Manter os colaboradores engajados em treinamentos pode ser um grande desafio para as empresas, seja pela quantidade de aulas, duração destas ou até mesmo o conteúdo que não alinha com a expectativa.
Considerando este cenário, passaram a existir diversas ferramentas na educação que visam para facilitar o processo de aprendizagem. Dentre elas, podemos destacar o microlearning.
Esse tipo de método permite o aprendizado em tempo reduzido, pois como o próprio nome sugere, micro + learning que significa pequeno aprendizado.
Porém, o que é de fato esse tipo de aprendizado? Como ele pode ser aplicado dentro da empresa? E quais as vantagens que irá trazer no treinamento dos seus colaboradores para melhorar seu atendimento e alavancar suas vendas?
Fique tranquilo pois no artigo de hoje nos responderemos essas perguntas.
Boa leitura!
O que é Microlearning?
O microlearning é uma metodologia da educação que facilita o processo de aprendizagem em pequenas doses, de forma objetiva e direta. Essa técnica busca separar o conhecimento em lições curtas com duração entre 2 e 5 minutos, sintetizando toda a informação.
Essa é uma estratégia fará toda diferença no seu negócio, isso porque ela permite às empresas investirem na formação dos seus colaboradores com uma redução de custos de treinamento favorável.
Com esse tipo de aprendizado, você pode criar um treinamento online diferencial com o objetivo de formação de uma nova competência ou o aprimoramento de uma, de forma ampla e contextual.
Como os conteúdos abordam temas muito específicos, é possível montar programas de treinamento enxutos e que vão direto ao assunto. Foco e transmissão de informação são os termos chave desses conteúdos.
Por essa razão, o microlearning vem sendo usado como um recurso estratégico e diferencial competitivo para as empresas que querem desempenhar um serviço com maior qualidade para o cliente.
Como funciona a metodologia Microlearning?
O primeiro passo para entender como funciona o microlearning é considerar que um conteúdo não pode ser feito apenas como uma fragmentação de algo maior. Afinal, é preciso chamar a atenção da pessoa que vai consumi-lo e fazer com que ela consiga compreender rapidamente o que você quer transmitir.
Sendo assim é preciso mapear as necessidades e os objetivos do público que você deseja dialogar. Se não souber por onde começar, busque considerar perguntas como: Quais são as necessidades da equipe? O que precisa de capacitação? Quais os pontos fracos que podem ser melhorados?
Quando isso for concluído ficará mais fácil criar um microlearning efetivo, e de qualidade.
Como visto previamente, esse tipo de conteúdo visa possibilitar uma aprendizagem mais prática, efetiva e flexível. Para isso sua base consta em três pontos principais:
- Entrega do aprendizado conforme a necessidade;
- Quantidade de tempo flexível, de acordo com a demanda;
- Formato também flexível.
Para facilitar ainda mais a disposição dos assuntos é tipificá-los. Isso significa que dentro de um tema geral, seus pontos principais podem ser organizados em diferentes tópicos, fazendo com que quem estuda, consiga assimilar parte do conteúdo, que será recordado, ao fazer a leitura do tópico.
O tipo de ensinamento que será utilizado no microlearning pode ser personalizado em diferentes formas, como textos, podcasts, videos, apresentações e até mesmo jogos. É importante também lembrar ainda de deixar o conteúdo adaptado para tablet e celular.
Vantagens do Microlearning
Há diversas vantagens no processo de aprendizagem com a utilização do microlearning. A principal delas, é a facilidade de absorção da informação em razão de seu caráter objetivo e específico. Outro diferencial é ser uma estratégia bastante versátil que pode ser aplicada em diversos aspectos.
Ele é bastante útil para reforçar conhecimentos adquiridos, além de facilmente estruturar e personalizar conteúdos de acordo com as dificuldades dos alunos. Isso permite o direcionamento e a especificação do conteúdo a ser criado, aumentando sua eficácia.
