Para ter bons resultados, metas alcançadas e superadas, é preciso contar com união de boas estratégias, ferramentas, bons profissionais, capacitação e desenvolvimento, certo? Se você está atento à importância do conhecimento dentro do ambiente corporativo, já deve ter ouvido falar sobre o que é gamification e metodologias que são tendências, certo?
Com as tecnologias, novas formas de trabalho, mudança no perfil dos profissionais, a forma de treinar, capacitar, comunicar e desenvolver pessoas vai além das salas de aula e investir em metodologias ativas, ou seja, que coloquem o indivíduo no centro de seu aprendizado faz toda a diferença.
Você sabe realmente o que é gamification e por que ela pode ser importante para seu negócio? Para te ajudar, vamos falar mais sobre o tema e te apresentar alguns dos benefícios dessa estratégia. Confira!
O que é gamification?
A gamification, ou gamificação, é uma metodologia que utiliza características e elementos de jogos para engajar pessoas no cenário de conhecimento e aprendizado e torna a jornada de ensino mais leve, próxima do aluno e simples de ser assimilada.
Através de recursos como pontuações e premiações, conquistas, recompensas, personalização, regras e competições, a metodologia tem como grande objetivo fazer com que as pessoas se envolvam com a causa apresentada e se esforcem para sua resolução e jornada de conhecimento.
Com a união de design, cenários lúdicos e histórias engajadoras, os jogos têm o objetivo de influenciar, instruir e incentivar resultados no cenário de aprendizagem corporativa.
Muitas empresas ainda não olham para essa técnica pois enxergam jogos como formas de distrações ou longe do ambiente corporativo e de amadurecimento.
Esse pode ser um grande erro, afinal, de acordo com dados da Pesquisa Game Brasil 2019, estima-se que cerca de 66% dos brasileiros jogam no celular, tablet ou computador.
E não são só crianças e adolescentes que estão imersos nesse ambiente lúdico e, e de acordo com mesma pesquisa, a maioria do público “gamer” está entre pessoas de 25 a 54 anos de idade. Com dados assim, é importante refletir que os jogos fazem parte da vida e dia a dia das pessoas e inseri-los no ambiente corporativo dá diversos ganhos para os negócios.
Por que investir em gamification? 6 vantagens práticas!
Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é gamification, vamos falar um pouco mais sobre partes práticas dessa estratégia para que ela seja ainda mais visualizada em seu cenário. Acompanhe!
1. A gamificação pode ser utilizada para diversos objetivos
A gamificação pode ser utilizada em diversos momentos e com objetivos diferentes dentro da jornada de seu colaborador.
Desde processos seletivos, onboarding, treinamentos corporativos, ações de comunicação, engajamento e rotinas diárias, a metodologia pode ser desenhada para o negócio de forma personalizada e que caminhe com o planejamento organizacional.
2. Torna o conhecimento mais atrativo
Para que o conhecimento se torne cultura dentro da empresa e não seja apenas uma rotina desgastante e obrigatória, é preciso que os treinamentos e aprendizagem sejam tarefas mais prazerosas e próxima dos colaboradores.
Dessa forma, ao investir em metodologias como gamificação, o aprendizado deixa de ser doloroso e exaustivo e faz com que o conhecimento se torne mais atrativo e contextualizado.
3. Facilita a absorção do conteúdo
É natural que cada equipe diferente da empresa conte com muitos conteúdos a serem repassados ou atualizados em suas rotinas de trabalho e, para que os temas sejam absorvidos de verdade, é importante oferecer diferentes formas de aprendizado.
Com atividades gamificadas, é possível contextualizar a empresa, criar cenários e situações e colocar em prática o que está sendo aprendido.
Ao vivenciar por meio de jogos, situações e desafios da organização, o colaborador desenvolve diversas capacidades que o deixam preparados para enfrentar os desafios reais.
Dessa forma, com metodologias que colocam o colaborador no centro da jornada, as pessoas deixam de só receber informação e precisar colocar rapidamente em prática o que estão aprendendo a todo tempo.
4. Aumenta o engajamento
Se você entendeu um pouco sobre o que é gamification, deve ter pensado que ela pode ter a ver com engajamento, certo? E esse é um dos seus grandes objetivos e benefícios!
Quem lida com pessoas, gestão e conhecimento sabe que uma das grandes dificuldades encontradas é justamente engajar as pessoas dentro das trilhas e jornadas de aprendizagem, não é mesmo?
Mais ainda com o aumento do home office, manter os colaboradores motivados dentro de uma trilha de aprendizado é um grande desafio e oferecer atividades com gamification é um ponto extremamente positivo nesse aspecto.
O jogo e sua dinâmica fazem com que os colaboradores saiam do seu lugar de conforto, se desafiem, pensem em conjunto e superem limites para chegar à vitória ou ao resultado esperado.
E, ao transformar momentos de aprendizado em um lugar lúdico e divertido, cria-se aproximação entre as pessoas, faz com que o ambiente seja mais leve e engaja os funcionários em seu desenvolvimento genuíno.
5. Fortalece a gestão do conhecimento
Outra dificuldade encontrada além do engajamento é a continuidade dos colaboradores na jornada de conhecimento. Muitas vezes, as pessoas realizam treinamentos e se preparam para suas atividades, mas depois de algum tempo elas deixam de acessar suas bases de conhecimento por acharem que já absorveram todo o possível do conhecimento.
Ao implementar gamificação, trilhas, rankings, pontuações, recompensas e outras estruturas da metodologia, o colaborador vê valor e benefícios em seu aprendizado e certamente seguirá de forma mais fluída na estratégia de gestão do conhecimento.
6. Dá feedbacks e indicadores
Mais do que seguir em jornada de conhecimento, é importante para colaboradores e gestores que exista visualização do desenvolvimento e a gamificação auxilia nessa questão.
Para os participantes, as plataformas dão feedbacks instantâneos e em tempo real sobre seu desenvolvimento e faz com que ele possa acompanhar sobre sua trajetória de conhecimento.
Já para os gestores, é grande a possibilidade de métricas e indicadores para que exista controle sobre o aprendizado e estratégias tomadas a partir de dados reais do cenário das equipes.
A gamificação conta com diversos elementos e é uma grande tendência de treinamento, conhecimento e desenvolvimento para as empresas. Investir em metodologias como essa faz toda a diferença para o crescimento de pessoas e inovação nos setores.
Saber o que é gamification e conhecer alguns de seus benefícios é o primeiro passo para olhar de forma ainda mais estratégia para seu cenário de conhecimento e desenvolvimento.
Você já conhecia essa metodologia? Agora que você conhece mais sobre o que é gamification, que tal entender ainda mais como ter uma estratégia completa de aprendizagem, comunicação, desenvolvimento e engajamento em seu negócio? Fique por dentro e se diferencie!