Live commerce: fique por dentro da tendência de vendas

live commerce

2022 está chegando e uma das tendências fortes que apontam no mercado é o live commerce, a junção da transmissão ao vivo com as vendas e estratégias. Essa é uma entre as diversas estratégias e tecnologias que fazem parte da transformação digital das formas de vender e se comunicar com os clientes.

Segundo o levantamento Video Marketing Statistics 2021, 84% das pessoas afirmam que foram convencidas a comprar um produto ou serviço assistindo ao vídeo de uma marca. Isso porque, ao ver o produto por vídeo, a pessoa poderá ter mais confiança de que ele é como está nas fotos e que solucionará seu problema.

Você já conhece o live commerce e já pensou em implementar em seu negócio? Como sua empresa tem olhado para as novas tendências e tecnologias para vendas? Saiba mais sobre o que é o live commerce e como inserir em seu setor!

O que é o live commerce?

O live commerce é a união da transmissão ao vivo com as vendas de uma empresa, transformando essa tecnologia numa estratégia para aumentar as conversões e ganhar mais clientes.

Esse recurso já era utilizado nas televisões – em canais como Shoptime, por exemplo –, com programas de descontos e interações das empresas, mas agora, foi moldado para estar na internet e cada vez mais interativo e focado em conversões.

Com o grande aumento dos influenciadores, as lives têm as características de serem apresentadas por celebridades e artistas, chamando maior atenção por ter uma maior interação com a marca e também por garantir oportunidades, exclusividade e descontos nos produtos.

Um dos grandes motivos do tamanho sucesso do live commerce foi o contexto de isolamento social gerado pela pandemia de COVID-19, afinal, com nas novas necessidades as empresas tiveram que inovar para chegar até o cliente e para manter – e por que não aumentar – suas vendas em um contexto digital e distante fisicamente.

Você sabe quais vantagens o live commerce pode trazer para seu negócio? Separamos 5 delas para você. Acompanhe!

5 vantagens de implementar o live commerce em sua estratégia

Para entender melhor sobre essa nova tendência é preciso saber mais sobre ela, por isso, separamos 5 das vantagens principais do live commerce para você. Confira!

1. Aumenta a interação com o cliente

Olhar para a jornada do cliente e aproximá-lo são coisas fundamentais para o sucesso de uma empresa, e nisso o live commerce pode ajudar!

Através dessa forma de comunicação, é possível oferecer descontos e mostrar os produtos, além da empresa ter um chat aberto para responder perguntas e interagir com seus clientes.

A partir do momento em que a empresa estabelece um diálogo com o cliente e mostra essa proximidade, ele se sentirá ainda mais acolhido e próximo da marca.

2. Mostra o produto de forma dinâmica e prática

Quando uma pessoa decide que quer comprar algo, é normal que ela queira ver esse produto para entender se será da forma como imagina e se solucionará seu problema. Se a ideia é que a pessoa compre rapidamente e não saia de sua casa, a live commerce ganha na possibilidade de mostrar produtos além das imagens do site.

Segundo Video Marketing Statistics 2021, 66% dos consumidores afirmam que preferem se informar sobre um produto por meio de vídeo. Olhando para isso, podemos ver que o live commerce também se torna uma forma de dar maior clareza a essas pessoas, garantindo mais vendas online.

3. Aumento de conversões e captação de leads

A transmissão é uma forma de captar leads e efetuar conversões, isso porque, você pode implementar estratégias nela para conseguir dados das pessoas que forem assisti-la.

Com o uso de formulários, a empresa pode oferecer lembretes da live em troca de dados, ou até mesmo, o cliente ter que preencher para assistir a transmissão, no caso de aplicativos específicos de live.

Já o aumento de conversões se dá, pois, com a oferta de descontos e promoções nas transmissões, os clientes tendem a consumir graças ao gatilho mental de urgência em que, a empresa coloca limite de tempo e utiliza frases que instiguem esse gatilho, como por exemplo “só temos 10 unidades”, “está acabando”, “só restam 10 minutos”.

Mais do que isso, a conversão pode também se dar pelo download de aplicativo, conteúdos ou outras estratégias que façam sentido para o negócio além da venda financeira de fato.

4. Potencialização de promoções

Live commerces tendem a serem feitos em datas específicas e campanhas temáticas, como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Mães, Black Friday, Natal, entre outros.

A partir desse tema, torna-se ainda mais fácil criar um cenário com artistas que tenham a ver com a data e que engajem ainda mais as pessoas nesses momentos.

Isso faz com que as pessoas se tornem mais suscetíveis, afinal, são momentos de compras e os cupons exclusivos e promoções tornam-se ainda mais fáceis de serem consumidas, aumentando as vendas e o resultado do negócio.

5. Maior engajamento nas redes

A live commerce pode ser feita tanto em aplicativos próprios, quanto em redes sociais e ela tende a alcançar um bom público pois essas redes possuem grande audiência e interação.

Sendo assim, com as lives, as páginas da empresa podem ampliar seu engajamento para publicações e stories, podendo chegar com maior facilidade em seu publico alvo.

Vale dizer que muitas das live commerce contam com artistas que atraem grande público o que faz com que, além das páginas do negócio, a marca esteja exposta em diversos locais, atraindo diferentes pessoas.

Quem está usando o live commerce?

Mesmo sendo um conceito criado na China, o live commerce tem crescido muito no Brasil e se mostra uma grande tendência para 2022 com a expansão das transmissões ao vivo.

Temos diversos exemplos de empresas que já iniciaram a implementação dessa estratégia de vendas, uma delas é a Americanas, que usou no evento de descontos da Black Friday.