Graças à sua curta duração, ele demanda menos tempo e recursos para preparação e entrega. Assim, como o ciclo de desenvolvimento diminui, o custo de produção também diminui.
O microlearning é muito similar ao Learning agility em questão de ser aprendizado fácil de consumir e rápido, dessa forma não a perda de informação e é fácil assimilar. Além do mais, esta estratégia gera mais produtividade, otimismo e consequentemente engajamento, sentimento de pertencimento e qualidade de vida no trabalho.
Com o microlearning o resultado dos seus treinamentos crescerá ainda mais, gerando colaboradores mais engajados que ajudarão suas vendas e lucros escalar níveis mais elevados.
7 dicas para colocar o Microlearning em prática na sua empresa
Agora que você sabe o que é o microlearning, como esse tipo de conteúdo funciona e as suas principais vantagens, está na hora de saber como aplicá-lo na estratégia da sua empresa. Abaixo separamos para você algumas dicas indispensáveis que irão te auxiliar nessa implantação:
1. Identifique a persona
É muito importante que o primeiro passo na hora de implementar o microlearning, você defina qual é o perfil do indivíduo que vai receber os conteúdos planejados, qual o tipo de linguagem que irá ser utilizada, os recursos e os formatos de acordo com o perfil do seu colaborador.
2. Estabeleça o objetivo
Liste quais competências que você deseja que o participante desenvolva depois de ter acesso à pílula de conhecimento, ou seja, o que estará apto a realizar após a conclusão do microlearning.
3. Mapeie os conteúdos
Busque delimitar a informação que realmente seja indispensável para a ação de instrução, de acordo com o objetivo que você estabeleceu previamente. Inclua apenas o que é de fato importante para que os colaboradores saibam ou desenvolvam.
4. Escolha o formato
Nesse passo é importante que sua estratégia de aprendizado esteja de acordo com o perfil do público. Sendo assim, considere utilizar de conteúdos que sejam de fácil aderência como: textos, vídeos, áudios, infográficos etc.
5. Divida o conteúdo em partes
Uma das dicas principais para ter sucesso no microlearning é dividir o conteúdo em partes menores. Por exemplo, em vez de proporcionar um conteúdo longo falando sobre compras online, procure criar conteúdo separados que fale primeiro sobre tipos de canais de compras, depois de vantagens das compras online, e assim por diante.
6. Tenha uma plataforma de gestão do conhecimento
Ter uma plataforma gestão do conhecimento irá auxiliar as empresas a coletar, armazenar e compartilhar informações importantes para o negócio, como por exemplo, histórico da empresa, processos utilizados, criações de colaboradores e outras informações do cotidiano.
Nela você conseguira criar diversos conteúdos Microlearning, podendo gerenciá-los e treinar os colaboradores em diversos formatos e com auxilio da gamificação como fator motivador. Mas você sabe o que é gamificação? Veja a seguir!
7. Alie seu conteúdo com gamificação
A gamificação pode fazer parte da sua estratégia de microlearning, sendo um grande aliado na hora de estimular seus colaboradores.
Com a aplicação de elementos estimulantes de jogos, será possível criar quizzes em sala de aula sobre o conteúdo apreendido, além de criar rankings, sistemas de recompensas e reconhecimento.
Torne sua equipe ágil no aprendizado com a XGEN!
Como pudemos compreender, ter colaboradores engajados em treinamentos muitas vezes é um grande desafio para empresas, o que pode afetar no trabalho e consequentemente nas vendas.
O microlearning surgiu como o método que permitirá treinamentos reduzidos e objetivos para ajudar você a ter equipes mais focadas e que irão gerar mais resultados.
Ter uma plataforma de gestão do conhecimento que contenha esse tipo de estratégia e integre treinamentos que o operador possa acessar onde e quando quiser é um grande facilitador, desta forma ele poderá acessar diversos tipos de cursos e retornar sempre que tiver vontade.
Mas por onde começar a utilizar o Microlearning dentro da empresa? Bem, nisso nós podemos te ajudar!
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