Ouvir seu colaborador é essencial e uma das metodologias utilizadas para entender o que seu público interno pensa da empresa é a pesquisa de clima organizacional.
Coletar dados sobre diversos pontos da organização faz com que gestores e RH entendam sobre como estão ou não funcionando processos, metodologias de trabalho, feedbacks, estruturas de educação, plano de carreira e dá insights par que ações possam ser tomadas com objetivo de melhoras as rotina e entregas.
Você já aplicou pesquisa de clima organizacional em seus setores? Sabe do que se trata essa metodologia? Vamos falar mais sobre ela, acompanhe!
O que é pesquisa de clima organizacional?
A pesquisa de clima organizacional é uma das principais ferramentas utilizadas para empresas que se preocupam com seus resultados, pessoas e estruturas. Essa metodologia é utilizada para mapear as percepções dos profissionais sobre diversos aspectos do negócio.
Em forma de questionário os colaboradores respondem perguntas de acordo com sua experiência dentro da organização e seus resultados dão visões sobre engajamento e satisfação do profissional com o ambiente de trabalho.
Além de ser crucial para conhecer melhor dos seus colaboradores e fortalecer o ambiente interno, a pesquisa de clima organizacional permite investigações e descobertas sobre perdas, oportunidades e ações que interfiram em resultados, produtividade, qualidade e, consequentemente, lucro do negócio.
Segundo Idalberto Chiavenato, estudioso da administração e gestão de pessoas e empresas, a clima organizacional é “a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e que influencia poderosamente o seu comportamento”.
Ainda segundo o autor, “quando há motivação entre os membros, o clima organizacional se eleva e traduz-se em relações de satisfação, animação, interesse, colaboração irrestrita, entre outras”.
Ou seja, um bom clima organizacional faz toda a diferença para resultados e produção, afinal, ela interfere em como individualmente ou coletivamente agem os profissionais. Sendo assim, fazer pesquisa de clima organizacional é essencial para entender o que acontece em seu ambiente.
Por que realizar pesquisa de clima organizacional?
Olhar para seu cliente é necessário e crucial, mas isso não pode fazer com que a empresa esqueça de olhar para seu público interno, certo? Ouvir suas pessoas, saber o que elas pensam e como se sentem no ambiente de trabalho é essencial para evoluir em processos.
Coletar feedbacks e buscar estar próximo do colaborador é tarefa que deve ser feita diariamente, mas investir em metodologias como pesquisa de clima organizacional dá dados e visões do todo do negócio.
Para que você entenda ainda mais na prática sobe isso, reunimos motivos e vantagens que justificam a realização desse tipo de pesquisa.
Atua no aumento da produtividade
Ao saber quais são as dores e necessidades dos colaboradores é possível atuar em ações assertivas para que erros sejam corrigidos e pontos de desmotivação sejam eliminados ou reduzidos.
Entendendo sobre o que o colaborador está satisfeito ou insatisfeito e sobre quais são seus pontos de insegurança com o trabalho, os gestores podem direcionar melhor tarefas, treinamentos e capacitações para que a produtividade volte a crescer dentro das rotinas.
Diminui rotatividade de pessoas
Um dos grandes problemas das empresas é a rotatividade e turnover, ou seja, a alta saída de pessoas de seus postos que demandam gastos com processos seletivos e tempo de integração, treinamento e ramp up.
Ao conhecer do clima organizacional e entender o que pode ser um problema para seus colaboradores, a empresa pode atuar a satisfação com o ambiente de trabalho, aumentando a retenção de talentos.
Muitas empresas ainda pensam que os salários são os únicos motivadores para profissionais estarem ou não em um ambiente de trabalho e isso é um grande erro. Segundo pesquisa da Glassdoor, 29,6% das pessoas responderam que desejam encontrar um trabalho mais conectado com seu propósito e isso tem a ver com cultura, clima e valores organizacionais.
