Telegram Business: o que é e por que utilizar essa estratégia?

Telegram Business

Os canais digitais têm se tornado um terreno fértil para aprimorar o relacionamento com o cliente, até porque, eles têm o poder de trazer uma comunicação próxima e possibilitam uma maior personalização do atendimento.  

Com o novo perfil de consumidor, é imprescindível possibilitar uma estratégia multicanal que viabilize a marca e dê autoridade. O Telegram é um canal que proporciona de forma gratuita e integral, recursos e funcionalidades que podem ajudar as empresas a tornar a experiência do cliente única e acolhedora, e que empresa não quer oferecer o melhor a seu cliente, né? 

O Telegram Business é um conceito novo no mercado e por causa disso, é preciso se manter atualizado com seu conceito e quais benefícios ele pode trazer para a estratégia. Por isso, separamos informações relevantes para você. Confira! 

O que é o Telegram Business? 

O Telegram é um aplicativo gratuito de mensagens instantâneas que teve seu lançamento em 2013, sendo desenvolvido por Pavel Durov e lançado pela Android. Mesmo inicialmente só estando disponível para esse sistema operacional, hoje ele já pode ser acessado por diversos outros. 

Suas funcionalidades já são conhecidas, por ter semelhança com seus concorrentes, mas entre elas temos o envio de mensagem de texto, áudios, arquivos, chamadas por voz e vídeo. 

O Telegram pode ser utilizado de diversas maneiras, seja no dispositivo móvel, desktop ou até navegador, garantindo uma melhor versatilidade para empresas que querem iniciar uma estratégia com o aplicativo.  

O que nos leva a pergunta: como sua empresa tem olhado para o canal do Telegram? Continue lendo e entenda por que implementar e quais vantagens ele pode oferecer a sua estratégia! 

Por que implementar o Telegram Business? 

Ter uma estratégia de canais é fundamental para o consumidor 5.0 e as formas atuais de relacionamento com o cliente. Por isso, é importante entender quais canais são os ideais para sua empresa, e quais estarão mais bem alinhados com a estratégia.  

Nesse quesito o Telegram tem se destacado por suas diversas funcionalidades que garantem maior segurança dos usuários, como a criptografia de ponta a ponta, a possibilidade de fazer enquetes anônimas e identificadas e o fato de que ele não mostra o número de telefone dos usuários em grupos. 

Diferentemente de seu maior concorrente, o WhatsApp, o Telegram Business não possui custos de utilização, e disponibiliza diversos recursos como a implementação de bots de forma totalmente gratuita. 

Outro diferencial que atualmente tem sido muito importante para as empresas, é o fato dele não parar de funcionar na “queda dos apps” como já vimos acontecer duas vezes com seus concorrentes. O que é algo extremamente importante, afinal, que empresa quer ter seus canais de comunicação paralisados sem poder fazer nada, não é mesmo? 

O Telegram tem criado força, e segundo o Panorama da Mensageria no Brasil, realizado pela Mobile Time e Opinion Box, ele já está instalado em 45% dos dispositivos eletrônicos móveis dos brasileiros. Isso nos mostra que pode se tornar uma tendência no conversational commerce, garantindo benefícios que os outros não possuem.  

E para você conhecer um pouco mais sobre o aplicativo, separamos algumas vantagens que as empresas podem utilizar a seu favor. Confira! 

Vantagens da implementação do Telegram Business 

Agora que você sabe um pouco sobre o que é o aplicativo, é importante também entender quais suas diferenças e como ele pode ajudar em sua estratégia. E para te ajudar nisso, separamos alguns tópicos de vantagens do Telegram que podem te ajudar nessa missão. Veja a seguir! 

Grupos para relacionamento com o cliente 

O Telegram possui um diferencial em seus grupos, isso porque, eles podem ter até 200 mil membros simultâneos. Interessante né?  

Para empresas que possuem em sua estratégia a vontade de criar meios de interação entre os clientes, essa pode ser uma grande ideia, afinal, você poderia disponibilizar um meio de tirar dúvidas, pedir feedbacks e ainda trocar insights com diversas pessoas ao mesmo tempo. 

O aplicativo também disponibiliza o uso de análise de dados para grupos com no mínimo 500 integrantes, para que a empresa possa ver com melhor eficiência como tem andado sua estratégia. 

