É o momento de olhar para o futuro das vendas! Todos os setores precisam dessa ocasião e quando falamos do time comercial não é diferente, é fundamental estar atualizado com as vendas e tendências para 2023.
Mesmo que diversas mudanças já tenham sido estabelecidas nesses últimos anos. Afinal, as tecnologias nunca param de se desenvolver, e sua empresa não pode ficar para trás!
Por isso, é hora de se perguntar: como sua empresa tem olhado para as vendas e tendências para 2023? Separamos 8 delas para você revisar sua estratégia e implementar novos caminhos. Confira!
1. Inteligência artificial
A tecnologia está em constante evolução e a tendência é continuar com diversos avanços que facilitam a vida e o dia a dia de todas as pessoas.
Um desses avanços que está cada vez mais presente no time de vendas é a inteligência artificial, que tem marcado seu território e caminha para um futuro em que ela estará cada vez mais presente em grande parte do cotidiano brasileiro.
Em 2023, ela se tornará ainda mais fundamental para auxiliar e garantir processos ágeis e produtivos nas empresas, sendo uma ótima opção para montar estratégias de marketing e vendas.
Um exemplo de IA que está em alta há alguns anos e que se expande e não sai das listas de tendências é o chatbot, o robô de perguntas e respostas que é capaz de interpretar perguntas e oferecer a melhor resposta nas diferentes jornadas.
Essa ferramenta não é novidade dentro dos negócios, mas cada vez mais ele ganha recursos e possibilidades e se torna essencial em muitos projetos e objetivos.
2. Jornada híbrida do cliente
Nos dois últimos anos vimos as empresas e comércios migrando para o online, afinal, as vendas digitais dominaram o mercado.
Porém, com o avanço da vacinação e a volta das pessoas na rua e nos comércios é preciso olhar ainda mais para uma estratégia de jornada mista, envolvendo o online e o físico.
De acordo com a pesquisa da OpinionBox sobre Tendências para Varejo em 2023, cerca de 78% dos consumidores compraram no online e retiraram na loja física.
O ideal é que o mundo virtual e real caminhem sempre lado a lado, afinal, o digital sempre estará no físico e vice-versa. Por isso, é necessário estar atualizado com as tendências e novas tecnologias disponíveis no mercado para que essa convergência entre os dois mundo seja cada vez mais natural e com experiências reais para o cliente.
Nesse sentido, é preciso olhar para o omnichannel, a estratégia de unir os canais – digitais e físicos – e, muito mais do que isso, oferecer uma experiência personalizada, única e com contexto para o cliente.
3. Unificação dos canais
Estar nos canais digitais já era importante, mas se tornou ainda mais crucial nos últimos tempos para alcançar as pessoas e realizar as vendas e exposição da marca, não é mesmo?
Porém, muitas empresas ainda erram nesse momento e estão presentes com contas em diversas redes e não dão a devida atenção a elas.
É importante lembrar que de nada adianta ter perfis em todas as redes e não ter uma estratégia de atendimento e vendas para cada uma delas.
Muito mais do que estar em todas as redes, a empresa precisa estar onde seu público está, e, esse é o primeiro passo para ter uma ótima gestão de redes e de canais.
Como já dissemos, ser omnichannel oferece uma vantagem grande para as empresas, afinal, a estratégia olha para a jornada do cliente, dá uma única visualização de todos os canais e faz com que o que é estratégia da empresa passe a ser unificado, fazendo com que nenhum canal fique para trás no que diz respeito a atendimento e vendas.
4. Social Selling
O social selling, ou venda social, é uma estratégia que une as vendas às redes sociais, propondo a formação de um relacionamento com o cliente por meio das mídias digitais.
Essa estratégia tem crescido no mercado, tanto pelo contexto atual, quanto pelo fato de que, segundo o relatório Digital 2022: Brasil, 79,9% dos brasileiros são ativos nas redes sociais.
Cerca de 58% dos pesquisados já compraram algo via WhatsApp e 47% via Instagram, demonstrando o quanto o social selling, ou ainda, social commerce. (OpinionBox)
Ou seja, implementar as redes sociais como forma de comercio segue como grande aposta para 2023 e as próprias empresas donas das redes já estão criado formas de facilitar essa entrada de e-commerces em suas plataformas.
Um exemplo disso são as APIs, ou Application Programming Interface, que são plataformas de gerenciamento de empresas nas redes sociais, para oferecer uma experiência multiplataforma e prática para o cliente.
