O WhatsApp é um canal que se destaca não somente na troca de mensagens entre amigos, mas também com as diversas possibilidades de vendas e atendimento ao cliente e ter o whatsApp banido – por qualquer que seja o motivo – pode dar grande prejuízo para os negócios.
Ter um perfil no WhatsApp Business e utilizar esse canal de comunicação tem sido cada vez mais comum no mercado dos negócios, afinal, esse é um aplicativo que está – literalmente – na mão dos brasileiros e conta com diversas funções que facilitam a interação.
Porém, nem todas as empresas seguem as regras do aplicativo e podem se deparar com o WhastApp banido. Para que isso não seja um problema em seu cenário, separamos tópicos para que você saiba o porquê adicionar o WhatsApp Business em sua estratégia e como prevenir de banimentos e violações. Acompanhe!
O que é WhatsApp Business e porque usar em sua empresa?
O WhatsApp Business é um aplicativo que foi desenvolvido para atender às necessidades das empresas. Se antes o aplicativo permitia apenas a troca entre pessoas físicas, com a necessidade de interação ele passa a criar alternativas para que as marcas estejam mais próximas às pessoas e se tornem contatos em suas agendas.
Levando isso em consideração, o aplicativo oferece duas soluções: o WhatsApp Business e API do WhatsApp Business.
O primeiro a ser lançado foi o WhatsApp Business, que tem como objetivo auxiliar na demanda de atendimento e dar mais controle na jornada de conversação, dando a possibilidade de que as marcas criem perfis comerciais com suas informações para contato, vitrine virtual, horários de atendimento e até mensagens automáticas.
Mesmo com tantos recursos o WhatsApp Business ainda não atendia as demandas de médias e grandes empresas, que possuem um volume maior de mensagens. E por isso, foi lançado o API do WhatsApp Business.
O WhatsApp Business API é uma versão do aplicativo que propõe maior otimização de processos e atendimentos, por ter maior um maior volume dos mesmos. Mas você sabe o que é a interface API?
API é a sigla de Application Program Interface, que traduzindo fica Interfaces de Programas Aplicativos. Ela possibilita com que diferentes ferramentas tenham contato entre si, podendo facilitar o atendimento a partir da sincronização de um sistema de gestão do mesmo.
Assim, o API do WhatsApp oferece para a empresa uma possibilidade de automação, podendo até mesmo implementar chatbots, que agilizariam o atendimento e aumentariam sua eficácia e a satisfação do cliente.
O WhatsApp dá diversas funções para que as empresas falem com clientes e se aproximem deles, porém, isso é feito com regras, afinal, a experiência do usuário da plataforma é o grande foco do negócio. Justamente por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que sua conta seja segura e não corra risco de banimento.
O que significa ter o WhatsApp banido?
Ter seu WhatsApp banido significa que sua conta foi suspensa e você não poderá usá-la, podendo ser por tempo determinado ou efetivo.
Isso ocorre ao não seguir os termos de serviços e políticas de privacidade, que são normas de convivência para que tanto sua empresa, quanto o cliente, estejam seguros e dentro da lei ao trocarem mensagens e valores.
Por ser um aplicativo que poderá alavancar seu negócio é preciso seguir as regras à risca e, por isso, separamos 5 dicas para evitar o banimento do seu WhatsApp Business.
5 dicas para não ter o WhatsApp banido
Como você viu, seguir os termos de uso do aplicativo é fundamental para uma estratégia de atendimento ao cliente pelo WhatsApp empresarial e pequenas boas práticas é fundamental para que você não tenha problemas com sua conta nesse tão importante canal.
1. Utilize o aplicativo oficial do WhatsApp Business
É muito fácil achar aplicativos que imitam a tecnologia do WhatsApp na internet, mas, eles não são seguros e podem prejudicar sua empresa e seu planejamento.
É primordial para uma estratégia bem estruturada que você utilize o aplicativo oficial, afinal, a segurança de seus dados e dos cliente não poderão ser garantidos se você não estiver no aplicativo oficial da empresa.
Os termos de uso existem para garantir a segurança de ambas as partes e o primeiro passo é estar em plataformas seguras e oficiais.
2. Conheça a política de privacidade do aplicativo
Como falamos no tópico anterior, as políticas de privacidade e termos de serviço existem para proteger você e seu cliente, então, ao baixar o aplicativo do WhatsApp Business, não passe despercebido por eles, leia e veja até onde vão seus direitos e quais atitudes é preciso evitar.
Conhecendo essas regras, mais fácil será para que a sua empresa entre para a plataforma dentro das regras propostas, podendo usá-la como uma ferramenta de atendimento e vendas.
3. Avalie se sua mensagem irá ser bem recebida
Ao planejar entrar em contato com seus clientes, a mensagem a ser enviada deve passar por uma triagem e avaliação. Portanto, se pergunte: se eu estivesse no lugar do meu cliente, eu gostaria de receber essa mensagem?