Mais do que isso, também ficam disponíveis o uso de hashtag para separar as mensagens por assunto, assim, quando quiser ler uma mensagem de feedback, por exemplo, você poderia apenas buscar pela hashtag e lá estaria. 

Mas é importante lembrar que nessa funcionalidade depende muito da organização da empresa, para não deixar os clientes sem respostas ou moderação.  

Canais sem número limite de inscritos 

Os canais são como os grupos, mas neles, apenas o administrador – ou administradores – podem fazer postagens. Seria então como assinar um newsletter em um canal mensageiro, você recebe as notícias, mas não necessariamente participa de um diálogo. 

Mas não só notícias, por lá as empresas podem enviar diversos comunicados, como novidades de produtos ou serviços, posts que possam ser relevantes para os consumidores, passo a passo de alguma funcionalidade do produto que vende e até mesmo conteúdo produzido pela empresa. 

Essa é uma forma dinâmica de manter os interessados na marca atualizados com suas novidades e até ser uma forma de divulgar outros canais e redes sociais, e melhor ainda, com número ilimitado de inscritos. 

Mesmo somente a empresa enviando mensagens, ainda é possível disponibilizar opções de reações para os assinantes, e até mesmo enquetes, que vamos falar mais no próximo tópico. 

Uso de enquetes interativas 

Outra vantagem que é um grande diferencial para o Telegram é a função de enquetes, em que você poderá enviar em grupos, canais e em conversas privadas para seus clientes. 

Existem diversas formas de como a enquete pode ser útil, desde pesquisas de satisfação e pequenas interações, até para iniciar uma pesquisa de persona com as pessoas que já consumiram ou pretendem consumir em seu negócio. 

Assim, você poderá conhecer melhor seu cliente e personalizar cada vez mais a forma como ele deve ser contatado, conforme suas preferências. 

Implementação de chatbots 

O Telegram é um aplicativo que possibilita o uso de chatbots para empresas, nesse caso, a inteligências artificial de perguntas e respostas poderia ajudar a diminuir demandas, enviar conteúdos, responder dúvidas frequentes e até qualificar potenciais leads. 

Geralmente, ele é utilizado para agilizar os processos de atendimento e pode ser implementado em diversas áreas, como por exemplo o service desk, SAC,vendas ecobrança. 

Mais do que isso, ele pode facilitar a experiência multicanal da empresa, estando presente em canais como chats, sites, redes sociais e finalmente aplicativos mensageiros como o Telegram e seus concorrentes. 

O software pode auxiliar a estratégia a fluir melhor, diminuir erros e retrabalhos, por isso você não pode ficar de fora!  

Custos acessíveis  

É importante evidenciar que o Telegram não possui nenhum custo para empresas, desde sua implementação, até mesmo o envio de mensagens diárias. 

Essa informação é essencial para entender as opções que a empresa possui para sua estratégia de canais diretos, já que no WhatsApp é cobrado a implementação, é necessário um parceiro e as mensagens diárias possuem um custo a mais. 

Além disso, o Telegram também não possui tantas restrições com a formatação da mensagem e as formas de divulgação da empresa, podendo utilizar de todos os recursos que possuírem sentido para a estratégia da empresa. 

Assim como a maioria de seus concorrentes, em seu início, o Telegram não foi elaborado para ser um aplicativo para negócios, mas com o tempo e mudanças do mercado, ele acabou se tornando um ambiente propicio para tal. 

Isso porque, ele entra na leva de aplicativos que podem ser usados na estratégia de conversational commerce, um conceito que possibilita a interação com os clientes em tempo real por meio de aplicativos mensageiros, e se tornou uma tendência atualmente.  

Mas além dessa estratégia, ele também pode ser implementado nas estratégias de marketing, nutrição, relacionamento, atendimento ao cliente, entre muitas outras. Até porque, ele é um aplicativo bem versátil e acessível, então se em sua ficha de persona mostrar que ele é usado por seus potenciais clientes, não tem como ignorar essa informação. 

E voltamos aquela primeira pergunta: como você tem olhado para o Telegram em sua estratégia? Se faz sentido e tem contexto, não fique para trás! Inicie agora mesmo um planejamento com esse canal. 

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