Oferecer uma experiência única e personalizada ao cliente é um passo para o sucesso e essa é uma tendência de vendas muito importante para se olhar para o próximo ano.
5. Proteção dos dados
Outro ponto que tem estado em alta nos últimos tempos é a proteção de dados, uma vez que a Lei 13.709/2018, sancionada em 2020, começou a aplicar sansões nas empresas que a descumprirem.
Também chamada de LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados prevê maior segurança para os usuários e empresa, visto que em 2023 os ataques cibernéticos tiveram um aumento de 37%, em comparação ao ano anterior segundo a empresa de segurança digital Check Point.
Estar atualizado e dentro das regras é mais do que um diferencial ou uma tendência, mas é necessário para manter a segurança dos clientes e do negócio como um todo.
6. Conversational commerce
Conversational commerce é a estratégia do momento e do futuro, justamente pela capacidade de reduzir custos e otimizar a performance em vendas.
Vamos recapitular o que é conversational commerce:
Uma maneira eficaz de utilizar os pontos fortes dos aplicativos de mensagem para se conectar diretamente com os seus clientes, estabelecendo uma jornada personalizada que leve a pessoa até a etapa de compras.
Essa estratégia, por sua vez, pode trazer diversos benefícios para uma empresa, dentre eles:
- Reduz os custos de aquisição do cliente
- Maior flexibilidade para aplicar sua estratégia de vendas
- Contato direto com os clientes
- Oferece uma conversa assíncrona
- Formato conhecido e acessível aos clientes
Sendo assim, vale a pena ficar de olho nessa forma de mobilizar as novas tecnologias para conseguir atingir as metas do ano, incluindo conseguir o aumento no número de vendas.
7. Superapps
Os superapps nada mais são do que os aplicativos que abrigam diversas funcionalidades e esse tipo de aplicativo tem se tornado uma tendência promissora.
Isso porque diversas gigantes varejistas já estão utilizando essa forma de vendas, como por exemplo Magazine Luiza e o Mercado Livre, que além de vender, oferece outras funcionalidades como próprio sistema de pagamento (Mercado Pago) e de entregas (Mercado Envios).
No Brasil já utilizamos diversos desses apps como o Uber, Rappi, PicPay e até mesmo o WhatsApp Pay, que são aplicativos com diversas funcionalidades em um único lugar, exigindo poucos clique e caminhos, e que fazem cada vez mais parte da vida das pessoas.
8. Realidade aumentada
A realidade aumentada é uma tecnologia que permite juntar o mundo real e virtual através de dispositivos eletrônicos. Nela, os objetos digitais são capazes de se sobrepor às imagens reais, permitindo uma interação entre indivíduo e tecnologia.
Ok, mas o que ela está fazendo em um conteúdo de vendas e tendências?
Na realidade aumentada, as empresas podem adicionar elementos virtuais no mundo real, e isso acaba sendo uma solução para que os clientes visualizem melhor os seus produtos e incentiva a venda.
Além de proporcionar uma experiência dinâmica com o cliente, a realidade aumentada também aproxima ele da marca, afinal, ele estaria experimentando os produtos onde quer que esteja.
Essa tecnologia vai muito além de objetos e já pode ser vista em roupas, maquiagens e diversas formas de experimentar o produto antes mesmo da compra.
Diversas são as formas de criar essa realidade para os clientes e ter ferramentas que possibilitam o uso dessa tendência é um grande diferencial. O Apple Messages for Business, por exemplo, oferece a realidade aumentada para simular os produtos e para que o cliente conheça “de perto” o que está buscando.
Aumente suas vendas implementando as tecnologias do agora e do futuro!
Vender exige diversas estratégias e vai além de preço e produto para o cliente. É preciso olhar para diferenciações, ferramentas, tecnologias, jornada, experiência e, claro, para as vendas e as tendências do setor.
As tendências para o setor de vendas estão em uma constante evolução, e por isso, é preciso se manter atualizado para que sua empresa consiga se destacar no mercado e oferecer uma experiência única para os clientes.
A XGEN tem mais de 20 anos de experiência de mercado, e junto com seus clientes e parceiros, trabalha para construir uma plataforma de comunicação digital que contemple a fácil customização de estratégicas de conversational commerce, aliadas à força do CRM conversacional, Inteligência Artificial e da Gestão de Conhecimento.
Como seu negócio tem olhado para as vendas e tendências para 2023? Não fique para trás, aumente suas vendas implementando as tecnologias do agora e do futuro, fale conosco.