Confira se não há uma linguagem inapropriada ou com dupla interpretação, pois caso tenha, você poderá correr o risco de o cliente interpretar mal e bloquear sua conta.
De início, um cliente te bloquear não terá muito peso, mas se a linguagem não for melhorada e essa situação voltar a acontecer, muitos bloqueios podem gerar um banimento.
Isso porque, o aplicativo entenderá que suas mensagens têm incomodado seus clientes ao invés de ajudá-los. Então, é fundamental prestar atenção nos mínimos detalhes de suas mensagens para que a sua estratégia de vendas pelo WhatsApp Business consolide em seu negócio.
4. Identifique-se para o cliente
Como você viu no tópico anterior, ser bloqueado muitas vezes contribuiria para sua conta ser banida, portanto, outra atitude que você deve tomar para impedir tal punição é se identificar para seu cliente e garantir que ele saiba com quem ele está falando.
Uma vez que, se ele não souber quem está enviando mensagens para o celular dele, sua mensagem poderá chegar sem contexto e ser mal interpretada. Diante disso, vale relembrá-lo com quem ele está falando e de onde você fala, para que esse problema não aconteça.
Essa dica também é importante pois, ao enviar muitas mensagens a um contato que não possui seu número salvo, o WhatsApp pode interpretar como uma atitude suspeita, então, até sem um bloqueio é um risco não se identificar para seu cliente.
5. Evite alto volume de mensagens
O envio de mensagens massivas também pode ser considerado incomodo pelo aplicativo e pode fazer com que seu whatsapp seja banido. Uma dica para evitar esse alto volume é trocar várias mensagens por uma que contenha todo o conteúdo que você quer passar a seu cliente, ou seja:
Troque o:
“Oi
Tudo bem?
Meu nome é X
Da empresa Y
Como posso te ajudar?”
Por:
“Oi, tudo bem? Meu nome é X e eu sou atendente na empresa Y, como posso te ajudar?”
Assim, você terá em uma única mensagem tudo o que deseja falar e evitará estar em posição de incomodo para seu cliente.
O que fazer em caso de banimento?
Se você foi banido do WhatsApp Business, não se desespere, há algumas maneiras de recorrer para que sua conta volte a funcionamento.
Primeiramente você deve entender o tipo de banimento: se foi um banimento temporário, efetivo de uma violação que você não cometeu ou violação que cometeu. Ao saber disso há uma saída para cada tipo de banimento, veja a seguir:
Banimento temporário
O banimento temporário de conta significa que muito provável você não está utilizando o aplicativo do WhatsApp Business oficial, e como foi dito, esse é um passo primordial para a estratégia, afinal, estar em um software oficial garante a segurança da sua empresa e dos dados de seu cliente.
Para resolvê-lo você precisa trocar sua conta para o aplicativo oficial.
Banimento efetivo
Ao ver que sua conta foi banida permanentemente você deve checar o motivo e se questionar se ele se enquadra nas ações tomadas por sua empresa.
Há formas diferentes de resolver as duas situações, mas ambas serão em comunicação com o suporte do aplicativo – pelo e-mail support@whatsapp.com – que irá rever o caso e tomar uma decisão sobre.
Banimento por causa injusta
Todas as empresas e softwares estão à mercê de erros, caso você tenha sido banido por algo que tem certeza de que não cometeu é bem fácil de resolver.
Você deverá enviar um e-mail para o suporte do aplicativo para que eles revejam o caso, se você tiver uma prova de que não cometeu nenhum delito é imprescindível que você anexe no e-mail. A partir disso em 1 ou 2 dias o suporte analisará e te enviará uma resposta da decisão da empresa.
Banimento por causa justa
Se você recebeu a mensagem de banimento e sabe que sua empresa cometeu uma violação dos termos de serviço e, por isso, foi banida do aplicativo, você deverá mandar um e-mail se desculpando pelo delito e acrescentando que essa ação não voltará a acontecer.
Então eles avaliarão seu pedido e você receberá uma resposta, caso seja aprovado e sua empresa possa voltar a utilizar o WhatsApp Business, lembre-se do que falou no e-mail, e não volte a fazer o mesmo.
Tenha atenção pois o WhatsApp não possui número de telefone para contato, portanto se vir algum número por ai tentando entrar em contato com você, saiba que é fake.
Respeitar os termos de uso e políticas de privacidade é o ponto crucial para que sua empresa possa utilizar o WhatsApp sem riscos de banimento, que podem levar prejuízos ao seu negócio.
Imagine ter seu número banido e ficar dias sem poder falar com seus clientes por esse canal? Certamente nem todos saberão que seu canal está temporariamente indisponível e diversas vendas ou atendimento podem ser perdidos, gerando insatisfações na experiência do seu cliente com seu negócio.
Ter o WhatsApp como canal é muito importante para os negócios e seguir as regras para não ter o WhatsApp banido é mais importante ainda! O quanto você já utiliza dessa estratégia em seu cenário? Saiba mais sobre as possibilidades do canal e amplie seu leque de abordagens com o cliente!