Em formato de “esquenta”, que seria um aquecimento para o evento principal, a empresa ofereceu descontos misturados a entretenimento, convidando diversos artistas e famosos do mundo televisivo e da internet para garantir que a audiência fosse a maior possível.

Esse é um exemplo, mas outras empresas já estão aderindo essa tendência, como a Magazine Luiza, Riachuelo, Amazon, Renner e outros pequenos negócios.

Dicas para ter sucesso no live commerce

Para ter sucesso com a estratégia de live commerce, é preciso muito mais que abrir uma transmissão e colocar produtos em desconto e essa tendência exige um planejamento e preparo.

Então, para que sua empresa tenha sucesso, trouxemos 5 dicas para que sua estratégia alcance os objetivos e garanta muitas vendas. Confira!

1. Saiba seu público alvo

Para planejar bem esse evento, é preciso entender o que seu cliente está procurando e quais produtos teriam mais sentido oferecer descontos.

Conhecer sua persona é essencial e ajudará em muitos outros aspectos, como quem chamar para a live como convidado ou qual linguagem utilizar para falar com os espectadores que irão estar na transmissão.

Entender os padrões de consumo, horários que estão mais engajados nas redes e como eles se identificam também é essencial no planejamento de um live commerce de sucesso e somente ao conhecer o seu público que isso se torna possível.

2. Planeje a live e prepare a equipe

O planejamento é o principal ponto para o sucesso de qualquer projeto, e com o live commerce não é diferente.

Para que a transmissão funcione bem e cometa o menor número de erros possíveis (e claro, é impossível que eles não aconteçam, afinal, o projeto é ao vivo), é preciso organizar uma equipe para cuidar da parte técnica e auxiliar da live.

Estruturas técnicas como o cenário, a filmagem, som e iluminação, são partes essenciais para que a live possa além de fazer seu papel como ampliadora de vendas, também chame atenção e passe a impressão desejada ao cliente.

Além disso, também é preciso ter pessoas direcionadas a cuidar do chat, repassar as perguntas, auxiliar a equipe e o apresentador, para que então, sua live possa ocorrer de forma tranquila e como planejado.

3. Prepare descontos e tenha um estoque

Outra parte importante do planejamento é separar os produtos e descontos que serão ofertados, em qual momento serão ofertados e como funcionará esse desconto: se será de forma progressiva, em um único produto por vez, no site todo, entre outras possibilidades.

Não se esqueça dos gatilhos mentais e três que podem funcionar bem nessa estratégia são o de escassez, exclusividade e urgência.

Ao pensar nessa estratégia, faça com que o cliente se sinta especial em estar na live, com descontos e promoções exclusivas, brindes e oportunidades únicas.

Com tudo decidido, olhe para seu estoque para que o sucesso não seja um ponto negativo e faça clientes insatisfeitos. É claro que existe o fator tempo para a oferta, mas nada pior do que vender e não ter o que entregar ao cliente.

Sendo assim , é preciso garantir que seus estoques estarão prontos para esse evento e que irão suprir todas as compras.

4. Crie dinâmicas e gamifique a transmissão

Mesmo que os descontos sejam um ótimo motivo para que os consumidores se mantenham na transmissão, é imprescindível que a empresa ofereça dinâmicas e gamifique a live para que a interação seja maior e prenda o cliente nessa live.

Com o exemplo da Americanas na Black Friday, vimos que eles contrataram influenciadores e famosos para conversas, apresentações musicias e dinâmicas e jogos entre eles.

Esse é um bom exemplo de como gamificar sua live, podem haver jogos e momentos de perguntas e respostas intercalados, para que o cliente se entretenha enquanto aproveita as ofertas.

5. Prepare sua equipe de vendas e atendimento

Além da equipe da live, é necessário preparar a equipe de vendas e atendimento, afinal, será um evento que reunirá um grande volume de conversões e sua empresa tem que estar pronta para receber esses clientes.

Treinar e capacitar seus colaboradores é um recurso que só trará benefícios para a empresa, seja em uma estratégia de live commerce, ou no dia a dia da empresa.

Isso porque, ao oferecer treinamentos, sua empresa estará garantindo que seu colaborador está apto para oferecer uma experiência única e personalizada para seus clientes, além de aumentar sua produtividade e eficiência.

Esses eventos são ótimos lembretes de que seu colaborador é o porta-voz da empresa para o cliente, e por isso, ele precisa estar em uma constante capacitação, para que ele esteja sempre apto para suas funções.

O live commerce é uma tendência que está crescendo cada vez mais, e tê-la como estratégia garantirá um forte destaque, independentemente do setor, por ser algo novo no mercado.

O quanto você já sabia dessa tendência e está olhando para seu planejamento de 2022? Aproveite esse momento e conheça sobre outras tendências de vendas do próximo ano!

Inscreva-se em nossa newsletter

Artigos relacionados

Add Your Heading Text Here

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

NECESSIDADE

Cobranças

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Vendas

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SAC

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Service Desk

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Cobrança

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

PRODUTOS

Chatbot com I.A.

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Omnichannel e CRM Conversacional

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Gestão do Conhecimento

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

SERVIÇOS

Desenvolvimento de Projetos Omnichannel

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel, automação com IA e gestão do conhecimento

Desenvolvimento de Projetos de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de Chatbot

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Redação estratégica de conteúdos

Aumente suas vendas com CRM conversacional, omnichannel

Curadoria de conteúdos corporativos

Aumente suas vendas com CRM