Por acaso você têm prestado atenção no Telegram ou já considerou utilizar dessa plataforma na sua estratégia de vendas e atendimento?
Como você deve saber, o Telegram é um aplicativo de mensagens que vem ganhando cada vez mais popularidade, e conta com recursos diferenciados que ajudam aqueles que querem vender cada vez mais. Com mais de 500 milhões de usuários ativos em todo o mundo, ele se tornou uma plataforma valiosa para empresas e negócios.
Mas para você ter sucesso nas suas vendas e gerar mais leads, é primeiro preciso entender como atender seus clientes pelo Telegram. Afinal, ele proporciona de forma gratuita e integral, recursos e funcionalidades que podem ajudar as empresas a tornar a experiência do cliente única e acolhedora.
Então, por que não considerar aderir um atendimento automatizado em uma estratégia de vendas por este aplicativo? Com o uso do chatbot, por exemplo, ele será um aliado na hora de fechar uma venda por este canal digital tornando a jornada do cliente personalizada e rápida.
Quer saber como ele pode alavancar seu atendimento e vendas? Continue lendo!
Como funciona o Telegram?
Como mencionado anteriormente, o Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas, que funciona de forma similar ao WhatsApp, mas que conquistou o mercado de redes sociais por ter algumas diferenças.
Por exemplo, ele permite que o usuário envie mensagens de texto, áudio, vídeo, fotos e documentos para outras pessoas que também têm o Telegram.
Entretanto, ele também oferece recursos extras atrativos, como chats em grupo com até 200.000 membros, canais de transmissão para compartilhar informações com muitas pessoas e a possibilidade de enviar arquivos grandes.
E mais, o Telegram é conhecido por ter uma segurança forte, com criptografia para proteger suas mensagens e manter a privacidade. Sendo assim, ele não coleta nenhum tipo de informação do usuário.
Existem alguns recursos do Telegram que se destacam, como:
- Chat secreto: este recurso impede que os usuários encaminhem mensagens ou façam a captura da tela;
- Maior limite de envio de arquivos: nesta plataforma será possível enviar arquivos de até 2 GB;
- Grupos com maior número de membros: a quantidade de usuários que você pode colocar dentro dos grupos do Telegram é de aproximadamente 200 mil pessoas;
Agora que você sabe mais sobre o Telegram, esta é a hora de você entender como atender seus clientes neste canal de forma efetiva e com qualidade. É aqui onde o Chatbot irá ser trunfo e irá ajudar a aumentar suas vendas.
O que é Chabot?
Antes de falarmos sobre como utilizar do chatbot na sua estratégia de atendimento no Telegram, vamos falar um pouco sobre o que ele é de fato.
Uma das principais explicações para chatbot é que este é um software capaz de responder perguntas e respostas pré-programadas em seu sistema. Esses podem ser baseados em regras, ou seja, são feitos por pré-definições ou através do poder da inteligência artificial.
Os de inteligência artificial, tão importantes nos dias de hoje, são os robôs mais sofisticados e capazes de identificar linguagem, intenção, humor, sentimentos positivos ou negativos e deixam a conversa mais humanizada e próximo ao real.
Aqui, é possível ignorar erros de digitação e prever situações, fazendo com que as respostas oferecidas sejam coerentes com a necessidade do usuário. Mais do que isso, a cada interação os bots são alimentados, deixando-os cada vez mais assertivos para as comunicações.
Em poucas palavras, o chatbot é basicamente um robô que atenderá seu cliente e irá ajudá-lo a solucionar problemas, tirar dúvidas, ajudar a realizar compras ou realizar qualquer objetivo determinado por seu negócio, tudo isso de forma rápida e assertiva.
5 Vantagens do atendimento Chatbot no Telegram
Depois de falarmos um pouco sobre os princípios do Telegram e o que é Chabot, está na hora de falarmos um pouco das vantagens que este software pode trazer para o seu atendimento ao cliente neste aplicativo. Veja abaixo:
1. Capacidade de atendimento 24 horas
Essa talvez seja uma das maiores vantagens de utilizar chatbots, afinal é a possibilidade de oferecer atendimento ao cliente independentemente do dia ou hora. Ou seja, quando o usuário for contatar sua empresa via Telegram, ele poderá ser atendido em qualquer horário quase que imediatamente.
Ele oferece a opção de inserir textos prontos para respostas rápidas sobre dúvidas ou produtos, garantindo que o consumidor interaja e até compre da empresa.
2. Automatiza respostas e envios de ofertas
O seu cliente terá mais liberdade para tirar dúvidas, conferir rastreio de pedidos, faturas, boletos, ter acesso a catálogos e cardápios, trocar ou devolver compras, consultar produtos, preços e muito mais.
E com as integrações certas, seu Bot na DM vai otimizar comandos, esclarecer dúvidas frequentes e diminuir sua carga de atendimento ativo.
3. Possibilidade de acelerar as vendas
Como consequência de um atendimento rápido e eficiente, os clientes passam a se sentir importantes para a empresa e enxergar o valor de um atendimento eficiente. Isso gera um fluxo contínuo de melhora tanto nas vendas quando no atendimento.
Assim, a empresa pode vir a gerar maior capacidade de vendas e consequentemente atrair novos consumidores, construindo uma reputação sólida em relacionamento com os clientes.
4. Divulgação de novidades da empresa e notificações
Um dos benefícios do avanço tecnológico é mapear os interesses dos seus possíveis clientes, e com o chatbot não será nada diferente.
Com esse robô, a empresa pode programar divulgações de conteúdos específicos para cada tipo usuário com base em suas interações e interesses que ele apresentou durante a conversa com o Bot.
5. Continuidade na conversa
Há situações que podem acontecer do bot não conseguir responder a dúvida do seu cliente ou não conseguir realizar uma venda. Mas fique tranquilo que isso é fácil de se solucionar.
Você pode inserir comandos que possibilitem direcionar a conversa para um especialista e pode continuar o papo em um chat humano. Fácil né?
Melhor ferramenta de chatbot para Telegram é da Xgen!
Agora você sabe os principais pontos da utilização do chatbot no Telegram e os benefícios que ele trará no seu negócio. As estratégias apresentadas até aqui são muito valiosas para alavancar suas vendas e conquistar ainda mais leads.
Com a utilização de um atendimento automatizado e personalizado, você terá agilidade, trará uma melhor experiência do consumidor e, consequentemente, um maior número de conversões e de fidelização.
Ter um chatbot no Telegram de qualidade é indispensável e contar com uma plataforma que vai integrar o aplicativo com outros canais e permite a automatização de forma mais robusta é a escolha ideal.
E muito mais! Com o Chatbot XGEN você poderá gerar dados e métricas para alavancar ainda mais a sua estratégia. E tudo isso é extremamente personalizável de acordo com a sua atuação, público e contexto da sua empresa virtual.
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