Garantir um rápido aprendizado para novos colaboradores é fundamental nos mais diferentes setores e isso faz toda a diferença para ter bons resultados de ramp up e capacitação e para colher seus frutos o quanto antes dentro de perfomance e resultados.
A performance de seu colaborador deriva muito do tratamento e treinamento que ele recebe ao ser inserido na cultura organizacional, afinal, esse primeiro momento é crucial para que ele de fato entenda suas funções e caminhe dentro da jornada de trabalho.
Ter um bom tempo de ramp up e capacitação é algo que irá facilitar – e muito – no desenvolvimento dos colaboradores e olhar para essa estratégia é preciso, afinal, não dá para esperar resultados sem antes olhar para dentro de casa, certo?
O quanto você tem olhado para o ramp up e a capacitação de novos funcionários? Saiba mais sobre o tema agora mesmo!
O que é ramp up e capacitação?
O ramp up é um processo para treinar e capacitar suas novas pessoas para que elas possam, o quanto antes, irem para o desempenho de suas funções.
Sendo assim, o ramp up é um processo que mostra sobre o tempo que seus novos colaboradores levam para estarem prontos para cumprirem 100% de suas funções.
Mesmo que esse seja um termo muito associado a vendas, em qualquer que seja a função é preciso que o colaborador seja treinado e se prepare para realizar suas funções, certo?
Esse período inicial corresponde a esse tempo de preparo e ele é crucial para que as pessoas performem bem e deem bons resultados dentro de suas funções.
É evidente que, quanto menor o tempo de ramp up, melhor se torna-se sua capacidade produtiva, mas é preciso ter atenção para que ramp up e capacitação seja bem feito de verdade e não se torne um gargalo dentro dos times.
Como você pôde perceber, esse indicador está diretamente ligado com a capacitação e esse período de inicialização é essencial para a carreira que esse funcionário irá exercer em sua função, pois será nele que ele aprenderá sobre o que a empresa preza, seus valores, seus processos, culturas, entre outros temas importantes.
Por que é importante investir em ramp up e capacitação?
Dentre os diversos benefícios que ter um ramp up e capacitação pode gerar para a empresa, podemos falar em motivação dos colaboradores, desenvolvimento de profissionais, melhoria na marca empregadora e atração e retenção de talentos, por exemplo.
É importante lembrar que, quando o funcionário é bem orientando em seu início aos produtos, processos e cultura, ele se sentirá mais familiarizado e de fato parte do negócio.
Também podemos evidenciar que quando se inicia um colaborador ensinando-o sobre o negócio e tendo processos estabelecidos para isso, a empresa cria uma cultura de aprendizado, que é fundamental para gerar frutos para trabalho mais ágil, assertivo e produtivo.
5 dicas para acelerar o ramp up e capacitação de seus novos colaboradores
Como você viu, ter uma boa estratégia de ramp up e capacitação só irá ajudar sua empresa, por isso, trouxemos 5 dicas para acelerar esse processo e ter resultados ainda melhores. Acompanhe!
1. Planeje uma estratégia de onboarding
O onboarding é o nome que se dá para o período de entrada do colocador, ou seja, seu “embarque” dentro do negócio. Nesse momento diversas são as ações importantes, desde a introdução do funcionário na equipe, seu aprendizado e capacitação para o cargo, ou seja, é o período medido no indicador de ramp up.
Ter um bom planejamento de onboarding facilitará esse processo, e para fazê-lo você precisa ter apresentações da empresa, produtos, tarefas, regras, metas e outros assuntos e distribuir todas as informações necessárias para essa nova pessoa.
Isso garantirá que ele tenha uma base para entender o propósito da empresa e poder receber as boas vindas de forma mais tranquila.
2. O introduza para a equipe e superiores
O segundo passo é garantir que o novo colaborador conheça seus colegas de trabalho e funções. É inevitável que o período de ramp up conte com ajuda de outros colegas, afinal, o profissional está ainda se ambientando e conhecer as pessoas – seja de forma online ou presencial – é de grande ajuda para que esse saiba quem recorrer.
Além desse benefício, conhecer a equipe gerará um sentimento de pertencimento e isso também é um incentivador, pois fará com que ele se sinta parte da empresa e não apenas um contribuinte.
3. Prepare treinamentos
Esse passo é um dos mais importantes do onboarding, pois a empresa precisa se certificar que esse novo colaborador saberá cumprir suas funções.
Para isso, é preciso ter trilhas de conhecimento para os mais diferentes cargos e setores para que qualquer pessoa que entre no negócio seja capacitada através das mesmas metodologias.
Uma forma interessante de proporcionar treinamentos e capacitações sem parar a empresa para ensiná-lo é implementar uma estratégia de gestão do conhecimento.
Essa estratégia pode ser definida como um conjunto de práticas que tem como finalidade compartilhar e gerenciar conhecimento dentro de uma empresa.
Ao ter um bom processo de treinamentos, a empresa gera o aprimoramento de talentos e fomenta a transferência de conhecimento para que ele não gire apenas em torno de pessoas específicas, mas sim, podendo ser acessado por qualquer pessoa que faça sentido no negócio.
Vale dizer que os treinamentos não devem ser utilizados apenas para ramp up e capacitação, mas esses devem ser estratégias contínuas dentro da jornada do colaborador.
4. Invista em uma base de conhecimento
Ter uma base de conhecimento interna também é uma ação que será um benefício para além do onboarding.
Nela, sua empresa poderá inserir conteúdos relevantes e respostas para perguntas que podem surgir para que o colaborador encontre rapidamente direcionamento para suas dúvidas para que não precise a todo momento parar o que está fazendo para ir perguntar para um superior.
Esse sistema pode armazenar centenas de conteúdos, como em uma biblioteca virtual, para que a solução de dúvidas seja ágil e sem demandar tanto tempo. Mais do que isso, as bases de conhecimento podem armazenas procedimentos, tutoriais, documentos e até mesmo artigos para aprimorar os conhecimentos do colaborador
A base do conhecimento é uma estratégia que faz muita diferença para o colaborador em sua jornada e ela vai muito além do ramp up e capacitação, afinal, serve como repositório de conteúdos e informações durante todo o tempo do colaborador com a organização.
5. Incentive e dê feedbacks
Um passo importante para a integração de colaboradores é mostrar uma postura de liderança, e para isso, incentivar e fornecer feedbacks é fundamental.
Isso porque, como chefe, você estará demonstrando se importar com os procedimentos feitos na empresa, e para um iniciante é ótimo saber se o que ele está fazendo está certo e caso não, como melhorar.
Incentivá-lo a melhorar só mostrará que ele está em um time que se importa e quer que ele evolua.
Ter uma estrutura de ramp up e capacitação é essencial para desenvolver colaboradores dentro de sua jornada de forma mais rápida e ágil e ter resultados importantes dentro do negócio.
Lembre-se também que investir nessas estratégias é essencial para garantir uma cultura de conhecimento e educação em uma empresa e isso faz toda a diferença para a performance dos colaboradores.
Investir em ramp up é um passo para o sucesso e por isso você não pode ficar para trás! Como está a preparação do seu time antes de ir para linha de frente e atuar em suas tarefas? O seu processo de ramp up e capacitação está bem desenhando e refletindo suas necessidades e objetivos?
Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre o tema e conheça 12 passos práticos para aplicar o conceito de capacitação, comunicação e engajamento aliado ao conhecimento em sua organização!