Auxilia a tomada de decisões
Ao coletar dados e feedbacks dos colaboradores de maneira formal, a empresa passa a ter visão clara e estruturada do que está bom ou ruim na organização, facilitando sua tomada de decisões dentro do ambiente.
Mais do que decidir baseado em suposições ou conversas soltas e não estruturadas, a pesquisa de clima organizacional dá bases para planejamentos e estratégias no negócio.
Fortalece a comunicação organizacional
A comunicação é essencial para um bom clima dentro das organizações e as pesquisas desse tipo são grandes fortalecedoras para esse fator.
Ao ter canais de comunicação que ouvem colaboradores, dão voz as suas pessoas e fazem com que as pessoas pontuem o que acham bom ou ruim, a percepção sobre o que é a comunicação fica muito mais fluída, não sendo apenas hierarquizada.
Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?
Agora que você sabe o que é a pesquisa de clima organizacional e alguns bons motivos para investir nessa metodologia, é preciso de planejar, estruturar, contar com ferramentas antes de ir para a aplicação em si.
É claro que cada pesquisa dependerá das necessidades de cada organização, mas alguns passos são importantes de serem seguidos para que seus resultados sejam ainda mais assertivos.
Planeje a pesquisa
O primeiro passo para implementar qualquer que seja a sua estratégia é planejamento. Reflita sobre o que você espera da pesquisa de clima organizacional, qual será periodicidade e época de sua realização, como e onde ela será aplicada, qual será o tempo de duração, responsáveis pelos acompanhamentos e resultados, entre outros.
A pesquisa de clima organizacional é muito mais do que criar um questionário e pedir para seus colaboradores resolver, é preciso ter uma estrutura pensando do começo ao fim para que exista coleta, tratamento de dados, planos de ações, otimizações e práticas.
Elabore seu questionário
Com cronogramas e planejamento adequados em mãos que é possível partir para a parte prática de suas pesquisas e elaboras suas perguntas.
O questionário precisa estar alinhado aos seus objetivos para que sua empresa colete dados sobre os mais diversos aspectos da organização e consiga captar a visão do colaborador em diferentes pontos do trabalho.
Muitos são os modelos que contam com perguntas e sugestões. Um dos modelos conhecidos para essa elaboração é Modelo de Litwin e Stringer, que utiliza um questionário baseado em nove fatores:
- Estrutura: aqui se investiga sobre o sentimento do trabalho sobre como tudo é conduzido na empresa, investigando sobre regras, regulamentos, procedimentos, entre outros.
- Responsabilidade: esse fator tem o intuito de medir o sentimento de autonomia dos colaboradores em relação ao seu trabalho e funções.
- Desafio: ser desafiado é primordial para manter a motivação e esse ponto da pesquisa de clima organizacional busca identificar o quanto o colaborador se sente desafiado e, mais do que isso, qual o seu sentimento de risco nas tomadas de decisões.
- Recompensa: pessoas buscam por recompensas e aqui é preciso que o colaborador fale sobre o reconhecimento que recebe. Isso vai além de salários e aspectos financeiros, mas também feedbacks, incentivos positivos e não punições, sentimento de justiça da política de carreira e remuneração, entre outros.
- Relacionamento: os resultados da empresa são alcançados em conjunto e ter bom relacionamento dentro dos setores, com colegas de trabalhos e líderes diz muito sobre isso. Aqui, a pesquisa de clima organizacional deve descobrir sobre espírito colaborativo e de equipes.
- Cooperação: mais do que relacionamento, é preciso cooperação, ou seja, a percepção de ser ajudado, seja de gestores, colegas do mesmo nível de hierarquia ou subordinados.
- Conflito: aqui é sobre avaliar a visão dos funcionários quanto à aceitação ou não da administração em relação as opiniões divergentes e a forma em como eles são mediados.
- Identidade: sobre como o colaborador se sente pertencente da organização e se enxerga dentro dessa estrutura.
