Não é mais novidade que nossas relações são cada vez mais mediadas por plataformas digitais. Ainda assim, é sempre bom lembrar que empresas também precisam assegurar sua presença nesses meios para se conectar com clientes e atender suas demandas.
Saber onde e como estabelecer esses canais é crucial para fazer negócios, solucionar problemas e manter a fidelidade de consumidores cada vez mais exigentes.
Afinal, o imediatismo proporcionado pelos dispositivos móveis fez com que eles buscassem mais rapidez e eficiência no atendimento, além de estarem constantemente atualizados na melhor forma de se engajar com as marcas.
Por isso, é importante não ficar para trás e conhecer as melhores formas de se aproximar desses clientes. Um dos serviços mais recentes, que chegou ao Brasil no ano passado, e viabiliza essa comunicação é o Apple Business Chat, ou ABC, oferecido pela gigante tecnológica americana.
O que é o Apple Business Chat?
De maneira simples e direta: o serviço permite que o consumidor converse com empresas usando o iMessage, que é o serviço nativo de mensagens dos dispositivos da Apple. Assim, é possível usar o ABC como SAC, como opção de venda direta e muito mais.
Para te mostrar como esta plataforma pode ser uma valorosa aliada para o seu negócio, vamos mostrar 5 motivos para você adotar o Apple Business Chat o quanto antes.
1. Uma grande base de potenciais clientes
O iMessage funciona no iPhone, iPad, Mac, Apple Watch, isto é, qualquer dispositivo que utilize o iOS como sistema operacional. Isso significa diversos possíveis consumidores ao seu alcance.
No início de 2019, a Apple reportou que 1,4 bilhão desses aparelhos estavam ativos. Ou seja, criando mais uma opção de relacionamento, você ganha diversas oportunidades de se comunicar com clientes.
2. Descoberta e contato facilitados
O consumidor pode encontrar sua empresa rapidamente usando ferramentas dos aparelhos da Apple e iniciar uma conversa. Ao pedir a Siri para encontrar uma farmácia, por exemplo, o botão para abrir o chat já pode aparecer na ficha da loja encontrada e, com um clique, o cliente consegue começar uma conversa e perguntar sobre a disponibilidade de um produto.
O mesmo processo pode acontecer durante o uso do Safari, do Mapas e ao realizar uma busca na barra de pesquisa do dispositivo. Ao procurar um serviço ou produto, seu estabelecimento pode aparecer nos resultados e, ao selecioná-lo, o botão click-to-chat estará junto às demais informações da empresa, como telefone e endereço.
Claro que, ao acessar diretamente o site ou outros canais da empresa, como um aplicativo, também é possível incluir o botão de chat, inclusive com mensagens personalizadas e call-to-actions para atrair o seu cliente para a conversa.
3. Recursos e mais recursos
Durante uma conversa no iMessage dá para usar todo tipo de funcionalidade do aplicativo para poder apoiar o seu consumidor. Esses recursos podem ajudar a fechar uma venda, melhorar a experiência do cliente e solucionar uma reclamação ou problema.
É possível compartilhar fotos, de modo a mostrar um produto disponível na loja, ou outros arquivos, como planilhas com tabelas de preços, formulários e demais documentos.
O Apple Business Chat ainda permite incluir aplicações no próprio iMessage. Um exemplo usado pela própria Apple diz respeito a uma companhia aérea que possibilita a marcação de assento pelo chat.
Para um atendimento ainda mais eficiente ou para servir como uma espécie de triagem para pedidos de clientes, é permitido incorporar chatbots ao iMessage. Desta forma, em diversas vezes o consumidor pode resolver seu problema sem precisar falar diretamente com um atendente, que pode dar suporte a um usuário que tenha uma solicitação mais complexa.
4. Funcionalidades especiais
Tudo bem, aqui, na verdade, vamos falar de mais dois recursos do Apple Business Chat que poderiam entrar no tópico anterior. Mas eles merecem um lugar de destaque.
Estamos falando do Apple Business Chat List picker e dos pickers de horários. Vamos por partes para você entender a função de cada um.
O Apple Business Chat List picker cria listas predefinidas, com serviços e/ou produtos. É uma espécie de menu, onde o cliente pode selecionar mais de um item na tela da conversa. Para personalizar, você pode incluir imagens em cada tópico da lista, organizar em seções e definir cores para cada uma.
Já o picker de horário nada mais é do que oferecer ao consumidor a oportunidade de escolher um horário para agendar um serviço ou uma data para fazer uma reserva, por exemplo. Na tela do iMessage irá surgir o card com horários disponíveis que, ao serem selecionados, serão marcados no calendário do dispositivo Apple do cliente.
5. Segurança acima de tudo
A Apple é reconhecida por prezar pela privacidade e segurança dos dados de todos os usuários de seus aparelhos e, com o serviço do Apple Business Chat não é diferente.
As mensagens são criptografadas de ponta-a-ponta (end-to-end), permitindo que apenas os dois lados envolvidos na conversa tenham acesso às informações.
O serviço também é integrado ao Apple Pay, permitindo que o cliente compre produtos com segurança e rapidamente, sem precisar sair da conversa e sem a necessidade digitar dados bancários para o atendente.
O estabelecimento envia o link da compra com o ícone do Apple Pay para o consumidor, que, ao clicar, já visualiza na tela todas informações de pagamento.
Me convenci! Como implementar?
Oferecer o Apple Business Chat é mais do que ter um novo canal de comunicação, mas também oferecer experiências completas e diferenciadas para seu público que faz parte do mundo Apple.
Vale lembrar que mais do que apenas donos de celulares, os compradores da marca são fãs fiéis, que buscam por diferenciais em seu sistema operacional e, ao colocar a sua empresa nesse ambiente, muito valor pode ser agregado.
Muitos são os benefícios desse canal e depois de ver nossos 5 motivos, o ABC passa a fazer ainda mais sentido, não é mesmo?
Aproveite que agora você sabe mais sobre o Apple Business Chat e entre em contato com um de nossos especialistas para conhecer mais sobre a estratégia e ter o suporte necessário para a implantação das funcionalidades necessárias em seus times e processos!