas.
5. Prepare sua equipe de vendas e atendimento
Além da equipe da live, é necessário preparar a equipe de vendas e atendimento, afinal, será um evento que reunirá um grande volume de conversões e sua empresa tem que estar pronta para receber esses clientes.
Treinar e capacitar seus colaboradores é um recurso que só trará benefícios para a empresa, seja em uma estratégia de live commerce, ou no dia a dia da empresa.
Isso porque, ao oferecer treinamentos, sua empresa estará garantindo que seu colaborador está apto para oferecer uma experiência única e personalizada para seus clientes, além de aumentar sua produtividade e eficiência.
Esses eventos são ótimos lembretes de que seu colaborador é o porta-voz da empresa para o cliente, e por isso, ele precisa estar em uma constante capacitação, para que ele esteja sempre apto para suas funções.
O live commerce é uma tendência que está crescendo cada vez mais, e tê-la como estratégia garantirá um forte destaque, independentemente do setor, por ser algo novo no mercado.
O quanto você já sabia dessa tendência e está olhando para seu planejamento de 2022? Aproveite esse momento e conheça sobre outras tendências de vendas do próximo ano!