- Padrões: é de forma ainda mais profunda entender sobre normas e processos. É interessante que cada setor tenha perguntas personalizadas que façam sentido com suas tarefas.
Não existem regras para desenvolver seus questionários, mas é interessante que eles tenham perguntas fechadas com escala de 1 a 5, muito satisfeito a pouco satisfeito ou até mesmo sim ou não.
É importante também ter respostas abertas para que o colaborador possa falar ainda mais sobre o que sentir necessidade.
Tenha ferramentas de apoio
Como sua pesquisa será aplicada? É interessante que sejam estruturados formulários capazes de tabular dados para facilitar para os responsáveis pelas análises e que seja de fácil acesso para todos os colaboradores.
Se você tem uma ferramenta de gestão do conhecimento, por exemplo, mais do que ser um local para treinar pessoas, ela é uma rede de comunicação, engajamento e troca de informações.
É interessante disponibilizar a pesquisa de clima organizacional em ambiente como esse, afinal, é preciso que todos tenham acesso e sejam relembrados da importância de sua participação.
Comunique e divulgue a pesquisa
Não basta inserir a pesquisa de clima organizacional em sua plataforma de conhecimento e deixar ela aguardando ser preenchida. É preciso fazer um trabalho de conscientização e divulgação para que seus colaboradores saibam o que é, entendam a importância e se engajem com elas.
Comunique o objetivo da pesquisa, seja transparente quanto a coleta de dados e tire dúvidas sobre o momento de respostas.
De nada vale planejar pesquisa se não houver engajamento das pessoas, certo? Por isso, incentivar a participação com honestidade é fundamental para que os resultados sejam verdadeiros.
Para que não existam receios ou medos de dar respostas, esse tipo de pesquisa tende a ser anônima.
Colete e analise os resultados da pesquisa de clima organizacional
Deixe a pesquisa de clima organizacional rodando de acordo com o tempo definido no início do planejamento e, após isso, é hora de analisar os dados coletados.
Organize suas respostas, separe-as por categorias e tenha uma estrutura que facilite sua visualização do que foi dito pelos colaboradores. Pode ser interessante utilizar nuvens de palavras para entender o que mais aparece nas respostas abertas.
Crie mapas, relatórios, apresentações ou qualquer que seja a forma de visualização e apresentação dos resultados para que eles possam ser compartilhados e utilizados em seus planos de melhorias.
Defina prioridades e melhorias
Ao analisar seus resultados será possível compreender gaps de processos, comunicação, ferramentas e estruturas e mais do que entender sobre eles, é preciso atuar para que isso não continue no ambiente.
Reúna os responsáveis dos setores, defina prioridades e estabeleça prazos, ações e estratégias para que melhorias sejam percebidas pelos seus colaboradores dentro do ambiente.
Diversão ações podem ser tomadas a partir do que foi dito pelos colaboradores, como:
- Realização de treinamentos;
- Implementação de ações de marketing interno;
- Revisão de estrutura física do ambiente;
- Revisão de papeis das lideranças;
- Planos de carreiras e salários;
- Contratações de novas ferramentas e plataformas vistas como necessárias.
A pesquisa de clima organizacional é muito mais do que ouvir e coletar opiniões, mas sim é o pontapé inicial para que sua empresa perceba demandas necessárias e crie um ambiente de trabalho cada vez melhor para as pessoas.
Ao notar mudanças as pessoas se sentirão ouvidas, valorizadas e importantes para o negócio, fazendo com que elas se engajem e entreguem ainda melhor em todas suas tarefas.
Olhar para o seu colaborador como peça fundamental da empresa é crucial para bons resultados. Investir em metodologias que aumenta a comunicação e a troca de feedbacks entre empresa e pessoas aumenta a satisfação do colaborador e contribui para sua evolução.
Sua empresa já investe em pesquisa de clima organizacional? Aproveite que agora você sabe mais sobre elas, reveja sua estrutura para colaboradores e saiba mais sobre employee experience, importante estratégia para seus profissionais!